Fábia, Fabiana & Fabíola

15.10.14


Durante algum tempo, tive dificuldade em perceber que há quem não goste de um determinado nome devido ao facto de ele ser mais popular noutro género. Camila anula Camilo, António ofusca Antónia e por aí em diante. Hoje tenho este conceito sempre em mente, porque aprendi que é fundamental na aceitação ou não de nome que se tenha deixado de ouvir e que até poderia regressar. 
Não sei se é ou não o caso de Fábio e Fábia, mas a verdade é que a versão masculina está no top 100 desde, pelo menos, 1990 [chegou a ser 6.º do ranking, em 1991], enquanto que Fábia nunca se aproximou dos cem nomes mais registados nos últimos 23 anos, sendo apenas registado quatro vezes em 2013. E convenhamos: não são assim tão diferentes, a ponto de considerarmos um usável e o outro não. Por outro lado, sabem que nome está no top 100 desde 1990? Fabiana [melhor posição em 2003 - 41.ª]. Entre Fábia e Fabiana, não tenho nenhuma predilecção, mas o caso muda de figura se falarmos do diminutivo de Fábia. Fabíola é um nome que me agrada muito mas que também não é apelativo para os pais do século XXI. Eu conheço pelo menos duas, mas já têm mais de 30 anos. 
Todos estes nomes têm origem latina e eram nomes usados pelos Romanos que cultivavam favas, sendo este o seu significado. 

11 comentários :

  1. Dos três o que eu mais gosto é Fabíola, mas do mesmo jeito eu acho um nome não muito bonito.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não gosto de nenhum, nem na versão masculina, mas a escolher entre os três escolhia Fabíola.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de Fabíola porque não sei como dizer. Dos três prefiro Fabiana

    ResponderEliminar
  4. Do século XVI (16??) ahah

    ResponderEliminar
  5. Fábio, nome muito popular no Brasil. É um nome masculino e neutro. Meu marido chama-se Fábio.

    ResponderEliminar
  6. Gosto dos 3, aliás gosto bastante... e acho Fábia mais muito que Fábio, porque acho Fabi muito delicado. Mas lá está como se usa muito Fábio, Fábia nunca deve ter entrado no ouvido.

    Quando andava na escola havia vários Fábios por isso para mim é super anos 80. Mas tenho ideia que não terá sido uma moda generalizada por todo o país.

    ResponderEliminar
  7. Vai por mim, Tanto Fabio ou Fabia e um. Nome muito lindo bonito,

    ResponderEliminar
  8. meu nome é fabiana e meu irmao se chama fábio !!

    ResponderEliminar
  9. Introduza o seu comentário...Acho fabiana um nome muito lindo...

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)