Nomes compostos com Íris

em 22/05/12


No ano passado, foram registadas 424 meninas com o nome Íris e não me espantava nada se o número subisse em 2012. Íris é um nome que causa muito impacto e a tendência é usá-lo como único nome, mas tenho-me cruzado com os habituais Íris Sofia, Íris Filipa e Íris Alexandra. Não é que soem mal, mas acho que Íris é demasiado especial para ser acompanhado de um nome absolutamente comum e, por isso, as minhas sugestões são um pouquinho mais invulgares: 



  • Íris Darnela
  • Íris Dorine
  • Íris Farida (única, preciosa)
  • Íris Florisa
  • Íris Ilundi
  • Íris Leanor
  • Íris Margarete
  • Íris Morian
  • Íris Muriela
  • Íris Nirina
  • Íris Rubina

Atualização

Em 2013, estes foram os nomes compostos com Íris mais registados: 

  • Íris Sofia
  • Íris Maria
  • Íris Alexandra
  • Íris Filipa
  • Íris Beatriz
  • Íris Margarida
  • Íris Rafaela
  • Íris Vitória
  • Íris Isabel
  • Íris Daniela
  • Íris Gabriela
  • Íris Patrícia
  • Íris Francisca
  • Íris Cristina
  • Íris Leonor
  • Íris Carolina
  • Rita Íris



37 comentários:

  1. Íris Alexandra é mauzinho! Mas eu bem costumo dizer que Alexandra não cai bem com quase nome nenhum. E sozinho vai lá vai.. Gosto muiito de Íris, mas continuo a achar que sozinho é a melhor das hipóteses. Apesar de pequenino é "too much" para as combinações (:

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido/visto Ilundi, bem diferente, mas sozinho parece masculino.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de todas as combinações! Muito bem escolhido :)

    ResponderEliminar
  4. Íris é o meio termo entre Inês e Beatriz, é internacional e tem um significado bonito. Também gosto de Iria :)


    Acho que precisa de um nome bem tradicional para complementar (detesto como em Portugal todo a gente tem os mesmos segundos nomes... sinceramente, qualquer nome fica estragado se lhe "anexarem" Alexandra, Isabel, Raquel, ou Filipa!)


    Íris Vitória
    Íris Maria
    Íris Francisca
    Íris Teresa
    Íris Matilde
    Íris Constança
    Íris Luísa
    Íris Eduarda
    Íris Camila
    Íris Benedita
    Íris Amália
    Íris Teodora
    Íris Clementina
    Íris Antónia

    ResponderEliminar
  5. Não gosto muito de Íris de facto. Acho Ísis bem mais bonito e ainda por cima a puxar ao antigo Egipto com uma História tão rica e com uma mitologia tão apaixonante.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de Iris. Conheço uma Iris Salomé e é uma das raparigas mais simpáticas e extrovertidas que conheço. Por isso gosto da combinação, embora Iris seja forte o suficiente para ser utilizado sem mais nome nenhum.

    ResponderEliminar
  7. Realmente, Íris não me atrai! Prefiro, sem qualquer dúvida, Íris a Íria!
    Das combinações da Infanta Filipa, as minhas preferidas são Íris Leanor e Íris Margarete, apesar de não gostar de nenhuma destas combinações. Das combinações da Rita (que não sou eu) a minha preferida é Íris Teresa, mas um bocadinho abaixo na minha lista de nomes por ordem de preferências está Íris Constança e Íris Amália. Prefiro Íris Amélia a Íris Amália.

    ResponderEliminar
  8. Sou mil vezes o meu IRIS DANIELA *-*

    ResponderEliminar
  9. Das combinações invulgares com o nome Íris só não gostei de Nirina (por causa do excesso da letra 'i') e de Ilundi, também por causa da letra 'i' (inicial).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha cada um tem seu gosto eu me chamo Iris e amo meu nome

      Eliminar
  10. Não sei se alguém já comentou por aqui, mas gosto da combinação Íris Sabina.

    ResponderEliminar
  11. Podem me dizer se o nome íris for escrito com este I leva acento

    ResponderEliminar
  12. Podem me dizer se o nome íris for escrito com este I leva acento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha princesinha chama se íris Vitória, se nao estou em erro em relacao acento ca em portugal ao registar ela eles mim perguntaram se seria com acento ou não. Ou seja deram me opção de escolha

      Eliminar
  13. O nome da minha futura esposa também é Íris! Vamos ter tantas filhas que vou por Íris em tudo de tão linda que ela é. Arco-íris que coloriu a minha vida. Zuando um pouco kkkkk segue o nome das nossas futuras filhas.
    Íris Margarida
    Íris girassol
    Íris Rosas
    Íris flores
    Íris amora
    Íris beija-flor
    Kkkkkkkkkkkkk
    Ô maravilha. 😂😂😂😂😂😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Íris Helena...muito prazer está sou eu!!

      Eliminar
  14. Minha filha foi a primeira menina no consulado de Genebra a ser registada com o nome Íris e a primeira do canton de VD, registei como Íris Cristina. Chamei a de Íris porque veio encher nossa casa de cor. Amo o nome Íris...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GOSTO MUITO DE ÍRIS. MAS, TAMBÉM LEMBRO-ME DA FLOR. LINDA E PERFUMADA!

      Eliminar
  15. Meu nome é Íris Alícia

    ResponderEliminar
  16. O meu nome é Ires Juliani queria saber o significado dos dois nomes juntos

    ResponderEliminar
  17. Acho que o nome Iris, não combina muito bem como nome composto.

    ResponderEliminar
  18. Pensei no composto Íris Violeta, o que acham?
    Cafona? Literal demais?
    Dicasss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto. É diferente mas soa bem.

      Eliminar
    2. Íris Violeta soa meio hippie?

      Eliminar
    3. Gosto, acho que fazem sentido um para a o outro, se não tem a certeza pode pensar em outros nomes ligados à natureza: Íris - Aurora/Luna/Marina/Alba/Açucena/Amora/Celeste/Paloma/Esmeralda/Turquesa...

      Eliminar
    4. O nome de minha filha e íris Fernnada

      Eliminar
    5. Eu achei tão lindo, amo flores

      Eliminar
  19. Eu sempre fui apaixonada pelo meu Primeiro nome q é 💜Iris💜 mas minha mãe fez ele composto é Iris Nara, SEPARADO mas todo mundo escreve junto minha maior raiva rs... Queria q fosse só Iris... Maaaaas tudo bem rs...

    ResponderEliminar
  20. A minha filha vai chamar se Íris Margarida ❤️🌸🌸❤️ Estou grávida quase de 4 semanas 😘🌷

    ResponderEliminar
  21. Nome da minha esposa é Iris ela é linda igual ao nome

    ResponderEliminar
  22. Íris Valentina oque acharam?
    Venho pensando nesse nome a 2 meses, no início a intenção era por somente Íris, e agora cismei em Íris Valentina.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)