Nomes dos anos 80 - best of

em 15/11/11


O comentário de ontem da Sónia fez-me avançar com uma ideia prevista para 2012: o best of dos nomes dos anos 80. 
As referências aqui feitas aos anos 80 são, por norma, negativas. Não é que eu ache que os nomes sejam feios, pelo contrário, mas como eu nasci nessa década, transportam-me de imediato para os tempos de escola e para os nomes que me rodearam e continuam a rodear. Quando penso num nome giro, penso em algo menos comum e por isso é normal que não pense no nome da minha prima que me acompanha desde que nasci, ou o nome da minha melhor amiga desde a escola primária. Depois, põe-se outro problema: que criança é que não tinha frenemies? Aquelas companhias que não podíamos evitar, mas que nos tiravam do sério? Eu tinha algumas e os nomes delas, por vezes, ainda me fazem ferver. É uma questão de pertença; provavelmente as comentadoras nascidas nos anos 70 sentem o mesmo em relação a nomes ligeiramente diferentes! 
Hoje, para começar, proponho que partilhemos os nomes que mais nos marcaram. Depois, uma vez por semana, vou abordar um nome popular nos anos 80, baseando-me nas vossas sugestões e nas listas feminina e masculina que publiquei há uns tempos. 

Nomes que me marcaram:


  • Carla
  • Joana
  • Sónia
  • Tânia
  • Vânia
  • Bruno
  • Filipe
  • Miguel
  • Ricardo 
  • Sérgio


E já agora, mais ou menos que idade é que os visitantes deste blog têm? Votem aí ao lado! 

16 comentários:

  1. Acho que os nomes que me marcaram estão mais ou menos na mesma onda... (além dos referidos que tb marcam todos a minha infância, porque será?)

    Incluo:
    Nádia, Cátia, Cláudia, Ana (embora um nome de sempre, naqueles anos teve expoente máximo com um número infinito de combinações)

    Leandro, Pedro, Fábio, João (outro nome de sempre, mas mesmo muito usado na altura)

    ResponderEliminar
  2. O meu irmão é de 81 e chama-se Miguel, Miguel Alexandre, e realmente conheço imensos Migueis com idades próximas da dele.

    Um nome que me mexe muito com o sistema é Joana (logo um nome tão comum!). Tive uma melhor amiga com esse nome cujo final da nossa história não foi muito positivo, de modos que durante algum tempo sempre que ouvia o nome aquilo remoía tudo lá por dentro. Mas agora como convivo muito mais com uma prima com o mesmo nome, a coisa já se vai suportando melhor..

    Quanto a mim, faço 20 anos para a semana, voto em que "categoria" ? =P

    ResponderEliminar
  3. Eu sou mesmo de 1990, por isso os nomes da minha geração foram bem influenciados pelos anos 80. A mim marcam-me mais Marlene, Cátia,Fernanda,Rute, Márcio, Cláudio, Bruno,Miguel e Ricardo.

    ResponderEliminar
  4. Os únicos que se mantêm "usáveis": Joana, Filipe, Miguel

    ResponderEliminar
  5. Acho q aqui no Br esses nomes femininos q vc citou estão mais para anos 70.. anos 80 nasceram mtas Patrícia :) , Juliana, Andressa, Michele, Bruna...

    Dos meninos só não concordo com Miguel, pq achoq nasceram mais de uns tempos pra cá e Sérgio q tbm acho mto anos 70.

    Essa é só minha opinião!!!

    ResponderEliminar
  6. o meu nome é vânia e nasci em 87,os meus amiguinhos de escola eram : vânia,jaqueline,elisa,eloisa,tânia,tiago,renato,fábio,ricardo,diogo,jorge...etc

    ResponderEliminar
  7. Também eu associo os anos 80 a Carla, Tânia, Sónia..mas tb Sandra, Paula, Cristina...Rapazes que me lembre haviam mts Ricardos, Bruno, Sérgio, Paulo..

    ResponderEliminar
  8. Apesar de me identificar com todos os nomes que vocês referiram, falhou-me especialmente Cristina! Conhecia muitas Cristininhas! :)

    ResponderEliminar
  9. Por acaso, nascida nos anos 80 só conheci uma Cristina, embora conhecesse várias Paula Cristina... É engraçado que Cristina, tal como Paula é daqueles nomes ainda muito usado nos anos 80, mas que vem dos anos 60... (eu tenho duas primas, Paula e Cristina, dessa altura)... talvez por isso eu não diga imediatamente que é daquela vaga 70/80... mas actualmente já ninguém os usa... e penso o mesmo para o caso de Paulo...

    Ah acho que nunca disse, se eu tivesse sido um menino, o meu nome seria Paulo Jorge :$ (ainda bem que nasci menina porque odeio o nome Jorge :$) e lembrei-me agora que também conheci muitos Jorges da minha idade...

    ResponderEliminar
  10. Para além dos nomes referidos, também me marcou o nome Vera, Nádia, Cátia e Débora. No caso dos nomes masculinos, Renato, Bruno, Vasco.

    Não associo os anos 80 a nomes feios, pelo contrário. Penso que na altura estavam na moda combinações muito populares como Paulo Jorge ou Vera Lúcia. Todos esses nomes são bonitos, mas tornaram-se para nós comuns por serem simplesmente repetidos nos nossos amigos, vizinhos, primos.
    Penso que a tendência actual é ir buscar nomes antigos/tradicionais e conjugá-los com nomes "mais actuais".

    Nasci nos últimos dias de 1982 e tenho 28 anos, por pouco não cabia na segunda categoria :)

    ResponderEliminar
  11. Eu nasci nos 80. O nome mais comum era Ana, sem dúvida. Em 2º lugar era Carina. Cheguei a ter 3 na minha turma. E Ana qq coisa eram quase metade das raparigas. Depois havia as Tânias, Ritas, Joanas, Patrícias, Cátias... Os rapazes tinham nomes mais variados: lembro-me de Luis, Filipe, Joel, Carlos, Ricardo, Pedro...

    ResponderEliminar
  12. Sou se 87 e claro que concordo com os nomes que foram ditos, a(s) Cláudia, Tânia Joana Carina, Patrícia os rapazes Pedro muitos Pedros, Miguel muitos Migueis, desde a minha infância lembro me de ter paixonetas por rapazes com esses nomes agora vivo com um Pedro Miguel de 84, mas também me lembro de Luis, Roberto e João.

    ResponderEliminar
  13. Eu nasci em 1980. Preparem-se para esta: na minha turma do 6.º ano havia quatro Tânias.
    Tânia Alexandra
    Tânia Marina
    Tânia Raquel
    Tânia Sofia

    ResponderEliminar
  14. Filipa, seria super interessante ver esse post de novo. Há nomes muito comuns nos anos 80 que seria uma grata surpresa em ver em um pequeno de hoje em dia. Incluiria na lista(tendo em vista que sou brasileira e pode ser diferente os nomes): Verônica(Verónica), Claúdia, Sandra, Adriana, Luciana, Daniela, Ricardo, Roberto, Maurício, Leandro e Paulo

    ResponderEliminar
  15. Acho que falta um nome feminino bastante anos 80 - Susana.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)