Jade

em 11/04/14


O nome Jade só foi aprovado em Portugal em Junho de 2013 e, mesmo assim, na condicionante de ser usado apenas como segundo nome. Esta aprovação deixou-me muito satisfeita mas preferia que o pudéssemos usar sem reservas, o que veio a acontecer no final de 2017, com a introdução da nova lista do IRN
Na minha opinião, trata-se de um nome bastante interessante: apesar de não ser muito convencional, ouve-se aqui e acolá, não sendo propriamente desconhecido como nome próprio. Acho-o um pouco exótico e remete para as pedrinhas verdes ornamentais, especialmente usadas em jóias e artefactos religiosos. Bonitinho, sem dúvida, mesmo sem ser super delicado. 
Acho que Jade poderia ser um Par Perfeito para nomes como Lótus, Perla, Petra, Yasmin, Isis, Íris, Lis ou até Juno. E de Ivy, que tenho visto muito citado no Brasil, na versão Ivi...
Que primeiro nome sugerem para o acompanhar?

Post atualizado em Janeiro de 2018

36 comentários:

  1. Eu acho bonito mas como primeiro nome :)

    Sinceramente, acho que Jade não funciona bem como segundo nome. Pelo menos estive a tentar dizê-lo com outros nomes e nenhum até agora me soou bem...
    Talvez os que me soaram "menos mal" sejam Aurora Jade e India Jade, e claro Ana Jade...
    Como primeiro nome, seguido de outro segundo nome , sim, daria combinações giríssimas: Jade Ariele, Jade Rosa, Jade Lorena, Jade Elaine, Jade Gabriela..... Um "desperdício" ser admitido só como segundo nome, é a sensação que me dá. Até hoje ainda não entendo esse "problema" em admitir substantivos masculinos como nomes femininos, já que Sol é admitido como feminino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho muito lindo JADE como primeiro nome o meu sonho é colocar o nome da minha filha de Jaddy Lorena,vai ter "chao" ainda pra isso acontecer mas até lá eu creio q irao comprovar q o nome Jade pode-se colocar como o PRIMEIRO NOME

      Eliminar
    2. Demora não
      A minha e registrada. Jadde maria
      É muito bom ouvir o que as pessoas falam quando eu digo o nome dela ,é tão combinou com minha filha ela tem semelhança traço de índia .o nome dela é pra ela mesmo Deus quis assim !!

      Eliminar
  2. Aqui no Brasil, quando achamos feio, seja o que for, mas não queremos magoar a pessoa que nos pediu opinião, então usamos o termo 'bonitinho'. Partindo para o que interessa, a primeira vez que ouvi falar do nome Jade, tratava-se da filha da cantora brasileira Vanderléa; em seguida, era o nome de uma personagem de novela brasileira. Não consigo fazer combinações com esse nome. Acho-o bonito, mas um pouco estranho.

    ResponderEliminar
  3. É verdade Enya. Sempre chamamos algo que não gostamos de "bonitinho" Eu não sou fã desse nome, eu prefiro outros nomes de pedras preciosas, mas não deixa de ser um bom nome.

    ResponderEliminar
  4. Ai estas diferenças linguísticas! :)
    Neste caso, o significado que atribuo a "bonitinho" é totalmente literal e apenas usei o diminutivo para contrastar com o facto de não o achar muito delicado. Pois então, o que queria dizer é que o acho "bem bonito", mesmo não sendo "delicadinho" :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto de Jade...

    Não é assim tão diferente daqui, Filipa.
    Em Portugal também é assim... geralmente quando alguém diz "bonitinho" sobre algo é porque não achou bonito, e não quer mentir, nem ser indelicado, então usa bonitinho, também usamos "fofinho" ou "engraçado" .

    ResponderEliminar
  6. Falando sobre a cantora brasileira, na Wikipédia consta as seguintes informações: Wanderléa tem duas filhas que nasceram no final dos anos 80, diferença de menos de dois anos entre elas, cujos nomes são: Yasmin e Jadde.

    ResponderEliminar
  7. Gosto dos dois, mas escreveria Jade e não Jadde como aponta na Wikipédia para o nome da filha da cantora. Não gosto de nomes compostos e, sendo brasileira, só faria combinações caso os nomes fossem admitidos para ambos os sexos.

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito, mas eu preciso urgentemente de ajuda. Eu tenho uma filha de 3 anos chamada Dânia Melanie e agora vou ter outro membro na familia.
    Quero saber nome que combinem com o segundo nome Violeta
    Agradecia que respondessem

    ResponderEliminar
  9. Conheço uns gémeos nascidos em 2013, cujos os nomes são: Gabriel e Jade
    A primeira impressão de Jade é de estranheza... talvez de futuro se entranhe!

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de Jade e acho até um desperdício como segundo nome.
    Como segundo nome usaria apenas com os tradicionais Maria Jade e Ana Jade.

    ResponderEliminar
  11. Eu também acho que só fica bem com Maria ou Ana.
    E se só pode ser admitido como segundo nome, fazia um par perfeito com Jasmim (mais do que com Yasmin), para duas irmãs. Jade & Jasmim - acho lindo, lindo, mesmo perfeito! Com Maria ou Ana como apêndice, claro. Isso é que é uma pena...

    ResponderEliminar
  12. Concordo com a Rita! :)
    Maria Jade & Ana Jasmim ou Ana Jade & Maria Jasmim seria um par perfeitíssimo! (de Yasmin não sou grande fã!)

    ResponderEliminar
  13. Eu gosto bastante, acho um par perfeito Jade e Sasha. Exótico sem dúvida, o segundo acho que nem é permitido de maneira nenhuma mas gosto, são os nomes que um membro da minha família gostaria de dar as futuras filhas :)

    ResponderEliminar
  14. Eu conheço duas meninas uma Jade e outra Crystal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpem esqueci me de dizer que são irmãs

      Eliminar
    2. No Brasil?
      E usam como primeiro nome?

      Eliminar
  15. Tenho uma amiga espanhola que se chama Inês Jade.

    ResponderEliminar
  16. Tenho uma amiga espanhola chamada Inês Jade.

    ResponderEliminar
  17. Kevin, só pode!!

    "Não quero que tenha acentos nem cedilhas. Tem de ser um nome a começar com uma letra a meio do abecedário (para não ser nem o primeiro nem o último a ir ao quadro na escola), que seja um nome original, único, fácil para os miúdos dizerem, mas que não seja motivo de chacota", disse, acrescentando mais condicionantes, pois "tem de ser um nome fácil de dizer noutra língua - vai ser um rapaz muito internacional -, tem de ser curto - de preferência só com duas sílabas - e gostava que começasse por k". Kapinha admite que "vai ser complicadíssimo"

    http://www.vidas.xl.pt/noticias/nacionais/detalhe/jorge_kapinha_guia_para_criar_o_nome_do_filho.html

    ResponderEliminar
  18. Na verdade, Kevin nem poderá ser opção, apenas Kévim... :)

    ResponderEliminar
  19. Jade é unisexo em quase todos os paises.

    ResponderEliminar
  20. Nos EUA, seria estranho um menino ter o nome Jade. Agora Jaden/Jayden, isso é muito comúm.

    É interessante para mim. O "jade" escreve-se da mesma maneira em português e inglês, mas o som é drásticamente diferente. É fixe.

    ResponderEliminar
  21. Quero dar o nome de Jade á minha filha, quando a tiver!! É indignante como permitem Africana e Argentino como primeiro nome e Jade, que é tão transparente, apenas como segundo. Enfim, estado portugues...

    ResponderEliminar
  22. Olá também estou fixa no nome de jade vou ter uma menina pena realmente jade só dar em segundo nome por isso gostava de mais opinioes para o primeiro que conbinam com jade . Tendo como segunda opção de nomes que tambem gosto nuria e nadia como primeiro nome e tambem gostava de opinioes para segundo nome destes. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oiii aqui no brasil jade pode ser o primeiro nome...registrei minha filha esses dias com o nome jade vitoria..o pai escolheu jade

      Eliminar
    2. oiii aqui no brasil jade pode ser o primeiro nome...registrei minha filha esses dias com o nome jade vitoria..o pai escolheu jade

      Eliminar
  23. Esse nome me lembra as BRATZ eu foato de todas elas cloe, sasha, jade e yasmim .pra mim yasmim só ficou popular por causa delas .

    ResponderEliminar
  24. Esse nome me lembra as BRATZ eu gosto delas cloe, sasha, jade e yasmim .pra mim yasmim só ficou popular por causa delas .

    ResponderEliminar
  25. As pessoas tem mania de colocar 2 nomes nas crianças a minha flha se chama so jade combina com os olhos e a beleza dela.

    ResponderEliminar
  26. As pessoas têm a mania de colocar dois nomes nas crianças como tem a mania de colocar apenas um. Chama-se a isso gosto e liberdade.

    ResponderEliminar
  27. adoro o nome Jade, pena ser pouco visto em Portugal gerando alguma estranhesa.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)