Emanuela

28.9.11



Com a popularidade de Ema finalmente a subir em Portugal e com a popularidade dos nomes terminados em -ela ainda em alta por todo o lado, Emanuela começa a soar melhor aos meus ouvidos. E não só aos meus. No Brasil, onde Manuela é muito popular (7.º do ranking do Baby Center), Emanuelle ocupa a 40.ª posição e Emanuela a 91.ª.
Uma bebé Emanuela receberia um nome muito tradicional, com uma forte ligação à religião (Emanuel seria o nome do Messias; significa "Deus está no meio de nós" ou "Deus está connosco"), e poderia ter como diminutivo Ema ou Manu.


  • Número de registos em Portugal, em 2014: Apenas 1 registo. 


15 comentários :

  1. Não acho mta graça ao nome em português, mas em francês fica fantástico...

    ResponderEliminar
  2. É um nome k não gosto muito nem sei bem pk

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de Emanuela, nem sequer de Manuela, embora ache o diminutivo Manú muito giro mesmo... o problema é que em Portugal as Manuelas são chamadas de Manelas (ainda vá lá) ou de Nelas (que não gosto mesmo de todo).

    ResponderEliminar
  4. Se fosse rapaz ia chamar-me Emanuel, possivelmente José Emanuel -.- e como nunca achei piada ao nome, também não acho Emanuela um nome bonito. É diferente, não conheço nenhuma mas associo a Manuela, que é um nome que também não figura na minha lista dos favoritos

    ResponderEliminar
  5. Prefiro Manuela, mas acho um nome bem bonito com E no início tbm. Tive uma amiga de infancia Emanuelle e já não gosto tanto do nome dessa forma. Muda tão pouco e não sei pq nun gosto.

    ResponderEliminar
  6. Nasci em França e sempre fui chamada de Manu mas quantas vezes não me perguntavam se não era Emanuela?

    Eu sei que no Brasil é um nome que está em alta mas aqui nem por isso,nunca conheci ninguém mais novo do que eu (nasci em 1977)com o meu nome.

    Quando a Sophie me disse que iria por Ema a futura filha eu disse-lhe logo para por antes Emanuela que ficava com o diminutivo que tanto gosta, ao mesmo tempo o nome da irmã, e certeza que pouca gente tem igual

    ResponderEliminar
  7. Eu conheço duas Manuelas mais novas que a Uella, uma de 1979, Manuela Paula, vulgo Manela... e outra de 1986, Maria Manuela, a Nela... e sobretudo, esta de 1986 detestava completamente o nome, ainda me lembro de ela dizer que as únicas Maria Manuela que conhecia tinham todas mais de 40 anos...

    Sinceramente acho que nem Manuela nem Emanuela vão convencer muito os portugueses... e acho que com sotaque brasileiro ficam muito mais bonitos ;)

    ResponderEliminar
  8. Nem gosto de Emanuela nem de Manuela.

    ResponderEliminar
  9. Não gosto de Emanuela nem Manuela
    E aqui hummm não vai pegar mesmo.
    É como Fernanda lá no Brasil tb é muito usado mas aqui duvido muito

    ResponderEliminar
  10. Concordo com vocês, não creio que esteja destinado a grandes voos, mas acho que até merecia alguma atenção... :)
    Uella, enquanto escrevia o post pensei exactamente nesse cenário :)

    Conheço várias pessoas da minha idade que têm Manuela como segundo nome e convivo de perto com uma Nela e uma Nelinha, mas estes diminutivos não me agradam!

    ResponderEliminar
  11. pois a minha "manuela" sempre me chateou com o Emanuela mas nao consigo...

    ter uma filha com o nome quase igual a minha irma gémea?
    Ainda para mais sempre associei o nome aos filmes da "Emmanuelle" e nop...
    Gosto de Ema e pronto!

    ResponderEliminar
  12. Sophie, Ema e Emanuela são dois nomes absolutamente distintos e é fácil perceber porque é que se inclina para Ema :)
    Apenas pensei nesse cenário por saber que a bebé terá uma tia Manuela :)

    ResponderEliminar
  13. Não gosto muito de nenhum, associo sempre a pessoas mais velhas.. =/

    ResponderEliminar
  14. eu acho Emanuelle lindo, vai ser o nome da minha filha :)

    ResponderEliminar
  15. Acho tão, tão bonito! Emanuela tornou-se um dos meus nomes favoritos :) Gostava muito de o usar numa filha, mas o mais provável é a escolha recair primeiro em Manuel, o que inviabiliza o uso de Emanuela depois. Provavelmente consideraria Lia Emanuela, um composto que me agrada muito.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)