Caro futuro pai:

em 23/09/15


Imagino que nos últimos tempos andes desnorteado entre coisas como rastreios bioquímicos, cueiros e babycoques, mas não deixes que o processo de escolha do nome da tua criança te passe ao lado. Acredito que estejas a ser honesto quando dizes que te é indiferente e que confias plenamente no bom gosto da tua mulher, mas a verdade é que a tua ajuda é muito bem-vinda. E nem sequer precisas de te tornar num profundo conhecedor de nomes, basta que saibas algumas coisinhas básicas...


  • O FIFA 2015 pode ser uma boa fonte de inspiração mas não te esqueças que existe uma lista de nomes aprovados em Portugal e que não poderás registar Zlatan, Messi ou Luisão
  • Talvez não te tenhas apercebido, mas há um conjuntinho de nomes que são muito populares no momento, com destaque para Rodrigo e Matilde. Vê a lista de nomes mais registados em 2018 e tenta perceber se preferes um nome muito comum ou se te inclinarias mais para um nome que se ouça menos. Há ótimas opções para todos os gostos!
  • Tentar evitar sugerir os nomes dos colegas que te acompanharam na escola primária, porque estão um pouco datados e afasta-te sobretudo dos nomes dos anos 80! Mas, se conseguires elaborar a tua árvore genealógica, não deixes de a partilhar, porque os teus bisavós devem ter nomes interessantes!
  • Preferes nomes mais modernos? Não te preocupes, há muito por onde escolher. Vê esta lista de nomes modernos para meninas e não perdes nada em conhecer alguns nomes modernos para meninos, mas aviso-te que os nomes masculinos tendem a ser mais tradicionais... 
  • E por falar em tradição, um clássico é um clássico e há nomes que são apostas seguras, intemporais e elegantes. Se não gostas de correr grandes riscos, não deixes de ver a lista de nomes clássicos portugueses nem a lista de clássicos contemporâneos para meninos e para meninas.
  • Para terminar esta breve introdução ao universo dos nomes, falta referir que os nomes aristocráticos estão em alta nos últimos anos! Recorda as aulas de Historia de Portugal ou consulta esta lista de nomes dos tempos da monarquia portuguesa. 


Agora que já estás familiarizado com o básico dos básicos, percorre a lista de nomes de A a Z para meninos e para meninas e tenta elaborar a tua lista. Prometo que não custa nada e a tua mulher vai ficar enternecida!

13 comentários:

  1. Este post é a contar alguma novidade? :)

    ResponderEliminar
  2. O meu marido só sabia dizer que não gostava porque sugerir não era com ele. Foi um stress!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo, o meu dizia "vai dizendo nomes que eu digo se gosto ou não"... Fiz a uma lista dos que gostava muito e disse, estes são os que gosto, escolhe daqui um de que gostes!
    E assim foram escolhidos os nomes das nossas filhas :( podia ser pior, pois têm todas nomes que amo.

    ResponderEliminar
  4. Pois os portugueses deviam ficar aliviados por não poderem batizar seus filhos de Neymar, porque é um nome bem esquisito lol

    ResponderEliminar
  5. Maria Neto, por aqui mais uma desconfiada...

    ResponderEliminar
  6. Este post não foi escrito para o meu marido! :D Ele gosta de nomes como Xavier e Dalila... Ainda que um pouco à força, já passou com distinção a Introdução aos Nomes, coitado! :)

    ResponderEliminar
  7. As minhas amigas queixam-se que os maridos não gostam dos nomes que elas gostam. Têm de escolher outros. Sou mãe solteira, escolhi o nome sozinha e ainda bem! Pude seguir o meu gosto à vontade. A minha filha chama-se Safira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa, que bela vantagem em ser mãe solteira...mas acho que o pai devia sugerir, afinal você não fez a filha sozinha, a não ser que ele não ligue para a criança, o que é muito pior...

      Eliminar
  8. Bem Filipa, uma coisa não invalida o nosso palpite..e também não o desmentiu ahahahah
    Gostei muito do post. Eu ja nao tenho é capacidade mental e de tempo para mais filhos, mas tenho uns quantos nomes que me deixam triste nao ter a oportunidade de os usar...

    ResponderEliminar
  9. Um pouco á força?? ainda gostava de saber porque se queixa =)

    ResponderEliminar
  10. Já comigo é o contrário, eu pesquiso e sugiro mil nomes e minha esposa fica descartando hehehe.

    ResponderEliminar
  11. Como em todos os campos da nossa relação, o meu marido participou ativamente na escolha do nome para a nossa filha. Não tivemos grandes problemas porque ambos gostamos de nomes antigos e mais tradicionais. Ele gosta muito de futebol mas nunca lhe passou pela cabeça dar um nome de um futebolista ao filho! Aliás, já tínhamos falado em hipotéticos nomes para menina ou menino mesmo antes da gravidez, visto ser um desejo de ambos.

    Acho que a escolha do nome deve ser feito pelos dois, afinal o filho é de ambos, não só da mãe. Acho que ia ficar muito desapontada se o pai de um filho meu mostrasse total indiferença perante qual o nome a escolher, sinceramente.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)