Nos dias que correm, sabemos bem onde se centram os gostos antroponímicos dos portugueses, pelo que podemos antecipar que, no ano que está prestes a começar, os nomes presentes no top 50 de 2015 continuarão entre as escolhas mais frequentes.
Para os pais que procuram nomes menos populares, mas bonitos, adequados à geração atual, com ligação à sociedade e cultura portuguesa, estas são as minhas sugestões:
- Abel
- Artur
- Benjamim
- Bento
- Caetano
- Estêvão
- Fausto
- Frederico
- Gael
- Gaspar
- Gil
- Gusmão
- Inácio
- Jacinto
- Jaime
- Jerónimo
- Levi
- Lopo
- Marcelo
- Mário
- Martinho
- Moisés
- Murilo
- Nicolau
- Noé
- Octávio
- Óscar
- Raúl
- Romano
- Romão
- Romeu
- Rubim
- Sancho
- Sebastião
- Silvestre
- Solano
- Teodoro
- Tomé
- Tristão
- Valentim
- Viriato
Olá Filipa,
ResponderEliminarAproveito para acrescentar um que me escapou na lista para o meu filho mas que, além de ter a mesma terminação, gosto bastante e ponderaria para um segundo filho: Bartolomeu. Só me lembrei porque uma conhecida que já tem um Zacarias vai ter um segundo menino a quem chamará Bartolomeu. Adoro Bartolomeu e, de facto, vejo-o sempre muito esquecido mesmo quando se fala de nomes diferentes. Que assim seja, se algum dia viesse a ter outro menino, seria certamente um candidato.
Adoro Bartolomeu! Está no meu top 10 :)
EliminarSempre disse que se tivesse um menino seria Moisés. Claro que toda a gente se expressou contra. E como não podia faltar, lá vieram as piadinhas da bíblia. Por isso esqueci o assunto, não queria que o puto fosse gozado na escola. Mas ainda gosto do nome.
ResponderEliminarGosto de Jaime também, mas o meu pai tinha um tio com esse nome que não grande peça, por isso ficou de parte também.
Também gosto de Tomé. Aliás, conheço um menino Tomé que tem um mano chamado Tobias. Sem duvida fora do comum.
Eu conheço um menino português chamado Moisés com 15 anos. O nome sempre lhe assentou como uma luva e nunca ouvir comentários depreciativos =)
EliminarHa pouco tempo conheci um nome masculino diferente que me apaixonei á primeira vista: Zéfiro. É um daqueles nomes que cumpre com perfeição tudo que gosto: nome exotico e unico, começa com a inicial Z e tem duplo significado, pois tem raizes mitologicas (o deus do Vento) e também é um nome masculino de flor (Lírio-do-Zéfiro). Nunca conheci ninguem com esse nome no Brasil e nao sei se é permitido aí em Portugal.
ResponderEliminarO meu menino chama-se Tomé e muita gente torceu e ainda torce o nariz. Pra não falar que estão sempre a chamar - lhe Tomás.
ResponderEliminarO meu filhote, que fez este mês um aninho, também tem um nome "diferente": Serafim. É claro que houve muitos narizes torcidos, mas já se vão habituando!
ResponderEliminarQue escolha gira :)
EliminarQue listinha tão boa!
ResponderEliminarAdoro Valentim, Tomé, Artur e Caetano.
Gosto de Abel, Jaime, Romeu e Rubim.
Simpatizo com Benjamim, Estêvão, Gael, Gil, Levi, Lopo, Nicolau, Sancho, Silvestre e Teodoro.
LOPO É HORROROSO! NUNCA VI!
EliminarGosto de quase todos.
ResponderEliminarDa lista adoro Bento, Caetano, Frederico, Levi, Noé e Romeu, porém meu filho se chamará Athos, que acho diferente a ponto de muitos torcerem o nariz e é quando sei q estou no caminho certo kkk e ao mesmo tempo super forte e quase ninguém explora esse nome e eu sempre me pergunto o porque!
ResponderEliminarAbraços,
Angela QFC e Sudres
Adoro: Benjamim, Caetano, Frederico (Favorito), Romeu, Sebastião
ResponderEliminarGosto: Bento, Gaspar, Levi, Lopo, Marcelo, Moisés, Octávio (gosto mt mais de Octávia), Óscar, Raúl, Tomé e Valentim (que considero que segundo nome por excelência. Dá compostos muito giros!)
Cá em casa mora um Romeu, com 3 anos. Este sempre foi um nome muito especial para mim. Um nome forte, mas incrivelmente sensível. Não (demasiado) longo e com um significado simples, mas que nos agrada. Além disso, não requer diminutivos, logo, não é rotulado com alcunhas.
ResponderEliminarAs "piadas" sobre a Julieta são inevitáveis, mas em momento algum, sentimos arrependimento pela escolha. Além disso, não anda por cá uma Julieta, mas uma mana Margarida - um nome bem mais comum, para meu desagrado.
Valentim também é um dos meus preferidos, assim como Tomé e Sebastião.
;) daqui uma mãe também de um Romeu e também de 3 anos. Não pude deixar de me rir quando falou de não viver aí nenhuma Julieta...é que a minha filha (5 anos) é Violeta. Além de levar com a piada da Julieta ainda levo também com a de "Romeu & Violeta? Não se enganou? ahahaha". Sorri-o e sigo. Não foi propositado mas, agora que é assim, até gosto desta versão alternativa à história clássica :p
EliminarOlá Sofia. Que coincidência! Violeta foi das nossas opções para a Margarida (6 anos), aliás, sendo ela a mais velha, ainda nem tínhamos pensado no Romeu. Romeu & Violeta soa-me muito bem e realmente acaba por se aproximar muito à história. Felicidades!
Eliminar"VIOLETA" É UM NOME MUITO BONITO!ALIÁS, ACHO MUITO DESELEGANTE FAZER COMENTÁRIOS COM A PRÓPRIA MÃE SOBRE A ESCOLHA DO NOME DE SUA FILHA!QUANTO MAIS "PIADINHAS"!
EliminarE Fernão, Filipa? =D Tenho-lhe tanto carinho... E, a julgar pelos registos dos últimos anos, sou tão incompreendida... XD
ResponderEliminarDe resto, estou a ver aí os potenciais nomes dos meus hipotéticos futuros filhos: Artur, Jaime, Lopo (*skips heartbeat*), Martinho, Óscar, Raúl e Viriato...
Se tiver um filho, será Fausto :) e, se for menina, Olívia.
ResponderEliminarAcrescento Celso e Fabrício. Celso já não o oiço à muito tempo.
ResponderEliminarE Xavier? Houveram uns tempos em que não queria mais nada, se não Xavier! Aliás, continuo a gostar! ;)
ResponderEliminarDe todos Raul e Levi.....São formidáveis
ResponderEliminarAntes demais tenho uma duvida Gusmão pode ser registado como nome próprio?
ResponderEliminarAgora sobre o post tiraria Inácio,Jacinto e Jerónimo porque acho que não as "novidades" que este novo ano precisa e tiraria também Romano e Sancho porque acho que não são nomes que a sociedade esteja pronta para aceitar se é que me faço entender. Nesta lista apenas acrescentaria Caio.
Quanto ao nome que mais gostei foi Benjamim.
O meu filho tem 4 anos e chama-se Miguel Moisés, porque era para ser só Moisés como o pai queria mas na família em geral torceram um bocado o nariz, hoje arrependemo-nos de não ter ficado Moisés como primeiro nome, pois é assim que o tratam na escolinha, precisamente por ser fora do comum.
ResponderEliminaro meu irmão tem 6 meses e chama-se João Salvador. Mas só o chamam de Salvador até porque João foi o meu pai que é teimoso e tinha de ser João.
ResponderEliminar