Olhando para a lista portuguesa dos cem nomes mais registados em 2011, é fácil encontrar alguns que se tornaram ainda mais populares por influência brasileira. No caso dos meninos, apostaria em Gabriel, Lucas, Leandro, Diego, Mateus, Artur, Ivan, Edgar, Enzo, Fernando, Mauro, Emanuel, Marcos, Davi, Wilson, Flávio, Denis e Raúl. O conjunto Gabriel, Lucas, Diego e Mateus é capaz de levantar mais dúvidas mas, lendo-o, eu pensaria de imediato que estávamos perante quatro irmãos brasileiros.
Em relação às meninas, aponto Luana, Gabriela, Letícia, Camila, Nicole, Alícia, Júlia, Victória, Adriana, Juliana, Yasmin, Letícia, Débora, Isabela, Lorena e Viviane.
Não me interpretem mal: não vejo nenhum problema na influência da imigração, especialmente quando essa influência é muito positiva! E este fenómeno também não é recente, nem estes nomes entraram no circuito dos nomes portugueses apenas há uns meses. Também sei que muitos pais não têm contacto com a comunidade brasileira e que, portanto, argumentarão que não corresponde à verdade mas se analisarmos bem, estes nomes não se enquadram naquilo que os portugueses têm procurado nos últimos dez anos: nomes antigos, fortemente associados à monarquia, que tinham deixado de se ouvir em força, mas que nunca foram postos de lado por uma determinada parcela da sociedade.
Adoraria ter estatísticas oficiais do Brasil mas, não tendo, contento-me em olhar para os dados do Baby Center que, apesar de não serem exactos, reflectem com muita clareza os nomes que são tendência: Davi (2.º); Gabriel (3.º), Lucas (5.º), Matheus (6.º), Enzo (13.º); Júlia (1.º), Isabella (3.º), Yasmin (12.º), Gabriela (13.º), Letícia (21.º), Nicole (24.º), Lorena (31.º).
Como apreciadora de nomes, aborrece-me sentir-me quase que obrigada a escolher um nome a partir de um grupo restrito de reis e rainhas, e fico muito satisfeita com esta influência que vai abrindo o leque de escolhas e que vai habituando os nossos ouvidos a outras sonoridades.
Por isso, declaro aberto o Post do Brasil: partilhem connosco os nomes usados pelos brasileiros, sejam eles comuns ou mais estranhos, muito populares ou muito raros. O objetivo passa por reunir um grande número de nomes, para que possa criar uma lista de nomes brasileiros, que tornaria o blog muito mais completo.
Excelente ideia :) Eu há pouco conheci uma senhora de 20 e pouco anos chamada Olívia, e a sua filha de três anos chamada Júlia :)
ResponderEliminarBtw, o nome Emília também entrou à pouco na minha lista de nomes preferidos :)
ResponderEliminarSim eu também acho que há muitos nomes que entram por influência brasileira. E enquanto uns podem ser chamados nomes "brasileiros" outros são totalmente portugueses só que entraram em desuso e agora resusgiram e acredito que possa ter dito um contributo brasileiro.
ResponderEliminarO caso de Gabriel, nunca tinha pensado nisso, mas agora que penso, tive um colega Gabriel na faculdade que era brasileiro... realmente sem ser esse nunca conheci um Gabriel da minha idade... apenas ouvia falar de Gabriel em pessoas mais velhas e mesmo assim raramente...
Pena os brasileiros não terem contribuído também para o resurgir de Fernanda :( Ah e já agora no outro dia no facebook vi que um antigo colega tem um sobrinho chamado Enzo, esse meu colega era de origem cabo-verdiana, não sei de onde são os pais do Enzo... mas parece mesmo que está a surgir, embora eu pessoalmente não goste...
Mas os Brasileiros também usam muito o Beatriz - está em 10º lugar no top. Acho que de brasileiro não tem nada. Será influencia portuguesa?
ResponderEliminarEu conheço um menino de 4 anos chamado Gabriel, e realmente na altura achei uma escolha "diferente" (tendo em conta que as primas são Maria e Sofia).
ResponderEliminarMas eu não associaria Gabriel/a ao Brasil, pela simples razão da minha avó materna se ter chamado assim. Na minha cabeça sempre foi um nome português de "avózinha". Mas há sempre a novela 'Gabrieeeeelaaa' =P
Regra geral não morro de amores por nomes "brasileiro". Dos masculinos que a Filipa referiu, só gosto mesmo de Gabriel, os outros roçam o "não gosto mesmo nada pá..". Das meninas já engraço com mais alguns, mas Yasmin, Juliana, Adriana (lá está, o -ana), Nicole, Débora.. Nahh =/
Nomes masculinos que vi hoje, respeitando as grafias:
ResponderEliminarAdolfo
Adriano
Afonso
Aguinaldo
Alberto
Aldo
Alexandre
Amir
Anderson
André
Ângelo
Anselmo
Anthony
Antônio
Apolo
Armando
Armindo
Arnaldo
Ary
Átila
Aurélio
Benício
Benjamim
Bernardo
Bóris
Breno
Caio
Caíque
Camilo
Cândido
Carlos
Carlos Eduardo
Cassiano
Cássio
Cauã
Celso
Cláudio
Clementino
Cosme
Dalton
Daniel
Danilo
David
Denis
Deyvson
Diogo
Dionísio
Edson
Eduardo
Elias
Emílio
Ênio
Eriberto
Ernesto
Evandro
Fabiano
Fábio
Fausto
Felipe
Flávio
Floriano
Gael
Geovani
Geraldo
Gerson
Gil
Gilberto
Gilmar
Giovani
Guilherme
Gustavo
Haroldo
Heitor
Hélder
Hélio
Henrique
Hermano
Hugo
Humberto
Ismael
Ítalo
Ivan
Ivo
Jackson
Jaime
Jairo
Jalisson
Jandir
Jefferson
João
João Henrique
Joaquim
Joel
Jofre
Jonatã
Jorge
José
José Victor
Juan
Júlio
Júnior
Kaíque
Kauã
Kawan
Kleber
Lauro
Lázaro
Leonardo
Leopoldo
Lorenzo
Luan
Luca
Luciano
Lúcio
Luigi
Luiz
Malvino
Marcelo
Márcio
Marcos
Mário
Matheus
Maurício
Miguel
Milton
Murilo
Nélson
Nicola
Orlando
Óscar
Osmar
Otávio
Paulo
Quintino
Rafael
Raphael
Raúl
Reginaldo
Régis
Reinaldo
Renan
Ricardo
Roberto
Rodolfo
Rodrigo
Roger
Rogério
Rolando
Rômulo
Ronaldo
Rúbens
Rui
Ruy
Samuel
Sandro
Selton
Serafim
Sérgio
Sidney
Sydney
Tadeu
Tarcísio
Teodoro
Theo
Thiago
Ulisses
Venâncio
Victor
Vinícius
Vladimir
Wagner
Waldir
William
Nomes femininos que vi hoje, respeitando as grafias:
ResponderEliminarAdelaide
Adriana
Adriane
Alessandra
Alice
Aline
Amanda
Ana Beatriz
Ana Carolina
Ana Paula
Andréa
Andreise
Ângela
Aparecida
Araci
Arlete
Bárbara
Beatriz
Bianca
Bruna
Cailany
Camila
Camilly
Carla
Carmen
Carolina
Cássia
Catarina
Cecília
Célia
Christiane
Cíntia
Clarissa
Clarisse
Cláudia
Cléo
Cleyde
Cristiana
Cristina
Cynthia
Daniela
Débora
Deisily
Denise
Dercy
Diana
Dilma
Dirce
Diva
Dóris
Elaine
Elba
Eliane
Élis
Elisa
Ellen
Eloísa
Elza
Estefani
Eva
Ewellyn
Fabiana
Fátima
Felipa
Fernanda
Flávia
Flora
Franciely
Francisca
Gabriela
Genezia
Gerusa
Gilda
Giovanna
Giselle
Gladys
Glória
Gracinda
Grazianny
Graziela
Guilhermina
Helena
Heloísa
Henriqueta
Hilda
Iara
Ida
Inês
Ingrid
Iracema
Irene
Isabel
Isabela
Isadora
Isaura
Isis
Isolda
Ítala
Ivani
Ivete
Jaciara
Jacira
Janaína
Jandira
Janice
Jaqueline
Jeovanna
Jéssica
Joana
Joelly
Joelma
Jossara
Júlia
Juliana
Jussara
Karina
Kauani
Kayanne
Lais
Laisa
Laíza
Lana
Larissa
Laura
Lavínia
Léa
Leandra
Leila
Lélia
Leona
Leonor
Letícia
Lia
Liana
Lícia
Lídia
Lidiane
Lígia
Lília
Lilian
Lindalva
Lisandra
Liza
Lua
Luana
Lucélia
Lúcia
Luciana
Luciene
Ludmila
Luiza
Lurdes
Mabelly
Magali
Maiara
Maira
Maísa
Maitê
Manoela
Manuela
Mara
Marcela
Márcia
Mariana
Marília
Marina
Marisa
Marisol
Marjorie
Maura
Mayara
Mayra
Mayse
Mel
Michelly
Milena
Mirela
Miriam
Mônica
Monique
Myriam
Nádia
Naiara
Nair
Narjara
Natália
Nayara
Neusa
Neuza
Nicole
Nídia
Nina
Nívea
Norah
Norma
Odete
Olívia
Olívia
Paloma
Paola
Patrícia
Pérola
Pietra
Priscila
Rafaela
Raika
Raissa
Raquel
Rayane
Rayssa
Rebeca
Regiane
Regina
Renata
Rita
Roberta
Rosana
Rose
Ruth
Sabine
Sabrina
Samara
Samia
Sandra
Sara
Sílvia
Simara
Simone
Solange
Sônia
Sophia
Sophie
Soraia
Soraya
Suele
Susana
Suzana
Tainá
Taina
Taís
Taísa
Taíssa
Tânia
Tássia
Tatiana
Telma
Teresa
Tereza
Thaís
Thaíssa
Valentina
Valéria
Valquíria
Vanda
Vanessa
Vera
Violeta
Viviane
Wanda
Wilma
Yara
Yolanda
Zaira
Zilda
Beatriz é popular no Brasil há vários anos, tal como o composto Ana Beatriz, mas não sei se haverá influência portuguesa ou não...
ResponderEliminarO que eu costumo dizer é que as mamãs portuguesas que viram a novela Felicidade em criança, resolveram dar o nome da menina protagonista às filhas - a pequenita era "Bia"...
Não conheço muitos brasileiros, mas conheço uma família com filhos: Rosani (mãe) e Ricardo (pai) têm dois meninos: António Carlos e Ricardo, pelo que tratam o pequenino por Júnior. Se tivessem sido menina, seriam Victória (ela sempre me disse que era com o «c») e sei que a sobrinha dela se chama Ana Carolina.
ResponderEliminarA minha esteticista, também brasileira, chama-se Kelly.
Assim, associo aos brasileiros (e apenas devido à minha pouca experiência) nomes compostos com «ar de novela», nomes estrangeiros sem pais/ligação ao país de origem do nome, grafias invulgares e chamar Júnior aos filhos. Porém, como disse, a minha experiência é limitada...
Ah, lembrei-me agora que conheço uma rapariga casada com um brasileiro. O marido chama-se Juliano e têm um menino chamado Enzo!
ResponderEliminarEngraçado.. não gosto mais de Emilia pelo mesmo motivo q vc gosta do nome, o Sítio, rs...
ResponderEliminarBem, amo os nomes brasileiros, gosto de ver ousadia e fico curiosa com as grafias, chegar numa sala de 40 alunos e não ter nenhum nome repetido é fantástico :P (isso aconteceu na faculdade)
Tenho um monte de amigas grávidas e virão Awany Júlia, Guilherme, Helenita, Jean Marc (pai francês), Fernanda, Mariana e as outras não decidiram ainda :)
Não acredito que Beatriz tenha aparecido por causa dessa novela.
ResponderEliminarNesse caso de onde surgiu o Matilde e Leonor? Acho que os 3 surgiram na mesma altura e vieram do mesmo sitio , do fundo do baú.
Acho Beatriz muito português e foi sem duvida um dos nomes mais populares de sempre em Portugal, por isso acredito que esta febre tenha passado para o Brasil.
Há um nome que associo sempre ao Brasil porque na escola tinha uma amiga brasileira com este nome e era a única que conhecia, chamava-se Bruna.
Conheci uns 10 Brunos, e Bruna, só aquela.
Mais uns que associo ao Brasil:
Eduarda/o
Leonardo
Rodrigo (este é porque quando chegou a febre dos Rodrigos eu só me conseguia lembrar do Rodrigo Santoro)
É engraçado ver que alguns nomes que foram referindo sao de meus antepassados tudo 100% português :P tenho um trisavô que era Gabriel, bisavó Emília, avô Rodrigo ( o nome foi dado em honra do padrinho que também era Rodrigo) , tia muito afastada Beatriz e eu sou Ana Carolina...
ResponderEliminarPor acaso um nome que ligo bastante ao Brasil é Antónia, porque nas novelas que vi na minha infância era um nome comum tal como Helena ( e também tenho primas afastadas com esses nomes). E nunca tinha conhecido nenhuma Antónia até chegar ao secundário e ter 2 professoras chamadas Maria Antónia.
Um nome que não aprecio muito é Fernanda mas dito com a doçura dos brasileiros até acho giro e lembro-me sempre de uma actriz que entrava na Terra Nostra que se chama Fernanda ( não lembro o apelido).
Mateus ligo sempre ao Brasil por causa da dupla Lucas e Mateus, e depois nomes mais "exóticos" quando surgiram por cá como Luana,ou então Givanildo ( como o grande Hulk ;) ). Só por poderem registar o nome Sophia já vos acho uns sortudos :D
Patrícia, as crianças também parecem gostar muito dessa diversidade, não é? (só tivemos esta conversa por email, mas acho que é uma informação interessantíssima!)
ResponderEliminarAna, tenho imensa pena de não possuir dados em relação ao final dos anos 90, início dos 2000, portanto é muito possível que eu esteja totalmente errada, mas a impressão que tenho é que Beatriz se tornou popular bem antes de Leonor e Matilde; aliás, a quebra de popularidade em 2011 corrobora ainda mais a minha ideia...
Pelo que tenho visto, os nomes "antigos" brasileiros são tão comuns como os nossos! Qual foi o momento da brasileira que permitiu alterar tão profundamente a onomástica?
Mais alguns nomes, indicados no De Mãe para mãe e no Yahoo Respostas:
ResponderEliminarAlzira
Amira
Anastácia
Andiara
Anita
Antônia
Antonieta
Arlene
Armandina
Arminda
Aurélia
Balbina
Benilde
Berenice
Bernardete
Betina
Bonifácia
Brízida
Celeste
Dinorah
Dora
Eva
Florentina
Gema
Genuzia
Geralda
Gertrudes
Geruza
Ioná
Ione
Josefa
Jucélia
Lídia
Luma
Marly
Melina
Nathaly
Nazaré
Neide
Neusa
Piedade
Romilda
Ruth
Salete
Severina
Soraia
Úrsula
Veridiana
Ximena
Zélia
Adão
Alfredo
Alfredo
Alvantino
Amândio
Aristeu
Aristides
Armando
Arnaldo
Aurelino
Aurino
Benedito
Benício
Bento
Carlos
Cosme
Cristóvão
Damião
Delfim
Dimas
Diógenes
Dionísio
Domênico
Domingos
Donatilio
Elias
Esdras
Estevão
Félix
Fernão
Florêncio
Florentino
Floriano
Frederico
Geraldo
Golias
Graciano
Hélio
Horácio
Itamar
João
Joaquim
Jonas
Juan
Juradir
Lealcindo
Leon
Leopoldo
Lorenzo
Manuel
Matias
Otavio
Pedro
Raimundo
Tenório
Tobias
Não há problema em repetir, porque depois irei fazer uma lista final...
As crianças brasileiras se deliciam com os nomes diferentes, aprendem as letrinhas do nome e faz questão de lembrar.. meu nome é com 2 L's, ou meu nome é com Y... Não existe nenhum tipo de preconceito com relação aos nomes elaborados, pelo menos por parte das crianças.
ResponderEliminarEstranho aqui no Brasil NOMES Mafalda, Madilte soam como se fossem antigos, enquanto que nomes tipo Gabriel soam modernos. Acho que é invertido, rsrs. O nosso "Beatriz" daqui tem uma origem bem antiga mesmo, acho que esse nome veio até com os colonizadores, sendo assim por influência portuguesa, como vários outros. Mas é um nome que é constantemente usado, já vi senhoras, moças, bebês com esse nome. É um nome antigo mas não soa antigo, rs.
ResponderEliminarAaah, essa tal de Bruna é custume dos brasileiros de colocar nomes masculinos no feminino e vice-versa... Ex: Bruno, Bruno, Luíz, Luíza, Juliana, Juliano, etc.
ResponderEliminarNão sei por que não citam ARTHUR é um nome que vêm se tornando muito popular no Brasil, lindo, lindo esse nome. Se eu tiver um filho vou colocar...
Ola! Sou brasileira e moro no Canada. Adoro o seu blog de nomes portugueses e achei muito interessante esse topico sobre a influencia dos nomes brasileiros nos bebes portugueses. Eu estou justamente procurando resgatar as minhas raizes. Ao escolher o nome da minha filha,gostaria de um nome que imediatamente remetesse a sua origem. Meu nome eh Tamara,nome que nao eh de origem latina,aqui a maioria das Tamaras sao de origem judia ou russa. Mas confesso que eh um nome que funciona bem com diferentes linguas,como moro em Montreal,onde se fala frances e ingles,eu acho bom ter um nome facil de ser pronunciado em qualquer uma dessas linguas. Para a escolha do nome da minha filha,eu gostaria de um nome que fosse bem portugues,mas que tambem fosse pronunciavel em outras linguas,eu gosto muito do nome Emilia,como muitos citaram acima,me remete a doces lembrancas da minha infancia,quando lia as estorias do Sitio do Pica-pau amarelo. Gosto muito tambem,apesar de nao ser um nome nem um pouco popular no Brasil,mas aqui esta sendo bastante usado, do nome Dalia,eu acho forte e doce ao mesmo tempo. Gosto muito de Olivia tambem. Gostaria de ressaltar que no Brasil,o costume de colocar nomes com grafias esquisitas e estrangeirismos comecou com a influencia dos filmes estrangeiros. Hoje,os brasileiros estao mais uma vez buscando nomes mais tradicionais. Os nomes Maria e Joao,sao os nomes mais populares no momento. O nome Enzo,de origem italiana,nao eh tao popular no Brasil,como possam pensar,na verdade foi uma moda muito passageira,apos a atriz Claudia Raia e o ator Edson Celulari,colocarem no seu filho esse nome. Durante uma viagem que fizeram a Italia,Claudia estava gravida e resolveu dar uma olhada em um catalogo telefonico e achou bonito o nome Enzo. Por conta da influencia da imigracao italiana no Brasil,os nomes italianos sao muito comuns entre os brasileiros que muitas vezes nem percebem que o nome nao eh de origem portuguesa. Bruno e Bruna,Giovana,Paola,Bianca,Fabio, sao todos nomes italianos muito populares no Brasil. Hoje ha uma tendencia ao se optar,como disse antes,por nomes mais tradicionais,como o citado anteriormente Artur,nome do meu avo,por coincidencia,que vem cada vez se tornando mais escolhido. Os nomes ditos biblicos,por muitos anos figuraram entre os mais populares: Como Gabriel, Rafael,Lucas e Mateus. Eu era professora no Brasil e jamais dei aula a uma turma sem encontrar pelo menos um desses quatro ultimos nomes na minha lista de chamada. Vitor,nome do meu filho tambem eh muito usado,mas com o c,o do meu filho nao tem c,mas se tivesse colocado teria sido melhor,pq aqui no Canada eles se confundem com a grafia do nome Vitor sem c. Eu particularmente amo o nome portugues Tiago,e sei que eh um nome que com essa grafia,so eh encontrado em portugues. Tiago em ingles eh James,em espanhol Diego e em frances Jacques. Quando eu falo o nome Tiago para pessoas que falam outras linguas,existe uma unanimidade em achar o nome com o som bonito,por isso,mesmo pensando em nomes que funcionem bem em varias linguas,se estivesse gravida de um menino,pensaria em Tiago,como primeira opcao.
ResponderEliminarTamara, deixe-me dar-lhe os parabéns pela gravidez, desejo-lhe muitas felicidades!! Gostava também de agradecer as informações que deixou sobre os nomes usados no Brasil e, em especial, o esclarecimento sobre Enzo - a percepção que tenho é que era uma tendência muito forte, mas talvez isso não se tenha traduzido em número de registos!
ResponderEliminarE agora vamos lá aos nomes habitualmente usados em Portugal ao longo dos tempos:
Alice
Amália
Amélia
Antónia
Augusta
Aurora
Beatriz
Branca
Brízida
Carlota
Carmo
Catarina
Clara
Carolina
Edite
Eduarda
Elisa
Eulália
Filipa
Francisca
Frederica
Graça
Henriqueta
Inês
Isabel
Jacinta
Joana
Laura
Leonor
Lúcia
Luísa
Luz
Madalena
Mafalda
Manuela
Margarida
Mariana
Marta
Matilde
Olímpia
Paula
Pureza
Rita
Rosa
Teresa
Estes nomes são marcantes em gerações diferentes mas alguns deles são transversais. Como pretende "resgatar as origens" é sempre uma boa opção ver os nomes das rainhas e infantas portuguesas, onde pode encontrar nomes como Sancha, Micaela, Doroteia, Benedita...
Deixo-lhe dois links sobre nomes da monarquia:
http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/03/infantas-de-portugal-parte-2.html
http://nomesportugueses.blogspot.pt/2009/05/tendo-como-fonte-essa-base-de-dados-nem.html
Conheço um casal brasileiro, com 4 filhos, e adoro simplesmente os nomes.
ResponderEliminarIsadora (tratada por Dora)
Isabela (Bela)
Otávio (Tavi)
Teodoro (Teo)
Para mim não existem nomes brasileiros(sou brasileira) e quando alguém fala isso eu fico pensando como uma pessoa pode falar uma besteira dessa. Nomes brasileiros pra mim só são aqueles vindo do tupi: Thainá(Thayná), Kaue, Kaiki(é havaiano e feminino mas muito usado no brasil por masculino), Tauane e Kauã. O resto são nomes portugueses franceses ou italianos que os brasileiros usam
ResponderEliminarLua, estou muito longe de ser uma especialista em nomes mas acho que, pelo menos, o meu conhecimento está acima do nível de "besteira"...
ResponderEliminarAs listas de nomes brasileiros deste blog surgiram porque os leitores provenientes do Brasil rejeitavam bastante a lista de nomes portugueses, por não se reflectirem nela.
Basta ler uma dúzia de comentários para perceber que apesar de partilharmos a mesma língua, há diferenças abismais no que respeita aos nomes e tento, na medida do possível, colmatar essas diferenças, criando conteúdos que satisfaçam ambas as partes. Para mim, isso não é besteira!