Nomes compostos... verdadeiros

em 05/09/12

Em Agosto do ano passado, a Sónia lembrou-se de procurar as listas de admitidos no ensino pré-escolar e passei um bom bocado a ler todos aqueles nomes. Uma vez que está prestes a começar mais um ano letivo, resolvi repetir a experiência e, baseando-me nas listas de 25 agrupamentos de escolas de todo o país, compilei uma lista de nomes compostos. 
O resultado pode ser consultado aqui e dá-nos uma perspetiva real dos nomes compostos escolhidos para as crianças portuguesas. Há combinações muito interessantes e outras que não são tanto, mas acaba por ser uma boa base de dados para quem prefere nomes compostos mais normais do que aqueles que eu costumo sugerir! 

17 comentários:

  1. Muito interessante! Quer o meu, quer o do meu irmão estão na lista =P
    Nunca julguei foi que Alexandra como segundo nome fosse tãooo popular.. =/

    ResponderEliminar
  2. Olá boa noite

    Encontrei o blogue enquanto procurava por significados de alguns nomes próprios para a minha segunda filha que deverá nascer por altura do Natal. É que desta vez a tarefa parece muito mais difícil do que quando nasceu a minha primeira filha que se chama Madalena. Desde sempre soube que se tivesse uma filha iria dar-lhe o meu nome preferido, Madalena. Não gosto de segundos nomes por isso ficou só Madalena. Desta vez, vejo-me num dilema, não tenho mais nomes "preferidos". Gosto de Clara mas a sonoridade tende a lembrar-me muito Lara do qual não gosto, gosto de Benedita mas acho a combinação com Madalena demasiado religiosa, de Luísa e mais ainda de Maria Luísa embora tenha tendência a associar o nome Luísa a uma colega de faculdade com quem não tive uma boa experiência, resta-me Carolina nome que sempre gostei mas que se tornou cada vez mais vulgar com o passar dos anos, não morro de amores por Maria Carolina mas acho fofo para uma bebé, além disso é o nome de uma avó muito querida que morreu quando eu ainda era pequena. O marido para complicar ainda sugeriu um nome invulgar mas que me desperta uma certa curiosidade, Luz, mas sem o apêndice de Maria que embora não adore sempre sou capaz de tolerar em algumas conjugações. E portanto estamos assim: Clara, Benedita, Maria Luísa, Maria Carolina e Luz. Será que pode aconselhar-me qual a melhor combinação? Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Vera! Muitos parabéns pela gravidez, desejo-lhe muita saúde e felicidades! :)

    Começo por frisar que gosto das suas opções. Luísa é um dos meus nomes preferidos, sem dúvida, e gosto muito de Benedita, apesar de estar a ficar demasiado trendy.
    Luz é o menos convencional e imagino-o mais próximo de Clara do que de Madalena, mas não me parece uma escolha descabida!

    A sua situação é bastante comum: muitas mães já me disseram que "gastaram" o único nome de que gostavam no primeiro filho e depois não conseguem encontrar "o tal".
    Como não tem mais "nomes preferidos", a ideia de usar o nome da sua avó parece-me muito pertinente, especialmente porque é um nome que lhe agrada. Parece-me que combina muito bem com a delicadeza de Madalena! Tem o meu voto! :D

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez, uma pesquisa muitíssimo interessante, que li com deleite. Penso que há combinações de nomes compostos belíssimas e outras que nem por isso. Há nomes que valem sozinhos, outros que só têm a ganhar com um segundo nome. Bem, algumas das combinações são mesmo surpreendentes! Parece que os pais portugueses ainda gostam de nomes compostos! Obrigada pela trabalheira!!!

    ResponderEliminar
  5. Existem verdadeiras surpresas, nomes que nunca tinha pensado coexistirem juntos, tanto no bom como no mau sentido. Tomei nota de várias bons exemplos de nomes compostos e também daqueles cujo o gosto não se identifica com o meu. Adorei Pedro Afonso, acho lindo. Surpreenderam-me os nomes religiosos: Lázaro Gabriel, Salvador de Jesus, Rafael dos Anjos, Salomão Emanuel. Chamou-me a atenção os nomes femininos com um segundo nome masculino e vice versa, como Lua Rodrigo. (Vemos essa tendência internacional, e aqui alguns seguidores começam a ousar um pouco). Já nos nomes femininos chamou-me a atenção a conjugação de nomes mais vintage com os nomes "modernos" ou que soam a moderno, como Ema Felismina, Anastácia Zoé, Angélica Luana, Bárbara Carina, Camélia Andreia, Lia Evangelista.

    É verdade, que trabalheira... mas é uma ferramenta optima para quem procura as combinações reais!

    ResponderEliminar
  6. Esqueci-me de referir o nome que mais me surpreendeu: Flor de Maria que para mim é uma conjugação quase publicitária.

    ResponderEliminar
  7. Combinações fantásticas:

    Afonso Baltazar
    Diego Ariel
    Francisco Gastão
    Júlio Ari
    Tito Leonardo


    Anastácia Zoé
    Carmén Ilana
    Ema Felismina
    Emília Gabriela
    Eva Lia
    Isabela Victória
    Isis Mei
    Lausa Isabela
    Flor de Maria


    Combinações desastrosas:

    Mário Martim
    Sandro Leonardo
    Camélia Andreia
    Cassandra Cláudia
    Lara Luana
    Laurinda Laura (??????)
    Samara Sara (????)
    Tatiana Taís

    ResponderEliminar
  8. Olá ! Estou grávida de um menino que nascerá em Dezembro e (AINDA!) estamos indecisos com o nome. Será um Matias ou um Mateus... o problema é que gostamos bastante de ambos os nomes e não há forma de nos decidirmos... não nos quer ajudar com um duelo entre estes dois nomes ?

    Obrigado e parabéns pelo site !
    uturos papás

    ResponderEliminar
  9. Flor de Maria é poético! Acho encantador.

    ResponderEliminar
  10. Fiquei curiosa com Flor de Maria. É possível qualquer nome ser De Maria?!

    Eu gostava que a minha filha fosse Violeta Maria, mas se pudesse ser Violeta de Maria, acho ainda mais lindo.

    ResponderEliminar
  11. Partilho da sua dúvida! Flor de Maria é considerado conjunto onomástico e é aprovado; Inês de Maria é aprovado mas sem referência a conjunto onomástico e Graça de Maria não é aprovado...

    ResponderEliminar
  12. vera, tb encontrei esse blog quando procurava o nome da minha filha na gravidez! :)

    Antes de mais PARABENS!

    Maria Carolina é bonito sobretudo pela historia mas gosta tb de Luisa.
    Madalena tb fica bem com Ema:)

    ResponderEliminar
  13. eu nao sou grande fã de nomes compostos alias os meus tem ambos so 1 nome:
    -Martim
    -Ema

    Mas tem ai umas perolas raras...alias nunca pensei que podiam conjugar Martim com outro nome...e continuo a achar que nao fica bem
    Quanto as Emas..

    Nao conhecia o nome Verona, até é bem giro

    Mas apesar de tudo gostei do Joao Valentim

    ResponderEliminar
  14. Vejo que os portugueses estão a ficar originais, achei muita piada ás combinações. (:
    E vejo que como 2º nome Alexandra está a perder popularidade, e ao contrário do que esperava o meu nome não aparece aí (Sara Alexandra)

    Vera: Salomé combina com Madalena, e pelo menos eu acho que é um nome engraçado e bonito. (:

    ResponderEliminar
  15. Já tinha visto este port na altura em que foi publicaado mas hoje (não sei bem porquê) vi-o outra vez e algumas das combinações são fantásticas, outras são um autentico desastre. Destaco as seguintes pelas piores razões:
    -Maria de Gala
    -Olga Fabiana
    -Rafaela Evangelina
    -Laurinda Laura, Samara Sara
    -Maria Ferreira, Joana Costa, Costança Cunha (eu nem sabia que eram aprovados como nome próprio)
    -Madalena Engrácia
    -Éris Suati (????)
    -Anastácia Zoé
    -Salumão Emanuel
    -Quévin Átila
    -Ladislau Filipe (Ladislau????)

    Os que mais me chamaram à atenção por serem combinações improváveis mas que gostei foram:
    -Lia Miguel
    -Ísis Mei
    -Constança Paz (eu nem gosto muito de Constança mas adorei a combinação)
    -Vitor da Luz (não gosto de Vitor mas gostei de ver um nome masculino seguido de ''da Luz'')


    Tudo isto para dizer que os nomes compostos têm de ser muito bem pensados e que nem todas as combinações ficam bem.

    ResponderEliminar
  16. Filipa, creio que Maria Ferreira, Joana Costa e Constança Cunha foram nomes que me escaparam, porque à partida serão apelidos e não deveriam estar na lista...

    ResponderEliminar
  17. Nós gostamos mesmo de conjugações neste país, é impressionante. Eu sou uma das poucas pessoas que conheço que não tem segundo nome e ainda bem! O meu problema com as conjugações é que ou a pessoa tem muito bom gosto ou joga pelo seguro. Caso contrário, surgem aberrações autênticas e desastrosas. Quando passo os olhos pelas listas de nomes compostos registados quase me dá uma coisinha má com tamanha parolice que observo.

    Ora, do caldeirão do desastre, as combinações que até me agradam:

    - Meninos: Afonso José, Breno Duarte, Carlos Alberto, Eduardo António, Francisco José, Guilherme José, Henrique Afonso, João Afonso, Mário Afonso e Miguel José

    - Meninas: Ana Clara, Ana Teresa, Beatriz Gonçalo, Flor de Maria, Francisca Leonor, Francisca Tomé, Júlia do Carmo, Maria Afonso, Maria Antónia, Maria Benedita, Maria Clara, Maria Eduarda e Maria Helena

    Combinações que acho parolíssimas:

    - Meninos: Alexandre Cláudio, Ângelo Patrício, Dário Vítor, David Micael, Diego Armando, Fábio César, Hélder Micael, Henrique Santiago, João Maria, Josué Alexandre, Ladislau Filipe, Mário Paulo, Mateus Roberto, Miguel Ângelo, Nelson Rafael, Salomão Emanuel, Sandro Miguel e Sebastião Maria

    - Meninas: Anastácia Zoé, Angélica Luana, Antónia Marisa, Bárbara Carina, Bruna Yasmin, Camélia Andreia, Carina Isabel, Carmén Ilana, Clara Patrícia, Elisabete Raquel, Éris Suati, Gabriela Margarida, Índia Alexandra, Ingrid Luana, Isa Carina, Isis Mei, Janine Cristina, Juliana Andreia, Lara Cristiana, Laurinda Laura, Leonor Adriana, Luana Natacha, Luna Letícia, Mariana Soraia, Nadine Cristina, Nicole Melánie, Samara Sara, Sandra Vanessa e Tatiana Yara

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)