Duelo de nomes - Mafalda vs Matilde

em 16/05/12


Matilde deriva do francês Mathilde que, por sua vez, é uma forma erudita de Mahaut - que dá origem a Mafalda, que já foi Nome do Dia. Mahts significa força, hild, combate, portanto "guerreira poderosa" é um significado adequado para ambos. 
Li no DOE que quando D. Afonso Henriques desposou a sua esposa Mahald, os que o rodeavam não conseguiam pronunciar o H mudo, e usavam antes a letra F, transformando Mahald em Mafald, dando assim início ao uso de Mafalda em Portugal. Não sei se corresponde ou não à verdade, mas não posso deixar de imaginar o Afonso Henriques a treinar a pronúncia do nome da futura esposa com Egas Moniz que, coitado, morreu no ano do casamento...  
Apesar de os dois nomes estarem interligados, acho-os bastante diferentes: Matilde parece-me mais delicado e antigo enquanto só consigo ver Mafalda como um nome divertido e moderno.
Em termos de uso no nosso país, Mafalda era praticamente inexistente entre 1920 e 1965, altura em que começou a subir na popularidade, tanto que entre 1975 e 1979 esteve acima dos 200 registos, tendo atingido o pico em 1977, com 245 registos. Nesse mesmo ano, Matilde teve apenas 32, depois de um percurso de quarenta anos muito mais estável, sempre próximo dos cem registos. 


  • Mafalda

Posição no ranking em 2011: 19.º, com 550 registos
Diminutivos:
Alternativas: Mabilda, Magali, Fabíola

  • Matilde

Posição no ranking em 2011: 3.º, com 2.281 registos
Diminutivos: recebi muitos emails a pedir sugestões de diminutivos para este nome; os mais óbvios seriam Mati,  Tilly, Tila ou Maud, mas nenhum me parece coerente em português.
Alternativas: Mavilde, Matilda, Maitê, Mabília


O que pensam destes nomes? Qual dos dois preferem? Chegará Matilde ao segundo lugar do ranking em 2012? Não deixem de votar! 

Atualização - resultado da sondagem:



17 comentários:

  1. Embora Matilde esteja mais que visto voto em Matilde, primeiro porque acho um nome bonito. Segundo porque nunca gostei de Mafalda, acho demasiado fonfon, para mim Mafalda é como Gonçalo, muito fonfonfon...

    Mas sim Mafalda é um nome que despontou logo na década de 70 e não uma moda só actual. No meu curso na faculdade existiam 2 Mafaldas, ou seja nascidas na década de 80.

    Já agora, a minha sobrinha Matilde é Tita ;) e a de uma amigo meu é Maty...

    ResponderEliminar
  2. Que giro! Não sabia que tinham a mesma origem.

    Quanto a diminuitivos, esta semana ouvi chamar Tilde a uma Matilde.

    ResponderEliminar
  3. Sempre gostei de Matilde, muito mesmo. Depois deu-se o booom e enjoei.. Continua na ser bonito, mas para mim "já deu o que tinha a dar". Mafalda não engraçava muito até vir para a a faculdade e uma das minhas grandes amigas se chamar Mafalda. Por isso voto em Mafalda, acho que ela é uma óptima representante do nome (: Ela e aquela personagem dos desenhos animados ;)

    ResponderEliminar
  4. Nenhum destes nomes me enche as medidas. Prefiro Mafalda, tv devido à personagem da BD mas não o daria a uma filha. É um nome divertido mas a sonoridade não é brilhante... Dentro destes Ms Mariana parece-me muito, muito mais bonito... Parece-me então que vou ter q me abster da votação

    ResponderEliminar
  5. Curioso que em termos de estatísticas pessoais nestas votações geralmente voto (ou simpatizo mais) com os nomes que perdem. O que até nem é mau ;)

    ResponderEliminar
  6. Gosto de Matilde, por achar que é um nome elegante. E à minha volta só conheço 1 com 7 anos. Não conheço mesmo mais nenhuma, mas os bebés e crianças que conheço são maioritariamente rapazes...
    Quanto a Mafalda conheci 2, + velhas que eu 1 ano, Joana Mafalda e Mafalda qql coisa. E gozavam com eles a chamar Dodot=fralda=mafalda. E então o nome nunca me agradou. Conheço uma pequenita Maria Mafalda e até gosto da combinação, mas não deixo de pensar em fraldas

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro o nome Matilde, ou ñ fosse o nome da minha mãe...embora esteja a ser mto usado, a verdade é k ñ conheço nenhuma Matilde pequenina...Já Mafalda confesso k nunca me agradou particularmente embora goste mto da Mafalda da BD...

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito do nome Mafalda mas Matilde não acho muita graça.

    ResponderEliminar
  9. Engraçado como as coisas diferem de um país pra outro... tenho a impressão q são duas velhinhas, nunca vi uma pessoa chamada Mafalda na vida, a não ser o personagem Vovó Mafalda, mto popular nos anos 80 aqui no BR e Matilde só recordo de ter visto algumas senhorinhas na tv.

    Não me agrada nenhum dos dois nomes.

    ResponderEliminar
  10. Patrícia, esse seu comentário tem muito que se lhe diga! Eu gosto muito dos dois nomes. Tenho uma querida amiga Matilde, com cerca de 30 anos (Tili para os amigos). Depois, conheço imensas pequenitas com esse nome (a minha filha está rodeada delas). Porém, voto em Mafalda porque é o nome da melhor amiga da minha filha e essa menina, é, realmente, uma amorosa Mafaldinha (petit nom: Mafuca). Por curiosidade, a irmã mais velha da Mafalda chama-se Mónica - têm as duas nomes de personagens de BD.

    ResponderEliminar
  11. Mafalda faz-me lembrar véu de casamento, não sei porquê.
    Matilde faz-me lembrar matreira e raposa, não sei porquê.
    Acho que prefiro Matilde.

    ResponderEliminar
  12. Mafalda:
    - D. Mahaut, mais conhecida por D. Mafalda (casada com D. Afonso Henriques)
    - Personagem de Banda Desenhada
    Matilde:
    - D. Matilde (casada com D. Afonso III)

    ResponderEliminar
  13. Oh pah... Matilde há tantas, que antes gostava mas agora detesto. Mafalda sem dúvida.

    ResponderEliminar
  14. Antes desta "explosão" de popularidade até que achava Matilde bonito, mas desde há uns poucos anos para cá que literalmente já perdi a conta à quantidade de crianças que vi nascer de pessoas que conheço que se chamam Matilde. Ou são Maria, ou Leonor, ou Matilde... Que enjoo... (Sendo que quando oiço estes nomes a primeira imagem que me vem à cabeça é de senhoras de 70 anos ou mais...) Apesar de não ser muito fã do nome também, voto em Mafalda porque é o nome da filha de uma das minhas melhores amigas.

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto mais de Matilde, embora agora o nome já esteja um bocado gasto. E já sabia que os nomes vinham do mesmo lugar, o que achei engraçado quando descobri pela primeira vez. (; Aliás, a rainha consorte de D. Afonso Henriques não se chamava Mafalda mas Mahaut (até devido à sua origem geográfica) e nós portugueses, como sempre, arranjámos um apelido mais fácil para nós pronunciarmos (tal como o José é Zé, o Manuel é Manel, o Guilherme é Gui, a Beatriz é Bia, a Margarida é Guida ou a Helena/Madalena é Lena).

    Para uma alcunha, eu chamo à minha melhor amiga Matilde de "Mat". É original e não, não vem do anúncio da MaxMat, e sim do facto de ela adorar matemática e não gostar de lhe chamar coisas ridículas como Tili, Tili ou Mati. Ela é a Mat. Ponto final. (;

    ResponderEliminar
  16. Eu gosto dos dois nomes, apesar de me chamar Mafalda! Uma das minhas melhores amigas chama-se Matilde, e gosto bastante do nome dela, mas também gosto bastante do meu!

    ResponderEliminar
  17. Matilde, apesar de ser o nome de algumas das minhas conhecidas (inclusive a minha irmã) é um nome que é muito popular e perde a sua graça por isso.
    Mafalda só conheço uma e chamo-lhe de Mafi, porque ela assim o quer.
    Pessoalmente prefiro Mafalda, mas Matilde não está na lista dos nomes que eu odeio.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)