Noemi

26.11.13


Ao pesquisar sobre o nome Noémia, tive uma agradável surpresa ao ler que se tratava do "aportuguesamento de Noemi". Ora, se há coisa que não me costuma agradar são os aportuguesamentos, então senti-me mais aliviada por gostar muito mais da versão internacional do que da portuguesa - versão esta que, felizmente, é aprovada em Portugal, com e sem acento. Noemi ou Noémi vem do hebraico Naami e significa algo entre "amável" ou "minha adorada". Não sei se estarão relacionados mas Nami também é um dos nomes femininos aprovados no nosso país - e em japonês significa "onda". 
Na minha opinião, Noemi é um nome muito fofinho e acho-o perfeitamente adequado para uma menina nascida em 2014. Curiosamente, também li que, no Antigo Testamento, Noemi era uma mulher da tribo de Benjamim, e não é que acho que Noemi e Benjamim são um parzinho perfeito? 
Em 2012, Noemi foi registado apenas treze vezes em Portugal, mas consta da lista de nomes mais populares na Suiça. Em 2014, o número de registos por cá baixou para nove. 
Incluiriam-no na vossa listinha de nomes recomendados para 2014?

12 comentários :

  1. Noémia é o nome da minha avó e do que sei foi um nome muito usado no passado, não é difícil encontrar uma avózinha Noémia e é um nome Português! Desculpe contraria-la... Mas também pesquisei.

    ResponderEliminar
  2. Rute, mas eu não disse que Noémia não é a versão mais comum em Portugal, disse apenas que prefiro a internacional :)

    ResponderEliminar
  3. Não é a questão de ser a mais comum, é que disse que é um aportuguesamento? Como assim? Em nada se assemelha àquelas coisas como Quevim .
    É a versão portuguesa de Noemi, tal com Benjamim é a versão portuguesa de Benjamin.
    "Aportuguesamento" não...

    ResponderEliminar
  4. Precisamente por ser inesperado é que disse que fiquei espantada por ser assim descrito [no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa].

    ResponderEliminar
  5. Em Noemi só me faz impressão a falta de acento... mas de resto é 'bónito'! :p

    ResponderEliminar
  6. Gosto. Acho suave e romântico. Tb gosto do diminutivo Emi.

    ResponderEliminar
  7. Noemi é bonito. É mais delicado que Noémia. Tmb gosto de Nami não sabia que era aprovado em Portugal.

    Naomi é aprovado?

    ResponderEliminar
  8. Mia, Naomi está na lista dos proibidos, mas é considerada uma versão de Noemi!

    ResponderEliminar
  9. o meu nome é Noemi...tenho já 26 anos e AMO chamar-me assim =)

    ResponderEliminar
  10. Adoro Noémi (com acento), adoro mesmo de coração. Acho um nome muito delicado e querido. Consigo imaginar uma menina super amorosa! Dava a uma filha, sem sombra de dúvidas :D

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)