Duelos improváveis - Guiomar vs Oriana

em 15/10/18


Hoje trago-vos um duelo muito improvável mas que me aquece o coração! Oriana & Guiomar estavam na minha lista de possíveis nomes para uma filha mas o meu querido marido riscou-os sem dó nem piedade. Apesar disso, continuam no topo das minhas preferências e fico mesmo muito contente sempre que alguém os menciona. 
Se não tivesse dados concretos a mostrar-me que isso não é verdade, acho que acabaria por assumir que Guiomar era mais popular do que Oriana e já vos explico porquê. Sei que não é uma opinião consensual mas, para mim, é um nome normalíssimo e, para ser sincera, até acho que se aproxima muito de Leonor, um dos favoritos dos últimos anos em Portugal. Já Oriana, remete-me para a minha infância, para os momentos que passei agarrada aos livros e sempre que o ouço, crio uma imagem mental muito bonita, graças ao livro "A Fada Oriana". Acredito que seja mais ou menos a referência que todos temos e, por isso, pensei que o nome estivesse demasiado colado à categoria de nomes de personagens. Apesar de não ser algo muito comum, talvez Oriana até tenha beneficiado da popularidade de Ariana... Em 2004, Oriana foi o nome escolhido para 27 meninas enquanto que o melhor resultado de Guiomar desde 1990 foi em 2016, quando chegou aos 11 registos. Em 2017, Oriana chegou aos 15 registos, enquanto que Guiomar apenas foi escolhido para três bebés. 
O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? 

Resultado da sondagem


18 comentários:

  1. Oriana, sem dúvida! O meu segundo nome favorito, só ultrapassado por Aurora :)

    ResponderEliminar
  2. Andei na escola com uma Oriana, parecia-me um nome comum. Agora faz-me lembrar das bolachas Oreo, não sou grande fã.

    Já Guiomar é dos meus nomes favoritos, simplesmente adoro! Tenho pena que não seja mais popular.

    ResponderEliminar
  3. Filipa, obrigada por este texto! Estou grávida e Guiomar está na minha lista mas ninguém gosta e dizem coisas bruscas! Fico feliz por encontrar alguém que o acha normal! Parabéns pelo blog que é um espectáculo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guiomar, que é o nome da minha futura filha!

      Beijinhos
      Lisete das Neves


      P.S,
      Não desista, pois o nome é lindíssimo.

      Felicidades e muitos parabéns!

      Eliminar
    2. A minha cabeça anda tão na lua que confundi tudo.

      Concha será o nome da minha futura filha e o meu voto vai para Guiomar.

      Acho que Oriana, Concha e Guiomar estão perfeitamente incluídos numa lista de nomes que gosto e que são muito bonitos, mas muito pouco populares.

      Peço desculpa
      Lisete das Neves

      Eliminar
    3. Lisete, tenho ideia de nos ter contado que já era mãe de uma pequenita chamada Concha e que agora vinha aí o Romeu! :)

      Eliminar
    4. Exatamente Filipa.

      Eu confundi tudo já para não falar que sou uma cabeça no ar.

      Então vou recapitular tudo porque eu própria não entendi aquilo que escrevi.
      Ontem, vi cá e escrevi outro comentário já era tarde e ainda me baralhei mais.

      Então, sim a minha filha Concha e toda a família já conheceram o Romeu que nasceu em setembro!

      Guiomar é o meu voto.

      Peço imensas desculpas, mas quem é mãe sabe que depois de um parto as coisas mudam um bocadinho.

      Um beijinho
      Mais uma vez peço desculpa e Filipa obrigada por se ter lembrado!

      Lisete das Neves

      Eliminar
  4. Não foi muito díficil de escolher. Gosto mais de Ariana do que Oriana e mesmo assim Ariana não entra bem na minha lista de preferências. Já Guiomar é um nome que apesar de "raro" me soa muito familiar e do qual gosto.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.

    Sem dúvida Guiomar!

    Um beijinho
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  6. Olá.

    Acho que Guiomar já merecia um post ou duelo à algum tempo! Cá está ele e está fantástico, parabéns Filipa💙

    A escolha é muito simples, Guiomar!
    Eu vou ser mamã de uma Guiomar em breve!!


    Um beijinho
    Raquel Faria

    ResponderEliminar
  7. Gosto dos dois, mas acho que prefiro Oriana.

    ResponderEliminar
  8. Guiomar faz mais o meu estilo, gosto :) Voto em Guiomar.

    De Oriana não gosto, mas fico feliz se alguém o escolher para uma bebé - acho uma escolha fresca e original! :)

    ResponderEliminar
  9. Votei Guiomar.

    Beijinhos
    Mónica Seixas

    ResponderEliminar
  10. Votei em Guiomar!

    Beijinhos a todas
    Sara Gama

    ResponderEliminar
  11. Votei no nome Guiomar! Adorava conhecer uma pessoalmente assim como Oriana.

    Beijinhos, Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  12. Guiomar!!


    Um beijinho,
    Sofia Gonçalves

    ResponderEliminar
  13. Não gosto muito de nenhum dos dois, mas aprecio Guiomar por causa da consagrada pianista brasileira Guiomar Novaes.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)