O nome tem origem na palavra germânica Brun, mas chega-nos pelo italiano Bruno, significando "morena" ou "castanha". Ao contrário de Bruno, que foi extremamente popular em Portugal na década de 80 [foi 3.º no ano de 1980, sendo apenas ultrapassado por João e Pedro], Bruna nunca chegou ao top 10, mas teve uma subida de popularidade impressionante durante a década de 90, alcançando os melhores resultados entre 1999 e 2001, chegando à 11.ª posição. Mais: entre 1999 e 2002, ultrapassou a marca dos mil registos anuais, o que é notável! Neste momento, já está numa fase descendente, ocupando, ainda assim, a 45.ª posição do ranking de nomes femininos mais registados em Portugal, com 171 registos. Curiosamente, tem quase o mesmo número de registos de Bruno [184; 46.ª posição].
Não sei se Bruna foi muito usado no Brasil nas últimas décadas mas, de acordo com as lista de nomes mais registados no Estado de S. Paulo, ficou na 43.ª posição em 2012, na 56.ª em 2013 e na 54.ª em 2014. Na lista não oficial divulgada pelo Baby Center Brasil, surge na 66.ª posição.
Há uns anos publiquei um excerto de uma entrevista com a atriz Bruna Lombardi onde ela afirmava que foi das primeiras Brunas brasileiras e que houve muitas mães a usar o nome nas filhas em sua homenagem.
Apesar de não fazer parte do meu lote de nomes favoritos e de achar que está um pouco batido, acho que Bruna é perfeitamente usável e apesar de não ser muito comum nos países anglo-saxónicos, é perfeitamente reconhecível.
Nasceu há poucos dias uma bebé chamada Bruna, sempre conheci várias mas nunca gostei nem um bocadinho do nome, acho o ao estilo de Francisca e também não gosto nada dele.
ResponderEliminarFrancisca é um nome usado desde a idade média. É muito antigo, portanto. Já Bruna... É que nem dá para reconhecer a Portugalidade do nome em questão.
EliminarGosto muito de Bruna, nem tanto de Bruno.
ResponderEliminarNão acho grande piada a Bruna, nunca achei, gosto bem mais de Bruno. Mas gosto do significado :)
ResponderEliminarGosto.
ResponderEliminarNão gosto nada de Bruna. Ainda tem a chata da Bruna Marquezine, para piorar. Também não gosto de Bruno, mas acho este menos ruim.
ResponderEliminarNão gosto, soa-me sempre pouco feminino...
ResponderEliminarPartilho da opinião da maioria dos leitores que se expressou a respeito. Pessoalmente, também não gosto muito de Bruna. Prefiro o masculino.
ResponderEliminarLembrem que "Bruno/Bruna" é nome cognato do apelido/sobrenome inglês "Brown".
ResponderEliminarDeve ser um dos primeiros nomes que desde criança digo não gostar de todo! Ainda gosto menos de Bruna, por não me soar muito feminino.
ResponderEliminarBom, eu acho um nome lindo e cheio de personalidade.
ResponderEliminarMeu nome é Bruna justamente pela atriz Bruna Lombardi. Meus pais dizem que queriam que eu fosse simpática e bonita como ela!
ResponderEliminarBoa tarde! Uma tia, que faleceu após eu completar 2 anos de idade, foi quem escolheu o meu nome, Bruna. E amo esse nome, não consigo me ver com outro. As opções dos meus pais eram, Gabriela e Tathiana. Definitivamente, dou graças a Deus por ser Bruna e serei eternamente grata a ela por isso (também acredito que ela tenha escolhido por não ser tão comum na época e por causa da Bruna Lombardi).
ResponderEliminar