Fábia, Fabiana & Fabíola

em 15/10/14


Durante algum tempo, tive dificuldade em perceber que há quem não goste de um determinado nome devido ao facto de ele ser mais popular noutro género. Camila anula Camilo, António ofusca Antónia e por aí em diante. Hoje tenho este conceito sempre em mente, porque aprendi que é fundamental na aceitação ou não de nome que se tenha deixado de ouvir e que até poderia regressar. 
Não sei se é ou não o caso de Fábio e Fábia, mas a verdade é que a versão masculina está no top 100 desde, pelo menos, 1990 [chegou a ser 6.º do ranking, em 1991], enquanto que Fábia nunca se aproximou dos cem nomes mais registados nos últimos 23 anos, sendo apenas registado quatro vezes em 2013. E convenhamos: não são assim tão diferentes, a ponto de considerarmos um usável e o outro não. Por outro lado, sabem que nome está no top 100 desde 1990? Fabiana [melhor posição em 2003 - 41.ª]. Entre Fábia e Fabiana, não tenho nenhuma predilecção, mas o caso muda de figura se falarmos do diminutivo de Fábia. Fabíola é um nome que me agrada muito mas que também não é apelativo para os pais do século XXI. Eu conheço pelo menos duas, mas já têm mais de 30 anos. 
Todos estes nomes têm origem latina e eram nomes usados pelos Romanos que cultivavam favas, sendo este o seu significado. 

17 comentários:

  1. Dos três o que eu mais gosto é Fabíola, mas do mesmo jeito eu acho um nome não muito bonito.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não gosto de nenhum, nem na versão masculina, mas a escolher entre os três escolhia Fabíola.

    ResponderEliminar
  3. Só gosto de Fabiana, mas conheço tantas.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto de Fabíola porque não sei como dizer. Dos três prefiro Fabiana

    ResponderEliminar
  5. Do século XVI (16??) ahah

    ResponderEliminar
  6. Fábio, nome muito popular no Brasil. É um nome masculino e neutro. Meu marido chama-se Fábio.

    ResponderEliminar
  7. Gosto dos 3, aliás gosto bastante... e acho Fábia mais muito que Fábio, porque acho Fabi muito delicado. Mas lá está como se usa muito Fábio, Fábia nunca deve ter entrado no ouvido.

    Quando andava na escola havia vários Fábios por isso para mim é super anos 80. Mas tenho ideia que não terá sido uma moda generalizada por todo o país.

    ResponderEliminar
  8. Vai por mim, Tanto Fabio ou Fabia e um. Nome muito lindo bonito,

    ResponderEliminar
  9. meu nome é fabiana e meu irmao se chama fábio !!

    ResponderEliminar
  10. Introduza o seu comentário...Acho fabiana um nome muito lindo...

    ResponderEliminar
  11. Eu me chamo Fábia...Minha mãe queria Flavia, parece que meu pai entendeu errado e assim ficou..Qdo pequena, muitos chamavam de Flávia por causa dessa pequena confusão entre meus pais... Mas, hoje em dia eu gosto pq tem poucas, aliás, estranho muito qdo vejo alguém com meu nome. E, se tivesse uma filha, seria Flavia, só pra desconfundir...

    ResponderEliminar
  12. Eu me chamo Fábia...Minha mãe queria Flavia, parece que meu pai não compreendeu muito bem e assim registrou..Qdo pequena, muitos chamavam de Flávia por causa dessa pequena confusão entre meus pais... Mas, hoje em dia eu gosto pq tem poucas, aliás, estranho muito qdo vejo alguém com meu nome. E, se tivesse uma filha, seria Flavia, só pra desconfundir...rsrs

    ResponderEliminar
  13. Fabia e muito lindo e cjarmoso , atraente ja namorei uma Gatibha chama Fábia

    ResponderEliminar
  14. Fábia é p umico bonito...Lindo......Toda Fábia que Eu conheço e Linda

    ResponderEliminar
  15. mechamo Fabíola e meu irmao Fabricio

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)