Nomes de personagens da novela "Rosa Fogo"

27.9.11

Agora que Ti Ti Ti acabou, já não sigo nenhuma novela, mas não quer dizer que não continue atenta aos nomes das personagens... Desta vez, debruço-me sobre os nomes escolhidos para a novela da Sic, Rosa Fogo.


  • Protagonistas: Maria, Diogo, Estevão
  • Crianças: Matilde e Vera Mónica
  • Personagens com mais de 50 anos: Ambrósio, Alzira, Gilda, Júlio e Teresa
  • Personagens entre 40 e os 50 anos: José, Agostinho, Lara, Horácio, Regina, João, Eduarda, Carlota
  • Personagens até 40 anos: Samuel,  Sílvia, Glória, Francisco, Alberto,  Manuel, Javier, Catarina, Sofia, João Nuno, Carmen, Aida
  • Irmãos: Aida e Carmen; Anita, Francisco, Sofia

Já sei que a classe dos 40 anos está repetida, mas eu também não sei bem as idades dos personagens, portanto, façam o favor de me perdoar a indecisão! Para terminar, parece que um dos espaços da novela é uma empresa chamada Florella. Rosa Fogo e Florella. É, Flor está na moda. 


11 comentários :

  1. Gosto de Flor :) os nomes nas novelas nem sempre são muito bem escolhidos. Acho que Lara é nome de pré-adolescente , relativamente à popularidade que teve há uns tempos. Já na novela anjo meu há uma Lara que teria um 30 e picos anos se a novela fosse em 2011 como a rosa fogo. Concerteza que há excepções mas considero que as escolhas poderiam ser melhores (podiam pedir umas sugestões aqui no blog ou no fórum :p )

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião os nomes das personagens nem sempre condiz com as idades que elas representam, claro que há sempre excepções mas entendo que a autora tenha optado por nomes que as pessoas vêm a novela se familiarizem.
    Apesar Javier , Aberto, Carlota, Glória, Carmen e Aida, não fazem muito sentido pelas idades dos personagens mas é só a minha opinião

    ResponderEliminar
  3. Dos nomes das Personagens gosto de Lara, Eduarda, Sílvia(mais ou menos, Catarina, Nuno e Anita.

    ResponderEliminar
  4. Sílvia é que gosto mais ou menos, todos os outros que referi gosto.

    ResponderEliminar
  5. A ficção tem tendência a escolher nomes actuais e não apropriados à idade das personagens, mas acho que já se portaram pior!

    ResponderEliminar
  6. O nome da empresa é Forella e não Florella.

    ResponderEliminar
  7. Vi o nome da empresa no site oficial da novela, como pode comprovar aqui:

    http://sic.sapo.pt/programas/rosafogo/personagens/2011/09/06/estevao-amorim

    Se está errado, foram eles que me enganaram :)

    ResponderEliminar
  8. Agora por causa disto, lembrei-me de um nome para o nome do dia, caso a Ana Filipa queira... o nome Teresa, eu nem gosto muito, mas também não desgosto... mas lembrei-me por um motivo...

    Eu considero o nome Teresa, um daqueles nomes mais antigos, das nossas mães ou avós... mas quando comecei a pensar nas Teresas que conheci, todas são da década de 80 e ainda uma bebé que agora tem cerca de 3 anos... provavelmente a minha amostra é que está errada... ou será que afinal a moda deste nome é mais recente do que aquilo que eu penso?

    Para mim, Teresa está ao mesmo nível de Helena, podia ser duelo futuro :P Mas, efectivamente, as Helenas que conheço são mesmo mais velhas :P

    ResponderEliminar
  9. até acho que os nomes estão mais ou menos realistas. Já houve caso bem piores

    ResponderEliminar
  10. Sónia,
    eu adoro Teresa, acho um nome muito elegante e gosto muito do diminutivo Tété.
    Teresa, Helena e Isabel são três nomes que incluo no mesmo "saco": toda a gente conhece, toda a gente conhece alguém com esse nome, de várias idades, cores e feitios.
    Hoje em dia há muitas alternativas a Helena que me agradam, como Elina, Elena, etc, mas Helena é um clássico!

    ResponderEliminar
  11. Sim também incluo Isabel nesse grupinho :P e até acho que dos três é Isabel que prefiro...

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)