Duelo de nomes - César vs Óscar

em 31/08/18


No final de 2017, quando comecei a planear as publicações para o ano que se ia iniciar, decidi que dedicaria especial atenção aos nomes simples. À primeira vista, esta adjectivação pode parecer um tratamento de desprestígio, mas está muito longe disso, e o que esta simplicidade espelha é apenas a vontade expressa por muitos pais de evitar os nomes aristocráticos e os nomes modernos. Estes são nomes que não escutamos habitualmente em crianças, que não são do tipo que recebe automaticamente elogios. E sabemos que isso semeia a dúvida e a insegurança sobre a sua usabilidade, porque por mais que não queiramos admitir, a opinião dos outros conta. 
Hoje trago-vos mais dois destes nomes simples e que, na minha opinião, são perfeitamente usáveis. César & Óscar são nomes com bastante tradição em Portugal e que se encontram com facilidade noutros pontos do globo. César é nome de imperador, Óscar é nome de poeta. O que pensam destes nomes e qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Atualização - resultado da sondagem



30 comentários:

  1. Para muitos Óscar é nome de animal, nunca me veio à cabeça tal coisa sobre qualquer nome.

    Tanto conheço homens chamados Óscar como animais.

    César, começo também um ou outro senhor!

    Mas voto Óscar, há algo no nome que me faz gostar dele.

    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este foi precisamente o nosso critério de escolha dos nomes dos nossos filhos, essencialmente dos dois mais novos!

    Embirro um bocadinho com César, sem nenhum motivo especial. Voto em Óscar, que é engraçado, simples e internacional.

    ResponderEliminar
  3. Conheço um César da minha idade e acho o nome completamente usável hoje em dia, especialmente para quem quer um nome "tradicional" mas que não seja popular.
    Óscar era o nome do meu avô pelo que tem um lugar muito especial no meu coração. Tive de votar Óscar.

    ResponderEliminar
  4. Adoro o nome Óscar, mas vem-me sempre à cabeça a ideia de um cão. É o único contra deste nome tão bonito. Como não conheço nenhum Óscar, a ideia mantém-se. No entanto, tendo em conta que há um príncipe Oscar, talvez me habitue e deixe de associar o nome a nome de cães.

    César... não gosto do nome. Talvez pela associação aos imperadores. Mas a sonoridade também não me agrada. Não é um nome feio, mas acho Óscar mais bonito e mais "usável".

    Entre os dois, prefiro o nome Óscar mas não daria este nome a um filho, pessoalmente.

    Um pouco dentro deste género, prefiro Félix.

    ResponderEliminar
  5. Escolho César!

    Beijinhos
    Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde.

    A minha opinião vai de encontro à opinião deixada pela Mariana Fonseca e o meu voto é para Óscar!

    Beijinhos
    Inês Gonçalves

    ResponderEliminar
  7. Tinha um bisavó paterno de nome César.

    Já sabem a escolha, César!!!

    Um beijinho,
    Matilde Rocha

    ResponderEliminar
  8. Gosto imenso de César, é simples, curto, usável e tem uma sonoridade interessante. De Óscar não gosto nem um bocadinho.

    ResponderEliminar
  9. O meu voto vai para Óscar!

    Nome do meu pai!

    Um beijinho,
    Joana Paiva

    ResponderEliminar
  10. Acho que vai ser renhido!

    Óscar!!!!

    Um beijinho,
    Rita Sá

    ResponderEliminar
  11. Voto em Óscar, que é o meu nome. É um nome lindo, significa amigo dos cervos. Eu adoro natureza e animais, portanto acho que os meus pais fizeram uma escolha fenomenal.

    ResponderEliminar
  12. O meu voto foi para Óscar!

    Beijinhos,
    Andreia Vaz

    ResponderEliminar
  13. Eu discordo da Filipa, pelo menos no meu caso. Se eu gostar muito de um nome, uso-o apesar dos comentários negativos que as pessoas possam fazer. Um exemplo disso é o meu nome preferido Audrey. Já perdi as contas da quantidade de vezes que me questionaram por querer usar um nome estrangeiro em Portugal... A resposta é simples, porque gosto. A escolha do nome dos meus filhos futuros diz-me respeito a mim e à pessoa com quem os vou ter, é muito improvável que opinião dos outros me faça desistir de usar os meus nomes preferidos. Mas as críticas podem vir, que eu sei lidar com elas, até posso brincar com elas un pouquinho...
    "Um nome tão esquisito? E se a criança não gostar?"
    "Ora, eu tenho um nome bastante popular e não gosto dele... Isso está fora do meu controlo."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço uma Audrey que tem como apelido um nome masculino extremamente português e ela adora o primeiro nome dela.

      Eliminar
    2. Claro que era uma generalização e dou-lhe os parabéns pela postura mas, infelizmente, é algo com que sou confrontada diariamente. Pessoas que gostam de nomes menos comuns e que não os escolhem porque há alguém na família próxima que acha mal! :(

      Eliminar
  14. Boa tarde,

    Votei em Óscar.

    Beijinhos, Sofia Gonçalves

    ResponderEliminar
  15. Olá!

    Já tive um cão Óscar e um César =)
    Mas acho são dois nomes super aceites para pessoas apesar da vertente animal.
    Muito bonitos, curtos e elegantes.
    Mas prefiro Óscar :)

    Beijinhos,
    Lisete das Neves

    ResponderEliminar
  16. César!


    Um beijinho
    Adriana Melo

    ResponderEliminar
  17. César, leva para mim a melhor neste duelo 😉🤗

    Um beijinho grande,
    Sofia Menezes

    ResponderEliminar
  18. Olá a todas.

    Não vinha cá à bastante tempo, também com as férias foi mais complicado!
    Chegar e ter logo um duelo masculino é brilhante!

    E voto em Óscar, acho tão bonito, mas não seria opção para um nome de um filhote meu !!


    Beijinhos,
    Fabiana

    ResponderEliminar
  19. Olá a todas.

    Votei Óscar.

    Beijinhos
    Gabriela Mendes

    ResponderEliminar
  20. Olá a todas, votei em Óscar. Mas admito que não foi fácil ;)

    Um beijinho e boa noite
    Marisa Paixão

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde,
    Tive que escolher Óscar porque acho que César não me enche as medidas =)

    Um beijinho a todas
    Sara Gama

    ResponderEliminar
  22. O meu voto foi para o nome César.


    Beijinhos e bom domingo
    Raquel Faria

    ResponderEliminar
  23. CÉSAR!

    Um beijinho grande,
    Elisa Monteiro

    ResponderEliminar
  24. Boa noite.

    Também pensei que seria um duelo mais renhido, mas neste momento César vai à frente com uma vantagem enorme.

    Mesmo assim votei Óscar não me identifico com César.

    Um beijinho,
    Sonia

    ResponderEliminar
  25. Bom dia, a minha escolha foi para Óscar.


    Um beijinho,
    Carla Dias

    ResponderEliminar
  26. Bom dia!

    Escolhi Óscar, mas também não foi fácil.
    Parabéns Filipa, sempre com duelos pensadores, interessantes e com nomes desafiantes.

    Um beijinho,
    Cristiana Leal

    ResponderEliminar
  27. Bom dia!

    Votei César.

    Um abraço e boa semana😘
    Mónica Seixas

    ResponderEliminar
  28. Óscar é um dos meus nomes masculinos de eleição.

    Essa associação a animais de estimação é muito curiosa: por acaso uma amiga minha tinha um gato bastante simpático chamado Óscar. Eu sou uma total "cat person" e escolho sempre nomes históricos para os meus companheiros. Agora tenho dois gatinhos pretos chamados Siza (do Siza Vieira) e Amadeo (do Amadeo de Souza Cardoso). Já tive um Vicente, um Marquês, uma Amália, uma Maria Antonieta, um Saramago, etc.

    Relativamente a César, não consigo gostar.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)