Pedido especial aos progenitores da Letícia

em 04/05/12

Antes de mais, parabéns, escolheram um nome muito bonito para a vossa bebé. E eu sei que ela é vossa e que, parecendo que não, isso vos dá legitimidade, mas gostaria de vos pedir que não pronunciassem o nome acentuando o primeiro "E". Reparem: o acento está no  primeiro "I". E dizer Létícia é meio caminho andado para que dentro de pouco tempo, metade da população deteste esse nome. Vide Vánéssa, Márina e Dénise.
Agradecendo antecipadamente a atenção, despeço-me, certa de que reflectirão sobre o assunto,
Filipa

10 comentários:

  1. Concordo em absoluto :D o nome Letícia é lindo, mas Létícia bah... se bem que nunca ouvi ninguém a dizer Létícia... mas também acho que não conheço nenhuma Letícia, logo não sei bem como os pais das meninas com este nome dizem ;)

    ResponderEliminar
  2. Ahah isto só me lembra a reportagem que deu na TV quando saiu a notícia da lista encabeçada por Maria e Rodrigo, em que uma mãe dizia Létícia. É um nome bonito sim, mas acentuado assim fica malzito..

    ResponderEliminar
  3. Considero Letícia um nome bonito e graças a Deus nunca ouvi ninguém pronunciar "Létícia". Ele há cada um/a... Saibam pronunciar correctamente os nomes que dão aos filhos, é também o meu apelo ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu ouvi pai e mãe a chamarem a menina assim :(
    Em contrapartida, no mesmo dia, ouvi chamar pelos irmãos Manuel & Vitória e a menina já teria mais de cinco anos!

    ResponderEliminar
  5. LooooL
    Bem, tenho uma sobrinha com 13 anos, fruto de mistura brasileira (meu cunhado) com portuguesa (minha irmã). Ele chama-a Léticia (influências do sotaque do nordeste brasileiro), nós chamamos Letícia. A verdade é que ele registou-a Leticia, sem acentos... pergunto quem estará certo? ;)
    Beijinhos e Obrigada
    Carla

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Compotinha :)

    Sinceramente, no meu entender, em português nunca se pode ler Léticia. Se uma palavra não tem acentos, por regra acentua-se a penúltima sílaba (à excepção de quando a última acaba numa consoante, por exemplo Vítor, tem de ter acento porque senão ler-se-ia Vitór). Neste caso Leticia (sem acento)devia ser dito Leticía...

    Agora se o nome noutra língua diz-se Léticia e se escreve sem acento, isso já não sei...

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Xoru!
    Concordo plenamente, acho que em bom português sempre se dirá Letícia, ela (a Letícia) também detesta quando lhe chamam Léticia, o que nesta zona do país ainda acontece muito, por causa da pronúncia... ;) coitadinha!

    ResponderEliminar
  8. Conheço uma Letícia com 6 anos e seria uma boa escolha para uma segunda filha. Tenho uma filha chamada Jessica com 3 anos

    ResponderEliminar
  9. Pois, concordo plenamente...
    A minha filha mais nova chama-se Letícia e é perfeitamente irritante ver que há quem não saiba ler... Sempre que posso, acentuo o facto de se pronunciar "Le" e não "Lé"...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)