Continuamos a explorar a nova lista de nomes aprovados para registo em Portugal e, desta feita, debruçamo-nos sobre mais uma novidade - os nomes hifenizados. Por cá, é algo pouco habitual mas que se vai vendo em alguns apelidos. No entanto, é uma prática comum na Inglaterra, sobretudo recorrendo a segundos nomes como Rose, Mae/May ou Grace, no caso das meninas, e a Lee e James, tratando-se de meninos [já não surpreende que apenas Mae não esteja na lista de aprovados, pois não?]. Pois então, olhando para a nova lista, é possível encontrar vários nomes hifenizados, dos quais opto por salientar os seguintes, mais como exemplo, do que propriamente como sugestão:
- Maria-Luís
- Maria-Luiza
- Maria-Valentina
- Levi-Jordan
- Ruby-Rose
- Zara-Bella
- Léo-Paul
- Raphaël-Louis
O que é que vocês acham desta prática? Ana-Filipa tem um certo charme 😂! Acham que poderá ser usada com sucesso, quando aplicada a bebés portugueses? Com que nomes compostos acham que funcionaria? Que tal Maria-Ana? Deixo-vos um post do fantástico British Baby Names, para servir de inspiração!
Isto fez-me lembrar uma colega de escola cujo apelido português era escrito com um"y" em vez de um "i" e cada vez que ela se apresentava a alguém dizia: o meu nome é Maria Teresa Maya com y. Não era este o nome real mas enfim só para dizer que me lembrei logo de alguém se apresentar e dizer: o meu nome é Maria-Luís com hífen.😉😉😉
ResponderEliminarAcho, no mínimo, estúpido.
ResponderEliminarPara mim, este caso específico não se justifica por uma razão muito simples: a nossa cultura já prevê aquilo que o hífen sugere noutras, isto é, que os nomes próprios são para ser usados em conjunto. Pot alguma razão lhes chamamos compostos...
ResponderEliminarA respeito desta nova lista de nomes, ainda não me tinha pronunciado aqui no blog porque queria pesar os prós e contras. No geral, aplaudo o regresso das grafias arcaicas mas temo pelo registo de nomes que contêm, à luz da lei portuguesa, erros ortográficos - como, por exemplo, a remoção dos acentos, que fazem com que o nome deva ser lido de forma diferente (ex.: LÍ-dia vs Li-DIa).
Acho péssimo. De mal gosto mesmo.
ResponderEliminar