Recordam-se da listinha de nomes mais populares em Portugal em 1920? E do post com o Ranking dos Rankings dos nomes portugueses? Se os consultarem, podem lá encontrar o nome Deolinda que apenas abandonou o top 10 de nomes femininos mais usados em Portugal na década de 60, quando deu lugar a nomes como Cristina e Anabela. Sabendo que os nomes não desaparecem por magia apenas porque nos começam a parecer demodé [ainda hoje se vão registando nomes que poderíamos imaginar extintos!], é muito provável que ainda haja um número considerável de mulheres de 40 anos chamadas Deolinda. Eu conheço uma de 30, que andava na mesma turma de Cátia, Sónia e Tânia. E fui aluna de duas Deolindas, mas essas senhoras já deverão andar perto dos 70 anos. Nos últimos cinco anos foram registadas doze Deolindas mas acho que é nome para deixar mesmo de se usar, porque se afasta demasiado dos nomes femininos mais atuais.
Voltando à lista de 1920, a verdade é que nem está nada desatualizada. Ana e Maria é o que se sabe, Teresa, Isabel e Margarida são clássicos, já lá fomos resgatar Alice; Emília também já se começa a ouvir e Rosa poderá seguir-lhe as pisadas. Sobram apenas Deolinda e Joaquina e acho que se percebe porquê...
Deolinda origina-se a partir de Teodolinda, nome germânico que significa "serpente do povo", ainda que seja possível encontrar referências a "adorada pelo povo". Anda por aqui alguma Deolinda? Conhecem alguma? E há mais alguém a sentir muito a falta de Mad Men?
Deolinda e Joaquina não gosto nada. Conheço duas Deolindas, uma na casa dos 70 e a outra na casa dos 50. Emília também não gosto muito. Adoraria que o nome Rose fosse aprovado porque me parece mais moderno que Rosa(a única Rosa que conheço tem mais de 60 anos). Tenho a certeza que teria alguns registos nem que fosse como segundo nome. Adoro Margarida e gosto bastante de Alice e Isabel.
ResponderEliminarRose com pronúncia portuguesa soa horrível
EliminarÉ um nome fácil de pronunciar em inglês, na minha opinião.
EliminarA única Deolinda que conheço é minha vizinha e mais velha do que a minha mãe, mas não por muitos anos... Creio que teremos de esperar mais uma década ou duas para assistir à ressurgência deste nome =P
ResponderEliminarNão usaria, mas acho que Deolinda ainda vai surpreender. Nem acho muito feio, até tem o seu quê de musical :) já Joaquina... que fique no baú...
ResponderEliminarDeolinda é um nome muito especial para mim por ser o nome da minha avó materna. Acho lindo, doce e melodioso.
ResponderEliminarCompreendo a sua prespetiva, mas confesso que adorava conhecer uma pequena Deolinda.
Ah! E gosto imenso do par Deolinda & Arabela :)
P.S - A sua nova foto está muito ternurenta, quando nos revela o segundo nome da pequena Frederica?
Um beijinho,
Ana Carvalho
E adoro Teresa e Emília (ambos os nomes pertencem ao meu top 10), gosto muito de Alice e de Margarida (o nome da minha mãe), os restantes citados acima não gosto nadinha.
ResponderEliminarDeolinda é um nome muito bonito, mas também acho demodé. Joaquina eu não usaria em uma filha, mas o nome da minha gatinha é Carlota Joaquina. hehehe
ResponderEliminarIsabel e Margarida acho muito bonito.
Eu sou Deolinda com muito gosto tratam-me por Linda sinto-me bem
EliminarOlha este post, Filipa: http://diasdeumaprincesa.pt/2016/09/o-nome.html
ResponderEliminarNão aceitaram o registo de Maria Luíza!
Neste caso era mais ou menos previsível! Não é o caso, porque a blogger explica que não era um caso de "vida ou morte" mas se os nomes não estão na lista, não se deve esperar pelo momento do registo porque não depende do funcionário, há todo um processo para a aprovação ou para indicar a possibilidade de uso. Se alguém estiver na mesma situação, deverá contactar o IRN antecipadamente e quanto mais cedo melhor!
EliminarEu não tinha era ideia que Luíza não estivesse na lista! Acho que com tantos nomes que já constam da mesma e que, esses sim, não parecem fazer sentido, este era perfeitamente normal.
EliminarAcho Deolinda muito feio, não gosto. Quanto ao restante top feminino de 1920 gosto de quase todos os nomes: Maria, Ana, Rosa, Emília, Joaquina, Alice, Isabel e Teresa. Os populares Maria, Ana, Alice, Isabel e Teresa não geram muitas dúvidas, mas Rosa e Emília, que ainda são pouco usados e vistos por muita gente como "nomes de velha" são, para mim, adoráveis e perfeitamente usáveis. Já Joaquina não me transmite a mesma aura moderna mas ainda assim gosto do nome, acho-o alegre e, não sei porquê, lembra-me a Primavera :) Também gosto de Jacinta e Josefina (parecidos com Joaquina), transmitem-me a mesma sensação primaveril. Outro nome caído em desuso e que eu acho adorável é Rosalina!
ResponderEliminarNão tem nada haver mas o que é que acham do composto Ana Lourenço???
ResponderEliminarLourenço é o segundo nome e não o apelido como é óbvio :D
Ana Lourenço soa muito bem. Na verdade, gostei bastante do nome.
EliminarO único pequeno problema é que as Anas e as Marias têm tendência a ser chamadas pelo segundo nome. Existe uma probabilidade de ela vir a ser chamada na escola Ana Lourenço o tempo todo. Mais tarde Ana Lourenço poderá passar a Lourenço como acontece com as Maria João e Maria José. Conheço uma Inês Lourenço(Lourenço é apelido) que por fazer parte de uma turma com outra Inês começou a ser tratada por Inês Lourenço. O único problema é que o nome passou a ser abreviado para Lourenço, tanto pelos colegas como pelos professores.
É apenas um detalhe,não quero que pareça que estou a tentar fazê-la mudar de ideias quanto ao nome. Se gosta mesmo de Ana Lourenço é uma escolha muito bonita.
Porque é que há-de dar um nome masculino à sua filha?? Se fosse um menino dava Lourenço Ana?
EliminarOs nomes masculinos são para meninos e os femininos para meninas.
Acho para lá de horrível!
Pessoalmente não gosto de compostos "mistos", e concordo com o comentário do/da Anónimo/a das 00:15: por que é que uma rapariga há-de ter um nome de rapaz? Já basta quando os apelidos são "nomes próprios" e elas não podem evitar ter um "nome de rapaz", mas escolher de propósito um 2º nome masculino acho de mau gosto, além de que ela pode não gostar. Se me permite, sugiro dois nomes que acho semelhantes a Lourenço mas que ganham não só pela originalidade e beleza mas também por serem femininos: Lorena e Florença! Ambos muito bonitos, exclusivos, elegantes e femininos, e é engraçado que são ambos nomes "geográficos": Lorena deriva de Lorraine, que é o nome de uma região em França, e Florença já sabemos, é uma cidade italiana. A meu ver estes detalhes tornam os nomes ainda mais bonitos! :) Portanto, as minhas sugestões para compostos são Ana Lorena e Ana Florença.
EliminarFilipa, qual nome feminino você acha que combina com Caíque?
ResponderEliminarDos nomes referidos gosto de Margarida, não gosto de Joaquina nem Deolinda entre outros que não foram referidos. Também não gosto nada de Emília porque quando andava na escola tinha uma colega chamada Emília e os rapazes para a chatear diziam: Oh MILA o teu pai tem pila?
ResponderEliminarPor essa lógica também não deve gostar do nome Camila porque a sua alcunha também é Mila e também a deverá lembrar de o que os rapazes diziam...
EliminarEu sou Pilar e chamavam-me "pila". Directamente a mim, não ao meu pai. Morri? Nope :) Adoro o meu nome. E adoro Emília. E adoro Camila.
EliminarOlá,
ResponderEliminarDeolinda, não tem sonoridade alguma! Feio mesmo! Esse nome aqui no Brasil seria bullying na certa.
Felizmente em Portugal não somos tão mesquinhas...
EliminarInfelizmente, bullying exite em qualquer lugar do mundo. Seja realista.
EliminarBullying existe por 12408124 motivos estúpidos diferentes. O nome é apenas mais um. Pais que não dão determinado nome porque acham que ele vai originar bullying na criança, desenganem-se, porque se não é pelo nome, é por outra coisa qualquer.
EliminarO bullying tem de ser combatido, não evitado.
EliminarGrande verdade Pilar!
EliminarAcho Deolinda bem usável sinceramente. É delicado e feminino.
ResponderEliminarCuriosamente conheço uma Maria Joaquina de cerca de um ano de idade. É luso-descendente nascida na Venezuela e foi enorme o meu espanto e das pessoas à volta quando a mãe da bebé nos disse o nome e ainda nos passou pela cabeça que fosse uma piada da mãe, mas é bem real... e não podemos esquecer que na Venezuela se pronuncia "Roaquina".
ResponderEliminarMaria Joaquina acho muito "pesado", mas só Joaquina acho giro :) Dá para diminutivos atuais como Ju ou Kika, por exemplo.
EliminarTodo o mundo está mais habituado a ouvir o nome Maria em todas as faixas etárias e começamos a tratar a bebé por Maria, mas a mãe automaticamente nos corrigiu e disse "Maria Joaquina". Para ela o nome era para ser usado num todo e jamais em separado, não dando, sequer, espaço para o uso de abreviaturas ou diminutivos.
EliminarConcordo com a mãe :)
EliminarOlá Felipa, hoje estava a ver a lista de nomes admitidos em Portugal, quando me deparei com uma situação um tanto bizarra. O nome Mel é aceite para menino e nao é aceite para menina .O que acha desta situação? Beijo
ResponderEliminarNão gosto de Deolinda, no entanto acho que gostaria de conhecer uma Mini Deolinda.
ResponderEliminarGosto muito do nome Isabel e Alice. Margarida é muito fofo :)
Embora não adore, acho que Deolinda tem sonoridade e delicadeza suficientes para vir a ser "repescado", à semelhança de Rosa e Emília. Já Joaquina acho pesado, feio (mas também pode ter a ver por não conseguir desligar o nome de uma pessoa que conheço que se chama Joaquina e que é detestável).
ResponderEliminarJá agora, o que acham de Olinda? Penso que pode muito bem ser uma alternativa ao cada vez mais popular Olívia e a Deolinda.
Não gosto de Olinda, e não consigo não pensar no meu antigo professor de Química, que se dirigia a nós, alunas e alunos, como "Ó lindas e lindos, precisava meeesmo que prestassem atenção"! :P
Eliminar