Maria José

em 01/02/16


Não tenho o hábito de partilhar aqui as minhas antipatias mas já admiti, por diversas vezes, que não sou apreciadora da atribuição de nomes clássicos masculinos a meninas, nem de nomes clássicos femininos a meninos. A prática até é comum entre os portugueses [relembro que Maria foi a quarta opção mais popular para segundo nome masculino em 2014 e em 2013 e que Maria João foi o sétimo nome composto mais registado em meninas em 2014] mas, definitivamente, não é o meu estilo. O caso muda de figura quando há uma certa ambiguidade de género envolvida, mas isso fica para outra altura. 
Hoje estou aqui para escrever sobre Maria José, um nome que toda a gente conhece mas que se vai usando cada vez menos em crianças [em 2014 ficou-se pelos 16 registos] e que me remete sobretudo para alguns diminutivos. Este é o nome de uma das minhas inúmeras tias, a quem, em família, tratamos por tia , mas que é conhecida entre as amigas por Zeza. Conheço ainda outra Maria José, a quem nunca ouvi chamar outra coisa que não Mizé. Mas o hipocorístico mais invulgar que já ouvi para Maria José pertence a uma espanhola e é Coté! 
Se bem me recordo, o nome desta minha tia foi escolhido em homenagem ao padrinho José, mas é um composto com um claro apelo religioso, unindo os nomes dos pais de Jesus Cristo. Mas não nos esqueçamos de que em Portugal também é possível registar São José como segundo nome, o que tem uma carga simbólica bastante superior! A título de exemplo, refira-se que em 2014 foram registadas meninas com o nome Maria de São José, Matilde de São José e Margarida de São José. 
Como já referi acima, Maria José já não tem o vigor de outros tempos e já foi ultrapassado em número de registos por combinações que parecem mais modernas, como Maria Miguel, ou mais raras, como Maria Luís. Ainda assim, para quem gosta deste estilo, acho que continua a ser uma opção muito viável! 

21 comentários:

  1. Também não gosto de nomes masculinos em meninas, nem de nomes femininos em meninos. Mas, desses compostos "mistos", acho Maria José dos mais aceitáveis para mim. Tive algumas na família, tal como Maria João.

    ResponderEliminar
  2. Também nap gosto do estílo. Se é para homenagear alguem, há outras opções mais femininas como Maria Josefa ou Maria Josefina.

    ResponderEliminar
  3. Também é o nome de uma tia minha, mas duvido que o usasse... Não faz muito o meu género... =P
    Os meus avós tiveram gostos muito particulares quando escolheram os nomes dos filhos... De tal maneira que saiu uma confusão do pior! XD No meio de tudo, Maria José é relativamente inofensivo...

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma tia que se chama Maria José e um tio (irmão dela) se chamava José Rosa... Eu sempre achei muito estranha essa combinação e, ainda q estivesse em uso aqui no Brasil, ñ colocaria em um filho meu.

    ResponderEliminar
  5. Quando era miúda dizia que Maria José era o meu nome preferido...com grande culpa para a personagem de "Os Cinco", a Zé. Depois fui crescendo e perdendo esse gosto por Maria José. No entanto é o meu preferido quando toca a nomes compostos mistos.

    ResponderEliminar
  6. Filipa, como é que diz Selena? Como Helena ou como Celina? Eu digo como Helena!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo, eu digo Selena como se + lena :)

    ResponderEliminar
  8. Éme, a Zé também era a minha personagem favorita dos cinco =) Na versão original ela chama-se George - diminutivo de Georgina. Deste nome sim, já gosto bastante...

    ResponderEliminar
  9. Eu era para ter sido Maria José em homenagem a minha avó paterna mas acabei por ser Cláudia. E prefiro Claudia mesmo. Apesar de ver elegância em Maria José acho muitíssimo pesado.

    ResponderEliminar
  10. Uma das possibilidades para o meu nome era Maria João, prefiro o Joana que me calhou mas mesmo assim não era infeliz como Maria João, gosto muito :) De Maria José não gosto tanto, mas Maria Luís já aprecio também :)

    ResponderEliminar
  11. Acho terrivelmente de mau gosto a mistura de nomes masculinos e femininos. Terrivel mesmo.

    ResponderEliminar
  12. Tenho minha própria Maria José em casa!!! amo cada dia mais este nome

    ResponderEliminar
  13. Eu confesso que não desgosto de Maria José apesar de DETESTAR Maria João! Há uns dias conheci uma rapariga (com os seus 30 anos, por volta disso) chamada Ana João. Não gosto nada!

    ResponderEliminar
  14. 5 dias foram suficientes para mudar a minha opinião sobre Maria José (e Maria João): gosto dos dois.

    ResponderEliminar
  15. Como é possível mudar tão facilmente de opinião? O que é que se disse de tão espectacular? Eu também gostava de mudar de opinião, mas não gosto.

    ResponderEliminar
  16. Recentemente ouvi um nome peculiar que captou a minha atenção: Norvida
    Gostaria de deixar a sugestão à Filipa para um eventual post. Felicidades para a sua barriguinha e família.

    ResponderEliminar
  17. Obrigada! :) Quanto ao nome em causa, será Norvinda?

    ResponderEliminar
  18. Lívia, no meu caso foi só pensar mais nos nomes e nas parentes que tive chamadas Maria José e Maria João :)

    Mudar de opinião pode tornar-se mais fácil se mudarmos - e quisermos mudar - o nosso ponto de vista! :)

    ResponderEliminar
  19. A minha Avó Maria José é a Avó Zeta :)
    Madalena

    ResponderEliminar
  20. Sempre pensei que isto fosse superstição portuguesa, mas recentemente descobri que é coisa madeirense! A superstição diz que se o bebé nascer com o cordão umbilical à volta do pescoço tem de ter o nome José para não morrer afogado (há uma versão desta história que diz que tem de ser José para meninas e Maria para meninos). A minha avó ia ser Maria Matilde, mas como nasceu com o cordão à volta do pescoço, e o Maria era imprescindível, ficou Maria José, que ela odeia, preferia ser Matilde José. Nós chamamo-la avó Zézé e os bisnetos chamam avó Bizé, que ela adora :) Não conheço nenhuma Maria José com menos de 60 anos, mas tive colegas de escola Carolina José, Mariana José, Bárbara José... todas nascidas com o cordão à volta do pescoço, todas detestam o segundo nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha dessa história. Eu desconhecia totalmente.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)