Nomes preferidos começados por T

em 25/11/13


Femininos

  • Teodora
  • Teresa
  • Ticiana


Masculinos

  • Teodoro
  • Tiago
  • Tomé
  • Tomás
  • Tristão

26 comentários:

  1. Gosto de Tobias e Tomé para menino... Para menina não tenho preferências...

    ResponderEliminar
  2. Que delícia esse blog! Acabei por ler várias postagens e comentários. Confesso que, como brasileira, achei muito estranho essa tal "lista de nomes permitidos". Por aqui,misturar nomes e sobrenomes de origens diferentes não é uma falta de zelo estético/etimológico e sim resultado da tolerância com as misturas todas. À parte meu nome russo, eu já sairia com um sobrenome libanês, um italiano e um Silva para completar.

    ResponderEliminar
  3. Teodora
    Ticiana
    Tirza

    Teodoro
    Tiago
    Tomé
    Tomás

    ResponderEliminar
  4. Respeito o seu gosto, mas Tristão? Nossa, no Brasil soaria muito estranho :( Como se fosse o contrário de "Alegrão"

    rs

    ResponderEliminar
  5. Teodora
    Teresa

    Teodoro
    Teófilo
    Tristão

    ResponderEliminar
  6. Teresa, Tatiana e Talita. Tiago, Tomás, Tobias e Téo.

    ResponderEliminar
  7. Ah, para mim, é inimaginável Tristão....

    ResponderEliminar
  8. Teodora
    Tamara
    Tulipa
    Teresa

    Teodoro
    Tomas
    Tobias
    Tome
    Tristao

    ResponderEliminar
  9. - Teresa, Titânia, Tamara
    - Tomás

    ResponderEliminar
  10. Teresa

    Tristão
    Tomé


    Acho um pouco enjoo tanto Tiago... Nunca gostei muito.

    Tristão é um nome bastante europeu e conhecido lá fora por Tristan. Não há nada de mal, mas sim, nem toda a gente tem a mesma sensibilidade e iria fazer piadinhas fáceis.

    ResponderEliminar
  11. Aqui no Brasil, de fato, não temos "lista de nomes permitidos". Contudo, devíamos cumprir o que preceitua o Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa, em suas instruções para a Organização do Vocabulário Ortográfico, no item XI, relativamente a Nomes Próprios: "Os nomes próprios personativos, locativos e de qualquer natureza, sendo portugueses ou aportuguesados, estão sujeitos às mesmas regras estabelecidas para os nomes comuns". Ocorre que neste país não existe órgão que fiscalize o cumprimento desse dispositivo legal, daí as "invenções".

    ResponderEliminar
  12. Isso mesmo, se o dispositivo legal fosse cumprido pelo governo, cartórios, com a participação efetiva dos pais, no Brasil só existiria nomes (Luís, Filipe, Teresa, etc.) e sobrenomes (Morais, Sousa, etc.) grafados corretamente.

    ResponderEliminar
  13. meninas: teresa, tila, tâmara, taís, tulipa.
    meninos: téo, tarso, tomás, terence, tito.

    ResponderEliminar
  14. Alegrão = Tristão

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  15. Ah, também gosto de Tales para meninos.

    ResponderEliminar
  16. Em relação à grafia de nomes próprios, não vejo nenhum problema na perpetuação de antigas formas como Luiz ou Tereza. Em vez de empobrecer, acho que enriquece. Felipe, por seu turno, é a grafia espanhola. Qual o problema de se optar por Felipe em vez de Filipe? O Brasil sofreu ao longo dos séculos ondas migratórias diversas o que explica a maior diversidade de nomes próprios e formas de os grafar que em Portugal, que não tem tradição de receber imigrantes.

    ResponderEliminar
  17. Deve-se partir do princípio que o idioma oficial do Brasil é o português. As demais grafias é só para os casos de dupla nacionalidade. É assim que acontece no Brasil? Lógico que não, e foi isso que foi abordado.

    ResponderEliminar
  18. Teresa
    Taís
    Tulipa
    Ticiana
    Teodora

    Tiago
    Tomás
    Tobias
    Teodoro
    Tristão

    ResponderEliminar
  19. Sou brasileiro, e por capricho de minha mãe eu e meus irmãos temos nomes grafados conforme às regras da língua portuguesa, a saber: Filipe, Mateus e Sofia. Na época em que nasci, meu pai desconhecia as variantes portuguesas, apesar de ser graduado. Então na concepção dele, usar as grafias estrangeiras, assim como "enfeitar" os nomes era considerado "chique" e natural, mesmo porque os cartórios, até na data atual, efetuam o registro conforme a vontade dos pais. Com os sobrenomes Santos Nascimento, ainda bem que não consta nos meus documentos Felipe, Fillipo, Philip, etc.

    ResponderEliminar
  20. A letra T me fascina tanto, que dos nomes sugeridos só não gostei de Tristão, porque o associo à tristeza (já o conhecia da obra Tristão e Isolda, mas está fora de cogitação). Li no comentário sobre gêmeos os nomes Tales, Túlio e Tércio. Gosto dos três, como não pretendo repetir letra inicial, opto por Tales, apesar de gostar mais de Tércio, porém o significado é "terceiro filho", assim não faz sentido ser o nome do primeiro filho.

    ResponderEliminar
  21. Foi uma sorte acessar este blog. Procuro nome para menina com a letra T e estamos quase decididos a escolher Ticiana.
    OBS>: Também sou muito rigorosa com a grafia. Até a década de 1930 era correto escrever pharmacia, lyrio, diccionario, prompto, em vez de farmácia, lírio, dicionário e pronto. Os nomes próprios também sofrem as mesmas alterações, ocorre que há 'preguiça' dos falantes de se adaptar às novas regras (no Brasil).

    ResponderEliminar
  22. Tomé pra mim é nome de cachorro, desculpe.

    ResponderEliminar
  23. Tacio,Tales,Tairo,Theylon acho esses nome lindos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)