Duelo de nomes - Diana vs Marta

em 01/02/12


Novo duelo feminino, desta vez opondo dois nomes bastante antigos, mas que me parecem sempre atuais. Diana e Marta são nomes que ouvimos com bastante frequência nas últimas duas décadas, sem nunca parecer que estamos rodeados por eles. Gostaria de ter dados referentes aos anos 90, porque acredito que nessa altura Diana fosse, pelo menos, tão popular quanto Marta. [Atualização: em 1990, Diana foi o 10.º nome mais registado e Marta foi o 19.º!]. O uso de ambos intensificou-se a partir de 1975 e ainda hoje estão muito bem colocados no ranking de nomes mais usados. Em 2014, Diana ocupava a 15.ª posição, com 573 registos e Marta ocupava a 37.ª posição, com 242 registos.
Diana e Marta não são nomes que causem grande espanto, não deixando, de forma alguma, de serem bonitos. Eu incluo-os numa lista de nomes que considero sempre adequados, juntamente, por exemplo, com Joana, Rita e Sara. Bonitos, discretos e normais, uma espécie de segunda linha de nomes populares. Com um ou com outro, a margem de erro é sempre pequena. 
Diana é um nome de origem latina, que remete para a mitologia romana; era a deusa da caça e da lua, pelo que muitos indicam o seu significado como divina ou celestial. Como alternativas sugiro Dana, Giana, Iana, Liana ou Riana. Marta tem origem hebraica e significa dona de casa ou senhora. No campo das alternativas, pensaria em Mara, Mar, Márcia, Márvia. Na tradição católica medieval, Marta era irmã de Maria Madalena. Marta & Madalena é um conjunto bem interessante!

O que é que pensam destes nomes?


Resultado da sondagem:


25 comentários:

  1. Concordo, são nomes simples, curtos, elegantes e ficam bem num bebé e também na idade adulta. Votei em Diana, apesar de também gostar de Marta. Marta é um pouco mais agressivo, tal como Rita. Diana associo a nomes mais suaves como Sara, Clara.

    ResponderEliminar
  2. Marta gosto muito apesar de achar que Diana tem uma sonoridade mais internacional.
    Já agora ideias para o nome do 3 filho/a, irmãs Maria e Carolina? Só não vale repetir as iniciais :)

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro Marta :)

    Sugestões para a Mafalda, se for menina Laura e rapaz lembrei-me de Eduardo. Acho que ambos estão adequados a Maria e Carolina. Mas é preciso ter mais ideias sobre os gostos da Mafalda para ter mais ideias ;)

    ResponderEliminar
  4. Já agora, lembrei-me de uma coisa, acho que ainda não foi revelado, nem sei se os pais já escolheram. Mas tenho muita curiosidade sobre o nome que a Sónia Tavares e o Fernando Ribeiro vão escolher para o bebé. Eles como duas pessoas "extravagantes" acredito que a escolha seja original... bem vamos lá ver...

    ResponderEliminar
  5. Gosto mais de Marta...

    Agora Mafalda se for menino Bernardo,menina Sara
    Acho que fica um conjunto engraçado e partilham todos da letra R em terceira posição

    ResponderEliminar
  6. Mafalda, aqui ficam as sugestões:

    Alice
    Benedita
    Eduarda
    Francisca
    Helena
    Isabel
    Joana
    Luísa
    Salomé
    Teresa
    Vitória

    Artur
    Benjamim
    Dinis
    Eduardo
    Frederico
    Gil
    Henrique
    Jaime
    Luís
    Nuno
    Pedro
    Romeu
    Vasco
    Xavier


    Acho que são os nomes que mais se enquadram com os nomes das meninas - clássicos e intemporais. Os meus preferidos são Luísa e Frederico.

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de Marta. De Diana não gosto, mas agora há muitas, talvez devido à malograda princesa do Povo. Acho o nome Marta tão ou mais internacional que Diana, basta pensar na Martha Stewart,Martha Washington,Martha Hackett,Martha Washington, Martha Hackett, Martha Cox...

    ResponderEliminar
  8. Sónia, também estou curiosa quanto ao nome do bebé MoonGift :O

    ResponderEliminar
  9. Adoro Luísa mas tem uma conotação familiar negativa. Frederico é o nome do pai :)
    As sugestões são óptimas obrigada!

    ResponderEliminar
  10. MoonGift nunca tinha pensado na junção que fofo :D mas espero algo bem arrojado... bem eu também esperava que a Mariza desse um nome mais arrojado ao filho e enganei-me, ver se desta vez não me engano ;)

    ResponderEliminar
  11. Marta sem dúvida. Diana nunca me agradou muito, não desgosto, mas não faz "txanan". E tenho uma amiga da faculdade Marta, de modo que subiu muitos pontos na consideração (:

    ResponderEliminar
  12. Bem Mafalda, que pontaria! :D Então substituo por Benedita e Romeu! :)

    Sónia, apostaria mais num nome clássico do que propriamente em algo arrojado... Não imagino de maneira nenhuma o Fernando Ribeiro com uma Safira!
    Mas como hoje estou numa de adivinhar o futuro, aposto em Penélope :)

    ResponderEliminar
  13. Sim também não os imagino com uma Safira... quando disse arrojado era no sentido de ser diferente, o que não quer dizer que não seja um nome antigo... mas sim gostava muito de Penélope :D

    ResponderEliminar
  14. Também prefiro Marta, conheço várias.

    As minhas amigas de liceu eram Marta, Rita, Sara, Leonor, Mafalda, Mariana, Madalena, Raquel e Filipa. Uma boa selecção não acham? Eu conjunto com a minha prima Ana Luísa, era um festa! Hahah

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de Marta, também conheço várias e considero um nome para todas as idades (há desde a amiga da minha filha até uma tia velhota). Considero mais bonito do que Diana (mas é preconceito puro, conheço duas cadelas com este nome, por ser a deusa da caça).

    Para a Mafalda, já agora, sugiro Amélia (nome de rainha) e Jaime (o meu marido tem esse nome e o irmão chama-se Frederico e sempre achei um conjunto harmonioso).

    ResponderEliminar
  16. Tb prefiro Marta..nunca gostei do nome Diana..

    ResponderEliminar
  17. So para dizer que me chamo Marta Diana e tenho 31 anos :D

    ResponderEliminar
  18. Por acaso achei interessante este duelo exactamente por me chamar Marta Diana. Sendo que o meu diminutivo é Madi, o conjunto dos 2 nomes. Conhecem alguma Marta Diana? :D

    ResponderEliminar
  19. Olá Madi! Não conheço nenhuma Marta Diana, mas gosto muito do seu diminutivo ;)

    ResponderEliminar
  20. Olá Infanta :) O meu diminutivo lê-se: Mádí. Carregando tanto no A, como no I, tal como se lê MArta e DIana. Por acaso podia estar aprovado como nome :) Não que eu quisesse metê-lo numa filha minha mas não seria um nome muito esquisito.

    ResponderEliminar
  21. Prefiro Diana.
    Marta é um animal.
    Diana faz-me lembrar a Lady Di de Inglaterra).

    Mafalda:
    Rapaz - Jaime ou Francisco
    Rapariga - Sara ou Filipa

    ResponderEliminar
  22. Pesquisei:
    Diana é um nome mitológico e significa Deusa da Caça.
    Marta é um nome bíblico e significa Soberana da Casa.

    ResponderEliminar
  23. Gosto dos dois nomes,mas diana é um nome bonito e que combina com qualquer uma fora que remete ao nome de uma deusa romana.já marta é um nome bem mais clássico e eu prefiro nomes compostos com ele como
    Marta Julia
    Marta patrícia
    Marta laura
    Ana marta
    Marta Lucia

    ResponderEliminar
  24. Só pra constar Diana é tambem o nome da mulher maravilha!!! Mais eu nunca fui chamada de Nana, alias, já fui chamada até de inDIANA jones !!!

    ResponderEliminar
  25. Adoro o nome Diana.
    Acho-o fofinho.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)