Ester

6.9.12


Parece-me que chegou a altura perfeita para repensar o uso de Ester. No meu ponto de vista, não destoa de outros nomes presentes no top 50 de 2011, como Laura, Alice, Eva, Clara, Vitória & Ema e até poderia ser um bom nome para a irmã mais nova da Leonor
Ester é uma figura importante da Bíblia, uma bela jovem judia que se tornou rainha da Pérsia. Aliás, em persa, Ester significa "estrela" mas, aparece muitas vezes associado "mirto" ou "murta", que é o significado de Hadassa, o equivalente hebraico de Ester. A planta murta era uma das favoritas de Vénus e Afrodite, e servia - e serve - para enfeitar as grinaldas das noivas.
Ester é um dos nomes terminados em -R mais agradáveis ao meu ouvido e já foi registado 30 vezes durante o ano de 2011. 

Neste momento, está a decorrer o US Open de Ténis, cuja vencedora, em 1959, 1963, 1964 e 1966, foi a brasileira Maria Esther Bueno. 

16 comentários :

  1. Só conheço uma Ester e tem cerca de 50 anos. Acho um nome muito clássico, próximo de um dos meus preferidos, que é Salomé.

    ResponderEliminar
  2. Ester é um nome muito distinto, tal como Estela. Gosto de ambos e são perfeitamente usáveis. Para mim Ester é um dos nomes que considero chique (no melhor sentido possível).

    ResponderEliminar
  3. Conheço uma Ester nascida em 2011 :) Adorei a escolha da minha antiga colega de trabalho para a filhota. Nome com forte significado e que encaixa perfeitamente na bébe. E claro que foi uma lufada de ar fresco no meio de tantas Matildes e Marias que também nasceram naquela altura...

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Ester!
    É forte e marcante.

    Combinações:
    Violeta Ester
    Mariana Ester
    Lana Ester
    Ester Margariga
    Ester Beatriz
    Ester Alexandra

    Gémeos:
    Ester & Lianor
    Ester & Olavo

    Trigémeos:
    Ester & Estela & Estrela
    Ester & Estela & Olavo
    Ester & Eduardo & Eurico

    ResponderEliminar
  5. Meu nome é Esther, eu até acho ele bem elegante, bem diferente e bem forte, sou uma garota especial(tenho uma doença, mas relaxem não é mortal mas rara é difícil de tratar) e minha mãe sempre diz que um nome diferente para uma garota diferente, mas as vezes fico pensando se não é por causa do nome que tenho isso. . . isso me deixa bem abalada.

    ResponderEliminar
  6. Eu amo o nome Ester, e também gosto muito de Stela

    ResponderEliminar
  7. Olá Filipa gosto muito do nome Ester mas só consigo pensar em Maria Ester e Ana Ester e não consigo fazer uma composição com um nome mais moderno tipo Ester Alexandra ou Ester Mariana. Penso que Ester é um nome clássico e a minha combinação preferida é mesmo Maria Ester. As pessoas ao meu redor consideram um nome de velhinha e comentam logo que preferem Leonor, Beatriz ou outro nome mais usado na atualidade. Quero fugir desses nomes, não que os ache feios mas porque estão muito marcados. Quando penso num nome para um bebé penso que deve soar bem enquanto criança mas fundamentalmente enquanto adulto. Por exemplo, sem querer ofender ninguém, seria incapaz de escolher um nome tipo Teresinha ou Rosarinho preferia Teresa ou Rosário porque imagino uma mulher ter de se apresentar por exemplo, profissionalmente, como Teresinha e as pessoas pensarem naturalmente que aquela pessoa se chama Teresa. Acho que retira alguma credibilidade a um adulto.
    Enfim sugestões agradecem-se.

    ResponderEliminar
  8. A grafia Esther não é aprovada?

    ResponderEliminar
  9. Mariana, na lista do IRN, Esther está listado como proibido.

    Para mim, Maria Ester é uma boa combinação para os dias de hoje, porque não há nome mais adequado para esta geração do que Maria, enquanto que Ester é uma escolha inesperada e já se afasta dos mais comuns Maria Inês ou Maria Leonor.

    Quando penso em nomes do mesmo estilo de Ester e que se adequem aos critérios que indicou, ocorrem-me:

    Alice
    Áurea
    Benedita
    Cecília
    Eduarda
    Elisa
    Flora
    Guiomar
    Irene
    Júlia
    Marcela
    Salomé







    ResponderEliminar
  10. Eu gostei de Júlia, Elisa, Eduarda, Cecília, Flora e Marcela.
    Muito obrigada Filipa.

    ResponderEliminar
  11. Já estava tao certa do nome Ester que escolhi para a minha filha mas agora estou com duvidas. Será um nome demasiado conotado com a sua origem ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem se interessa por antroponímia conhecerá certamente a ligação mas não o acho "demasiado" conotado!

      Eliminar
  12. Esther Isabella é a combinação mais LINDA e única do que Maria Ester que alem de levar um dos nomes mais comuns ainda mascara um nome lindo e único como Esther!!

    ResponderEliminar
  13. Ester Emanuely combina ??

    ResponderEliminar
  14. Filipa quantas Esteres foram registadas em Portugal em 2014?

    ResponderEliminar
  15. Olá pessoal! Minha filha nasceu em 2015 e se chama Ester, o que tem de doce e inteligente, tem de determinada e persistente.... sabe o que quer e insiste nisso. Admiro muito sua personalidade!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)