Sancha

em 26/12/16


A próxima novela da TVI, Ouro Verde, começará em meados de Janeiro. O assunto não seria notícia aqui no blog mas, dado o sucesso que o nome Luena alcançou, devido à personagem da atriz Rita Pereira na novela A única mulher, achei que valia a pena olhar para os nomes da história que aí vem. Pelo que foi divulgado, as personagens têm quase todas nomes bastante comuns, mas haverá uma menina chamada Sol e uma jovem chamada Sancha [já ouviram falar de Sância?]. Sempre achei que Sol era um nome com potencial mas, quer seja por desconhecimento sobre a possibilidade de registo, quer seja por se tratar de um nome literal e demasiado informal, quer seja porque o acham feio, a verdade é que não tem cativado os portugueses. 
Quanto ao medieval Sancha, é um dos meus queridinhos, tem feito parte das minhas listas anuais de sugestões e das listas de nomes preferidos, mas sei bem que é um mal-amado e, para que não restem dúvidas, nem sequer foi registado em 2015. Mas eu, que sou uma pessoa muito esperançosa, acho que o cenário pode mudar um bocadinho agora em 2017. Antes de mais, a atriz Júlia Van Zeller Palha, que dará vida a Sancha, tem muita pinta, como podem comprovar no seu Instagram. Não sendo algo muito relevante para o caso, acho que ajuda à nossa percepção o facto de haver uma miúda bonita nos nossos ecrãs com um nome tão diferente. Infelizmente, pelo que li, a personagem não parece ser lá muito encantadora. Mas vamos ao que realmente importa: depois de termos resgatado Caetana Pilar, e já que teimamos em despediçar Sancho [o único nome de um rei de Portugal que caiu completamente em desuso], acho que é o momento certo para pensarmos em Sancha, que poderia fazer de Par Perfeito com Carlota & Afonso, por exemplo! 

10 comentários:

  1. Uma das minhas gatas é Minerva Sancha, simplesmente adoro o nome :)

    ResponderEliminar
  2. Se fosse mãe de menina ficaria em dúvida em Pilar ou Aurora amoooooo os dois.......

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está um nome que já admiro à algum tempo. Gosto da sonoridade, já na versão masculino não me agrada tanto.
    Francamente era bem capaz de o utilizar numa filha, mas como nome composto. Nunca tive conhecimento de alguém este nome, mas é bem capaz de, lentamente, começar a ser utilizado.

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de Sancha! Sancho, nem tanto... (Sem explicação) E espero mesmo que 2017 seja o ano de prestar mais atenção a Sancha uma vez que acho que tem um espirito e estilo muito português, mediaval e moderno ao mesmo tempo.
    A única Sancha de que alguma vez ouvi falar (em tempos recentes, obviamente) foi a filha do ator Virgilio Castelo que tem outra filha chamada, Violeta. (Nome que também poderia crescer em popularidade não tivesse aquela série infantil a ser transmitida)

    ResponderEliminar
  5. Se Caetana era um nome que de início me trazia estranheza, agora já me habituei a ele. Talvez o mesmo acontecesse com Sancha caso se fosse tornando mais popular. Pessoalmente não é dos meus favoritos, mas não me soa mal.

    Já agora, descobri que tinha uma tia-avó chamada Solidade ou Soledade (nem sei como se escreve, mas a minha avó pronunciou Solidade quando me disse). Nunca tinha ouvido tal nome! Não é muito comum, certo?!

    ResponderEliminar
  6. Amei esse nome! Nunca antes havia o ouvido. Sancha Rosalia, acha que fica muito estranho?

    ResponderEliminar
  7. Hmmmm... Para já, nem nos meus dias mais ousados, mas no futuro... quem sabe? Até há alguns anos não me imaginava a gostar tanto de Lopo, por exemplo... Já Sância enche-me as medidas =) Talvez a novela venha ajudar a "normalizar" ambos os nomes?

    ResponderEliminar
  8. Sancha não, por favor.

    (assim, puro e duro :P Pior só Urraca ahaha)

    ResponderEliminar
  9. Eu sou a mãe da única Sancha registada em Portugal em 2016! 😄

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)