A próxima novela da TVI, Ouro Verde, começará em meados de Janeiro. O assunto não seria notícia aqui no blog mas, dado o sucesso que o nome Luena alcançou, devido à personagem da atriz Rita Pereira na novela A única mulher, achei que valia a pena olhar para os nomes da história que aí vem. Pelo que foi divulgado, as personagens têm quase todas nomes bastante comuns, mas haverá uma menina chamada Sol e uma jovem chamada Sancha [já ouviram falar de Sância?]. Sempre achei que Sol era um nome com potencial mas, quer seja por desconhecimento sobre a possibilidade de registo, quer seja por se tratar de um nome literal e demasiado informal, quer seja porque o acham feio, a verdade é que não tem cativado os portugueses.
Quanto ao medieval Sancha, é um dos meus queridinhos, tem feito parte das minhas listas anuais de sugestões e das listas de nomes preferidos, mas sei bem que é um mal-amado e, para que não restem dúvidas, nem sequer foi registado em 2015. Mas eu, que sou uma pessoa muito esperançosa, acho que o cenário pode mudar um bocadinho agora em 2017. Antes de mais, a atriz Júlia Van Zeller Palha, que dará vida a Sancha, tem muita pinta, como podem comprovar no seu Instagram. Não sendo algo muito relevante para o caso, acho que ajuda à nossa percepção o facto de haver uma miúda bonita nos nossos ecrãs com um nome tão diferente. Infelizmente, pelo que li, a personagem não parece ser lá muito encantadora. Mas vamos ao que realmente importa: depois de termos resgatado Caetana & Pilar, e já que teimamos em despediçar Sancho [o único nome de um rei de Portugal que caiu completamente em desuso], acho que é o momento certo para pensarmos em Sancha, que poderia fazer de Par Perfeito com Carlota & Afonso, por exemplo!
Uma das minhas gatas é Minerva Sancha, simplesmente adoro o nome :)
ResponderEliminarSe fosse mãe de menina ficaria em dúvida em Pilar ou Aurora amoooooo os dois.......
ResponderEliminarOra aqui está um nome que já admiro à algum tempo. Gosto da sonoridade, já na versão masculino não me agrada tanto.
ResponderEliminarFrancamente era bem capaz de o utilizar numa filha, mas como nome composto. Nunca tive conhecimento de alguém este nome, mas é bem capaz de, lentamente, começar a ser utilizado.
Gosto imenso de Sancha! Sancho, nem tanto... (Sem explicação) E espero mesmo que 2017 seja o ano de prestar mais atenção a Sancha uma vez que acho que tem um espirito e estilo muito português, mediaval e moderno ao mesmo tempo.
ResponderEliminarA única Sancha de que alguma vez ouvi falar (em tempos recentes, obviamente) foi a filha do ator Virgilio Castelo que tem outra filha chamada, Violeta. (Nome que também poderia crescer em popularidade não tivesse aquela série infantil a ser transmitida)
Adoro Sancha :)
ResponderEliminarSe Caetana era um nome que de início me trazia estranheza, agora já me habituei a ele. Talvez o mesmo acontecesse com Sancha caso se fosse tornando mais popular. Pessoalmente não é dos meus favoritos, mas não me soa mal.
ResponderEliminarJá agora, descobri que tinha uma tia-avó chamada Solidade ou Soledade (nem sei como se escreve, mas a minha avó pronunciou Solidade quando me disse). Nunca tinha ouvido tal nome! Não é muito comum, certo?!
Amei esse nome! Nunca antes havia o ouvido. Sancha Rosalia, acha que fica muito estranho?
ResponderEliminarHmmmm... Para já, nem nos meus dias mais ousados, mas no futuro... quem sabe? Até há alguns anos não me imaginava a gostar tanto de Lopo, por exemplo... Já Sância enche-me as medidas =) Talvez a novela venha ajudar a "normalizar" ambos os nomes?
ResponderEliminarSancha não, por favor.
ResponderEliminar(assim, puro e duro :P Pior só Urraca ahaha)
Eu sou a mãe da única Sancha registada em Portugal em 2016! 😄
ResponderEliminar