Duelo de nomes - Enzo vs Lorenzo

em 30/08/16


Há um par de anos, fui acompanhando a luta de uma mãe pelo direito de registar o filho com o nome Lorenzo. Na altura, o pedido foi sempre negado e o menino acabou por ficar com outro nome. Fiquei surpreendida, portanto, quando, no início de 2016, Lorenzo passou a constar da lista de nomes admitidos. Pessoalmente, acho que quanto mais nomes estiverem à disposição dos portugueses, melhor, mas senti que aquela mãe tinha sido injustiçada!
Agora, algo tem mudado, os critérios de aprovação parecem estar mais maleáveis e Lorenzo é, então, mais um dos nomes que podem ser usados em meninos portugueses. Pessoalmente, continuo a preferira variante portuguesa, Lourenço e acho que o grande público do Nomes e mais Nomes também se inclina para nomes que remetem  para as raízes portuguesas mas a lista de nomes mais registados em Portugal mostra que, por exemplo, Enzo é uma grande tendência.
Corria o ano de 2002 quando Enzo passou a fazer parte do lote de cem nomes masculinos mais registados. Na altura, o número ainda não era expressivo mas, nos últimos anos, tem cativado muita gente, ocupando já a 37.ª posição do ranking, tendo sido o nome escolhido para 346 meninos. O fenómeno tem-se estendido a outros países europeus, nomeadamente a Espanha, e a sua popularidade também é enorme no Brasil. Aliás, quando começamos a falar de Enzo aqui no blog, havia quase sempre uma referência à atriz Cláudia Raia e ao então marido, Edson Celulari, considerados culpados pela moda do nome no Brasil; no entanto, aqui em Portugal, este aumento de popularidade correspondeu a um período de grande destaque no Benfica do futebolista Enzo Perez. Ou seja, de nome invulgar, passou a nome ouvido diariamente por toda a gente, o que é sempre favorável. Continua a ser algo exótico, mas soa de forma familiar e até se aproxima bastante da terminação portuguesa correspondente.

Será que Lorenzo conseguirá cativar muitos daqueles que gostam de Enzo e que têm aqui uma alternativa mais longa? Ou acham que a proximidade a Lourenço poderá ser um obstáculo, mais do que um ponto em comum? O que acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem:



50 comentários:

  1. Gosto de Lorenzo. Prefiro Lorenzo a Enzo. Realmente, a lista de nomes admitidos é uma grande chatice. Conheço várias pessoas que não conseguiram colocar os nomes que queriam aos filhos e dois ou três anos mais tarde os nomes foram aprovados. Ex: Siena, James, Aléxia, Mélanie,...

    ResponderEliminar
  2. Voto em Enzo porque acho que Lorenzo no nosso país soa mal e é difícil de se dizer!

    ResponderEliminar
  3. Mil vezes Lorenzo! E olha q agora devido a alta popularidade lhe tirou o frescor e a originalidade, mas em Enzo não encontro nada que me agrade e ainda tem a questão ser muiiiito popular (até enjoa!).

    ResponderEliminar
  4. Filipa, adoro tuas combinações de pares perfeitos. Tenho um filho chamado Gabriel e estou esperando uma menina. Podes sugerir um nome que acreditas combinar bem com este?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro Gabriel!
      Sugestões:
      Alice
      Beatriz
      Clara
      Joana
      Inês
      Leonor
      Sara
      Sofia
      Luana
      Margarida
      Matilde
      Carolina
      Victória
      Adriana
      Maria
      Jade
      Liliana
      Bárbara
      Érica
      Benedita
      Mariana
      Catarina
      Isabela
      Nicole
      Mara
      Rita
      Filipa
      Serena
      Anabela
      Viviana
      Diana
      Sílvia
      Olívia
      Tatiana
      Tânia
      Bruna
      Mónica
      Alexandra
      Marta
      Lara
      Raquel
      Laura
      Eva
      Mafalda
      Letícia
      Íris
      Melissa
      Siena
      Nádia
      Daniela
      Mila

      Eliminar
    2. Obrigada😉 Já deixaram sugestões fantásticas! Eu gosto de Gabriel &...
      Alice
      Ema
      Emília
      Helena
      Isabela
      Júlia
      Lavínia
      Lídia
      Lívia
      Lúcia
      Salomé
      Sara
      Victória

      Eliminar
  5. Também prefiro Lorenzo!

    ResponderEliminar
  6. Se fosse entre Lourenço e Enzo escolheria o primeiro, mas entre Lorenzo e Enzo, prefiro Enzo apesar de não adorar particularmente o nome.

    ResponderEliminar
  7. Votei em Enzo, por exclusão de partes.
    Gosto muito mais de Lourenço do que da versão com z.
    De qualquer forma, acho óptimo que a lista de nomes admitidos vá crescendo.

    Mudando um pouco de assunto, o nome do mais novo rebento de Jamie Oliver já foi anunciado: River Rocket Oliver.

    ResponderEliminar
  8. Gabriel e Helena
    Gabriel e Angelina
    Gabriel e Vitória

    ResponderEliminar
  9. Esta custou mais do que Matias vs Xavier, mas por motivos diferentes... É que não sou grande fã de nenhum =P Acabei por escolher Lorenzo, porque associo o nome a um amigo meu (que é napolitano, logo recebeu a versão do seu país). Tal como a Filipa, acho que Lourenço soa melhor.

    ResponderEliminar
  10. Gabriel & Anamar
    Gabriel & Beatriz
    Gabriel & Catarina
    Gabriel & Dalila
    Gabriel & Eduarda
    Gabriel & Flor
    Gabriel & Guiomar
    Gabriel & Isabel
    Gabriel & Julieta
    Gabriel & Lídia
    Gabriel & Margarida
    Gabriel & Olívia
    Gabriel & Patrícia
    Gabriel & Raquel
    Gabriel & Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabriel & Dalila

      Adoro Gabriel, se tivesse um menino seria Gabriel :)
      Como vai ser menina vai ser Dalila :)

      Depois tento o Gabriel ;)

      Eliminar
  11. Gosto muito do nome Gabriel, nome do meu menino.Sugestão:
    Gabriel & Sofia
    Gabriel & Alícia
    Gabriel & Lúcia

    ResponderEliminar
  12. Filipa, prefere Victória ou Vitória?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu! 😉 Eu prefiro Victória, para se afastar do substantivo comum!

      Eliminar
    2. Obrigada eu! 😉 Eu prefiro Victória, para se afastar do substantivo comum!

      Eliminar
    3. Obrigada Filipa! Eu também prefiro Victória mas tenho reparado que a maioria das pessoas prefere Vitória. Vitória parece-me incompleto mas também concordo que se não se lê o C, ele não é necessário. Adoro nomes compostos o que acham dos seguintes:
      Victória Margarida
      Victória Leonor
      Victória Isabel/ Isabela
      Victória Alexandra
      Victória Letícia
      Victória Filipa

      Aceitam-se sugestões! Obrigada novamente! 😉

      Eliminar
    4. Eu sugiro:
      Alice Victória
      Caetana Victória
      Emília Victória
      Frederica Victória
      Inês Victória
      Laura Victória
      Luísa Victória
      Maria Victória
      Mariana Victória

      Victória Benedita
      Victória Frederica
      Victória Jasmim
      Victória Leonor
      Victória Luísa
      Victória Luz

      Eliminar
    5. Obrigada! Alice e Mariana são estão na minha lista de nomes para menina. Gosto muito de Victória Leonor(está na minha lista) e Victória Luz é bonito também.

      Eliminar
  13. Nenhum dos dois me agrada. Mas acho que prefiro Enzo.

    Filipa, não consigo votar. Dessa vez não é o navegador, pois a votação na abre nem no Mozilla nem no Chrome. =(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que chato! Assim não tem piada! 😞 Eu só consigo votar no Chrome..

      Eliminar
  14. Eu também não consigo votar no chrome mas tentei no internet explorer e deu.

    ResponderEliminar
  15. Victória Margarida é lindo! =D Dois dos meus nomes preferidos... E soa muito bem.

    Filipa, adoro a sua nova fotografia... ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mariana! Victória Margarida é um dos meus preferidos.

      Eliminar
    2. Ha, adoro o novo aspecto da secção de comentários! =D Muito mais prático...

      Ora essa, Filipa, só a cabeça da sua menina é um encanto =)

      Cara homónima, espero que corra tudo bem com a Victória, seja qual for o segundo nome!

      Eliminar
    3. Muito obrigada! Esperamos decidir em breve!

      Eliminar
  16. Olá Filipa, gostava que me desse uma opinião sobre os nomes Benedita e Marcelo. Gostava de saber se estes dois nomes fariam um bom par. Eu adoro Benedita mas ando á procura de um par perfeito para Benedita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugestões:
      Francisco
      Guilherme
      Santiago
      Salvador
      Edmundo
      Frederico
      Ângelo
      Alexandre
      Gabriel
      Tomás
      Daniel
      Simão
      Leonardo
      Lourenço
      Frederico
      David
      Filipe
      Miguel
      João
      Mário
      Vasco
      Duarte
      Martim
      Bernardo
      Vicente
      Henrique
      Pedro
      Afonso
      Rodrigo
      Matias
      Luís
      Marcus
      Gonçalo
      Diogo
      Rafael
      Dinis
      Lucas
      Ricardo
      Artur

      Eliminar
    2. Obrigada por responder. Gostei de alguns nomes, gostei muito de Francisco e Salvador.

      Eliminar
    3. Carolina, para mim fazem um óptimo par, são dois nomes que me remetem para o Latim e acho que têm o mesmo estilo. No entanto, acho que a maioria das pessoas encara Benedita como um nome "betinho", agrupando-o junto de nomes masculinos como Lourenço, Salvador, Tomás... Mas não quero de maneira nenhuma desmotivá-la, porque gosto mesmo muito de Marcelo! 😉

      Eliminar
  17. Adoro Vitória Leonor. Um dos meus favoritos. Mas prefiro Vitória sem o C. =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Jessica. Neste momento Victória Leonor, Victória Margarida e Victória Isabela são os meus preferidos. É complicado decidir se devemos escolher Vitória ou Victória, depende do gosto de cada um. Penso que por estar habituada a ver a versão inglesa Victoria e ter tendência a gostar de nomes mais compridos, Victória desperta mais a minha atenção.

      Eliminar
  18. Eu adoro Victória Luzia, apesar de remeter tanto para o Benfica (sou da opinião que não se devem misturar essas questões clubísticas com os nomes ahah).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, mas não gosto muito de Luzia. Tem graça ter-se lembrado do Benfica. Apesar da família ter muitos benfiquistas não temos fanáticos ao ponto de escolher um nome que remeta de imediato para o futebol.

      Eliminar
  19. Filipa conheço uns pais que estão em processo de mudar o nome do filho de Kévim para Kevin...isto porque queriam registar Kevin mas não deixaram e um mês depois apareceu Kevin aprovado... Eles agora querem ter o mesmo direito que as pessoas agora têm! Acho muito bem...não pode e depois já pode? Onde está a igualdade de direitos! É uma estupidez autentica.

    Prefiro Lorenzo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegue-nos contar mais sobre esse processo? Tem sido simples? Envolve o pagamento de uma quantia avultada?

      Eliminar
    2. Pelo que eles me disseram ainda estão à espera de resposta se é autorizado ou não e já estão à espera há 2 meses! Pagaram 300 euros e tiveram de elaborar uma carta a justificar porquê mudar o nome do filho!!!! Quando é só mudar uma letra! Depois digo aqui qual o desfecho.

      Eliminar
  20. Conheço um casal que também não conseguiu registar o nome que queria. Os dois são estrangeiros só que já vivem em Portugal há muitos anos e têm dupla nacionalidade. Eu não sabia que ao ter dupla nacionalidade as pessoas perdiam o direito de escolher o nome que queriam. No caso deles queriam registar Stephanie e não deixaram. O pai ainda tentou com outras ortografias como Stefanie ou Stefánie mas disseram-lhe que não constava na lista. O pai acabou por ligar à filha mais velha para tentar escolher um nome em cima da hora. Eles tentaram Siena e também não conseguiram até que acabaram por escolher Sophia mas tiveram que registar Sofia. Stephanie ainda não é permitido em Portugal, talvez venha a ser permitido em breve e Siena afinal de contas, ao fim de poucos anos, passou a fazer parte da lista dos nomes admitidos... Quem sabe se Lorenzo é permitido talvez um dia Sophia também venha a ser.

    ResponderEliminar
  21. Está finalmente decidido! Será Victória Margarida!🌸
    Obrigada a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! =D Victória Margarida é um nome lindo, tal como a sua menina certamente será!

      Espero que corra tudo bem =)

      Eliminar
    2. Muito obrigada, Mariana! 😊💕

      Eliminar
  22. Vão à sala de espera de uma unidade de saúde pediátrica e vejam os Enzos, Kevins e Iaras deste país... Já para não falar dos segundos nomes! Um susto! Assim como as crianças e as respectivas famílias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente são diferentes da sua, porque sas normais.

      Eliminar
  23. Gosto de Lourenço.
    Enzo me parece terrível!
    Ótimo nome para uma personagem de um filme de terror.
    "Enzo o boneco diabólico"

    ResponderEliminar
  24. Olá Filipa, gostaria de um nome masculino que combinasse com Antonella qusugestões??

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)