Duelo de nomes - Diego vs Santiago

em 23/05/12


Este duelo é uma espécie de versão mais moderna do duelo que fiz há um ano, entre Diogo e Tiago, e ambos se encontram este as alternativas apresentadas na altura, por motivos muito óbvios. Este também poderia ser um duelo na língua espanhola - é difícil não associar Santiago a Compostela, e Diego a Maradona. Hoje em dia, não ponho em causa a nacionalidade portuguesa de duas crianças com este nome mas, há dez anos atrás, era provável que a minha reacção fosse outra. 
A origem de Diego não é muito consensual: defende-se, por um lado, que surgiu a partir do grego Didache - "doutrina" - e, por outro, que deriva de Iacobus - "calcanhar", "suplantador". Ora, quem é que também deriva de Iacobus? Tiago, o nome do Santo que origina Santiago. Apesar das dúvidas, se pensarmos em San Diego, percebemos que os dois nomes se aproximam muito sonoramente. 
Lá em cima falamos de Didache - e não é que Didaco, apontado como uma versão antiquíssima de Diogo, também é aprovado em Portugal?
Em termos de popularidade, ocorre um fenómeno engraçado: Tiago e Diogo estão muito próximos, separados apenas por dezassete registos, mas Santiago vence Diego com uma margem muito confortável, tendo obtido mais do dobro dos registos. 
Eu não sou uma pessoa muito ligada à religião e raramente associo de imediato os nomes à mesma - exceptuando, talvez, no caso de Jesus, Deus, Santa e da Cruz - mas Santiago é daqueles que dificilmente escapa à analogia. Não vejo mal nenhum nisso - quero, aliás, salientar esse factor pela positiva. Em tempos de crise, há quem se apegue mais à espiritualidade, e nomes como Santana, Santa Maria e São Martinho poderiam ser escolhas interessantes. 


  • Diego

Posição no ranking em 2011: 35.º, com 434 registos 
Significado: doutrina, ensinar ou suplantador 
Alternativas: Olivier, Iago

  • Santiago

Posição no ranking em 2011: 15.º, com 1068 registos
Significado: que Deus protege; suplantador
Alternativas: Santelmo, Salviano


O que pensam destes nomes? Que diminutivos seriam apropriados ambos? Não se esqueçam de votar!  

Atualização - resultado da sondagem:



17 comentários:

  1. É dificil escolher, Santiago já foi dos meus nomes favoritos, pensava mesmo que quando tivesse um filho que era uma hipótese... mas isto pensava eu há uns 10 anos atrás, depois entrou na moda e comecei a achar que é estranho chamar alguém por Santiago... acho preferível Tiago que gosto bastante...

    Em relação a Diego, prefiro Diogo um dos meus nomes favoritos... Diego faz-me sempre lembrar o Zorro e a Lolita... Mas voto em Diego, por acho que neste momento se só pudesse escolher entre estes dois nomes para um filho, escolhia Diego...

    ResponderEliminar
  2. Prefiro Diego, nunca consegui gostar de Santiago. Para mim é São Tiago e isso soa-me a esquisito, só penso no São João e no São Pedro, São Gonçalo e tantos outros "Sãos" que não viraram nome próprio mas São Tiago virou vá-se lá saber porquê.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto muito (nada mesmo) de Diego em Portugal. Não sei bem porquê, mas acho que não liga bem com a língua.. Já Diogo gosto muito.
    Santiago antes não engraçava. Só conhecia um, treinador de ténis do meu irmão há muitos anos, e havia a associação óbvia do 'Sant', que como já me fartei de dizer, quase abomino. Mas há poucos anos nasceu um menino próximo de mim chamado Santiago, e desde aí gosto bem mais (: Mas admito que não é um nome 'fácil'. Voto Santiago!

    ResponderEliminar
  4. Prefiro Santiago. Diego é demasiado parecido com Diogo, um nome que adoro e por isso perde logo uma batalha sem a começar ;)

    ResponderEliminar
  5. Também prefiro Diego a Santiago. E também apesar disso gosto mas de Diogo que de Diego.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de Diogo e de Tiago.
    Os pais dão o nome Santiago aos filhos por que querem que os seus filhos sejam Santos e gostam de Tiago? Acho que não, mas é o que parace.
    Diego é trocar o O de Diogo por um E. Prefiro o original Diogo.
    Diego é bem mais giro que Santiago.

    ResponderEliminar
  7. O meu filho mais novo chama se Diego.porque o pai e um aficionado do futebol e o mais velho tem nome de rei portugues Dinis logo o mais novo tem o nome do rei do futebol...digamos que nao era o que eu queria preferia Lucas mas ele nao gostava por isso tivemos que ceder um pouco...adoro o meu bebe de dois anos a dizer guiego quando lhe perguntam o nome...porque lhe chamo gui desde a barriga...gui de dieguito

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro o nome Santiago e não acho piada só a tiago e não penso que o meu filho venha a ser um "santo" lol. Entre diego e santiago gosto dos 2 tive em duvida entre esses 2 nomes para o meu filho mais novo mas Santiago ganhou. Diminuitivo - Santi. O meu mais velho chama-se Gustavo que é um nome igualmente lindo e só não se chamou Diego porque em 2006 não era permitido em Portugal

    ResponderEliminar
  9. Este post não esclarece que Diego é uma forma antiga de Diogo, como Denis é de Dinis! Acho que deveriam aceitar mais formas antigas. Introduzir diversidade a esta pasmaceira! :P

    ResponderEliminar
  10. http://www.s-gabriel.org/names/juliana/portuguese/

    ResponderEliminar
  11. http://www.s-gabriel.org/names/juliana/portugal16/

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pela partilha do link que, no entanto, já conhecia e até fiz um post sobre nomes medievais baseando-me nele, e que poderá ler aqui:

    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/03/nomes-medievais-portugueses.html#more

    Adoro nomes medievais :D

    ResponderEliminar
  13. Tive um professor que se chamava Didácio. Seria uma forma derivada de Didaco?

    ResponderEliminar
  14. Ana, para os nomes iniciados por vogal, usa-se o título "Santo":
    Santiago = Santo Iago.
    Santelmo = Santo Elmo.

    Para os nomes iniciados por consoante, usa-se o título "São":
    São Pedro.
    São João.

    OBS.: O nome Tiago é uma corruptela de Iago.

    ResponderEliminar
  15. O nome Santiago no Brasil é usado como sobrenome.

    ResponderEliminar
  16. Meu voto vai para Diego, não demorou nem dois minutos para decidir. No Brasil, Santiago é meio estranho, não combina como o que estamos acostumados (nomes geralmente curtos, tipo Caio e Tiago), e prefiro Diego do que Diogo (que aliás, é o nome do irmão da minha amiga, sempre chamam ele de Diego :P)

    ResponderEliminar
  17. Detesto o nome Diogo e, consequentemente, Diego.
    O meu voto vai para Santiago, apesar de não ser, de todo, um dos meus nomes favoritos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)