Enzo

em 02/12/11


Enzo começou por ser um diminutivo de nomes como Vicenzo, Lorenzo, mas há quem também o relacione com Heinz - diminutivo de Heinrich (Henrique). 
Nos últimos anos, este nome alcançou uma popularidade estrondosa no Brasil: em 2009, chegou à 9.ª posição do ranking Baby Center e em 2010, foi 12.º. 
Uma vez mais, é um nome muito indicado para quem quer um nome moderno: em Portugal, é absolutamente incomum; é curto, é difícil deixar escapar a influência italiana mas, mesmo assim, não ficaria muito estranho se associado a um apelido português. 
E se na vossa cabeça surgir a pergunta: Se escolher Enzo e depois tiver outro filho ou filha? Não se preocupem: o Enzo poderia ser irmão do Luca, do Nicola, do Rafaelo, do Leonardo ou do Diego, ou da Giana, Giovana, Martina, Aurora, Elena ou Ariana - todos eles aprovados em Portugal! 

Atualização
Nos últimos dois anos, o nome ganhou alguma popularidade em Portugal, tanto que, na lista de registos de 2013, conseguiu alcançar a 47.ª posição, com 175 registos. Não podemos dizer que já é habitual no nosso país mas, nos últimos três anos, foram registados 353 meninos com este nome! 

10 comentários:

  1. Não gosto nada!! Adoro nomes italianos, este não consigo.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Enzo, Kenzo é que não :s

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro ENZO, acho lindo. Gostaria de ter um Enzo e uma Giovanna. Quem sabe.. kkkkkk

    ResponderEliminar
  4. Aqui neste texto de 2011 refere que é absolutamente incomum em Portugal, eu penso que após mais de uma centena de registos em 2012 não se pode considerar que seja absolutamente incomum!
    O que pensa do sucesso que este nome parece estar a ter em Portugal? Acho que 100 bebés num ano pode considerar-se sucesso.

    ResponderEliminar
  5. Elsa, é possível que, na altura, tenha subestimado a popularidade mas, quando escrevi o texto praticamente não tinha ouvido referências ao nome em Portugal. Um mês depois, saiu a lista oficial de 2011 e lá estavam 69 registos. Parti do princípio que grande parte deles pertencessem a bebés de origem brasileira, uma vez que o nome é muito popular no Brasil. Entretanto, comecei a ver mais mamãs portuguesas a mencioná-lo e, portanto, não fiquei espantada com a subida do número de registos. Hoje em dia já não o considero incomum, mas creio que não deixa de ser um nome pouco familiar para a maioria dos portugueses.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto. Além de ser uma versão estrangeira ainda é forma reduzida.

    ResponderEliminar
  7. Conheci dois meninos gémeos de 4 anos chamados Enzo e Isaac :)

    ResponderEliminar
  8. querida Filipa (se é que me permite chamar lhe assim !) moro em França e a minha melhor amiga aqui esta gravida do segundo filho! Ela é colombiana esta casada com um antigo colega meu de escola portugues.. o primeiro filho tem nome espanhol Juliàn Andrés para o segundo nao sei pq carga de agua decidiu-se por Enzo (uma colombiana casada com um portugues que mora em França da um nome italiano ao filho?????? sou contra lol e ela sabe e digo sempre que Enzo é feio lol). Ontem jantei com ela e o marido e resolveram dar um segundo primeiro nome (nao sei se é assim que se pode dizer). Eu acho que Enzo era suficiente mas como nao gosto nadinha nadinha disse logo para darem um segundo nome sim para eu poder lhe chamar pelo segundo nome ahahahaha o pai morou muitos anos no Canada gostava de poder meter um segundo nome em ingles mas nao tem ideias e se pusessem em portugues estavam a pensar algo terminado em -el tipo Gabriel (o meu preferido), Miguel (mas torci o nariz pq aqui a maneira de se dizer Miguem fica horrivel!!!!!!!! e nao gosot do nome ahahaha) ou entao Rafael (o pai nao gostou muito). Gostaria de saber a sua opiniao!! Se de facto um terminado em -el ou mais sugestoes por favor (segundo nome em ingles aceita-se tb)

    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  9. queida eva mariana acho que se vc é so amiga deles nao devia se envolver na escolha de nome afinal o filho é deles

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)