Nomes gregos femininos e masculinos

em 22/05/12


Hoje deixo-vos alguns nomes de origem grega que constam da lista de aprovados em Portugal. A meu ver, alguns deles seriam excelentes escolhas para um menino ou menina nascidos no nosso país! 


  • Aldora - nobre, superior
  • Aléxis - defensor
  • Anteia - flor, florescer
  • Ariadne - a mais sagrada
  • Artemísia - segura
  • Athena
  • Circe - pássaro
  • Cloe / Cloé - pequeno rebento verde
  • Cora - criada
  • Dafne - loureiro, louro
  • Delia
  • Dione - deusa; de Zeus
  • Dora - presente
  • Electra -  brilhante; âmbar; amarelo
  • Eris - conflito
  • Eudora - generosa; presente generoso; liberal
  • Eulália - eloquente
  • Fedra - brilhante
  • Gaia - terra
  • Hebe - juventude
  • Irene - paz 
  • Isadora - presente de Ísis
  • Jacinta - flor de Jacinto
  • Larissa - cidadela
  • Lídia - proveniente da Lídia
  • Melinda - mel
  • Pandora - toda prendada
  • Penélope - tecelã
  • Safira - safira
  • Selene - lua
  • Sofia - sabedoria
  • Talia - florescer
  • Teodora - presente de Deus
  • André - forte e másculo
  • Alexisdefensor
  • Alexandre - guerreiro defensor
  • Apolo - o que nunca morre
  • Dionísio - deus do vinho
  • Cristóvão - o que transporta Cristo
  • Nicolas – vencedor como povo
  • Jorge – agricultor; trabalhador
  • Teodoro – dádiva ou presente de Deus

Quais são os vossos nomes gregos preferidos?

18 comentários:

  1. Nomes bem bonitos :)

    O meu favorito é Lídia e acho muito muito usável... a única Lídia que conheço tem 50 e tal anos...

    Gosto bastante de Cloe, Cora, Melinda, Penélope :)

    ResponderEliminar
  2. Cloe, Irene, Penélope. São os que gosto mais. Nomes suaves.

    ResponderEliminar
  3. É uma pena que Atena não seja aprovado... Acho perfeitamente usável em Português.
    Gosto muito de Cloe, apesar de não saber exactamente como se pronuncia em Português, eu digo Clo-í , que é a pronuncia Inglesa, porque Cloe dito da mesma maneira que "soe" ou "voe" não me parece bem...

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de Aléxis, já cheguei a usar como nick dos tempos idos do MSN e tudo =P Eu basicamente tudo o que não seja Alexandra mas tenha o "ar de" agrada-me x)
    Também engraço com Cloe, apesar de também não saber muito bem como se pronuncia e Eulália.

    ResponderEliminar
  5. Cloe, Cora, Melinda e Selene são bem bonitos, não sabia que eram aprovados em Portugal...mas ainda bem (:

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de Larissa, Isadora e Lídia nessa ordem.

    ResponderEliminar
  7. Ariadne, Cora, Fedra, Melinda (apesar de preferir Melina) e Penélope :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto bastante desta lista: os meus preferidos: Isadora, Lídia, Talia, Circe, Ariadne.

    ResponderEliminar
  9. Ângela tambem é de origem Grega ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim (e também de origem latina, porque a palavra é a mesma, Angelos em grego, Angelus em latim) mas esta lista apenas reunia nomes pouco utilizados em Portugal, e Ângela é relativamente comum! :D

      Eliminar
  10. Poxaa... E acho todos bonitos... E são mais o meu favorito e Atena.

    ResponderEliminar
  11. Meu nnome preferido,nao tem ai mas eu gosto de Mackenzie..

    ResponderEliminar
  12. o nome que eu mais gosto, e que tambem é grego é Lissandra.

    ResponderEliminar
  13. Alice pode ser um nome considerado de origem grega embora há quem diga que ele é fenício, entre outros!

    ResponderEliminar
  14. Kalissa ou Calissa é um nome grego? Qual é o certo e qual o seu significado?
    Obrigado a quem responder!

    ResponderEliminar
  15. Não encontrei nenhuma referência concreta ao nome Kalissa - o que li aponta para a possibilidade de ser um nome criado a partir de Ka e Lissa...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)