Quem presta alguma atenção ao fenómeno da atribuição de nomes próprios já se apercebeu que alguns pais têm usado Matias como alternativa a Martim e Tomé como alternativa a Tomás. É provável que dentro de algum tempo chegue aqui alguma mamã a dizer que sempre sonhou chamar Tomé ou Matias ao filho, e que jamais escolheu estes nomes como alternativa, mas quando eu digo isto não estou a criticar pela negativa - muito pelo contrário! É exatamente este processo que eu defendo: entender quais são os nomes mais na moda e procurar ousar na escolha.
Número de registos de Matias e Tomé entre 1920 e 1980
Os dados do SPIE mostram que nenhum dos dois nomes foi muito popular nas últimas décadas mas, em 2013, Matias ocupava a 45.ª posição do ranking português, com 191 registos, enquanto que Tomé se ficava pela 71.ª posição, com 59 registos. Matias parece ter inclusivamente beneficiado da popularidade de Mateus, mostrando-se uma alternativa mais tradicional para aqueles que consideram Mateus demasiado brasileiro.
Matias
Em 2007, Matias ocupava a 69.ª posição do ranking de nomes masculinos registados em Portugal, enquanto que Tomé ocupava a 95.ª. Houve um equilíbrio em 2009 mas, desde então, Matias tem obtido mais registos, estando desde 2011 no top 50, enquanto que Tomé ainda não entrou no top 70. Em 2014, Matias ocupava a 43.ª posição do ranking e Tomé ocupava a 71.ª.
Matias
- significado: dom de Deus
- diminutivos: Mat, Mati, Mats
- alternativas: Mateus, Messias, Tobias
Tomé
- significado: gémeo (forma popular de Tomás)
- diminutivos: Tom, Tomi, Mé
- alternativas: Telmo, Omer
Ambos são presenças frequentes nas listas do blog, por exemplo, nomes terminados em é, nomes terminados em -ias, nomes compostos com Afonso, nomes antigos que parecem modernos...
Este último post parece que acerta na mouche - os nomes são antigos, mas parecem modernos, por aproximação aos nomes populares que vimos no início do texto. E mais: não podemos considerá-los como "nomes de velhos", porque de acordo com o gráfico, não há muitas pessoas com mais de 30 anos com estes primeiros nomes.
Gostam destes nomes? Qual destes nomes preferem? Não se esqueçam de votar!
Actualização - Resultado da sondagem:
Actualização - Resultado da sondagem:
Prefiro Matias a Tomé... E também prefiro Matias a Martim, este sem dúvida nenhuma... Entre Tomé e Tomás, prefiro Tomé, mas não posso dizer que aprecie muito qualquer um deles.
ResponderEliminarE com Matias lembrei-me de Mateus, de que gosto mais
ResponderEliminargosto de Tomé muito mais do que Tomas.
ResponderEliminarMatias não me diz grande coisa!
Prefiro Matias, mas não colocaria em um filho. Em relação a Tomé, não gosto, tem uma cidade aqui q é São Tomé e lembro logo de lá. Gosto de Thomas (lê-se Tómas), sempre gostei, com ctz não deve ser aceito aí dessa forma mas é um nome q acho fantástico.
ResponderEliminarOlha só:
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/09/casal-americano-usa-aplicativo-de-perguntas-do-facebook-para-dar-nome-ao-filho.html
Amo os dois nomes, é mt difícil escolher!
ResponderEliminarNão gostos muito dos dos mas optei por Matias.
ResponderEliminarUi nomes terminados em S e em É...
ResponderEliminarSão logo as duas terminações que não me entusiasmam de todo...
Mas escolho Matias
Gosto mais de Matias. Conheço um André Matias e sempre achei piada à combinação. Também gosto de Tomé, considero um nome diferente e forte
ResponderEliminarNão simpatizo com nenhum dos dois mas voto em Matias.
ResponderEliminarA atriz Susana Arrais foi mãe à cerca de 2 meses de um menino chamado Tomé.
ResponderEliminarhttp://fama.sapo.pt/noticia/susana-arrais-radiante
Obrigada, já acrescentei a Susana Arrais à lista dos famosos portugueses!! :)
ResponderEliminarHá uma ex-modelo que agora é hospedeira de bordo (Ines Pereira)que chegou a estar na "quinta das celebridades" (não sei se consideras famosa xD ) que tem um Matias e está grávida de um Tomé :)
ResponderEliminarEu não sei quem ela é, mas já tenho tantos pseudo-famosos na lista que mais um, menos um, não faz diferença nenhuma!! Já há algum tempo que o critério passou a ser "Sai nas revistas, é famoso". Vou acrescentar :)
ResponderEliminarhttp://aeiou.caras.pt/ines-pereira-e-sebastiao-alves-vao-ser-pais-novamente=f38836?sctx=1:10:q:search:in%EAs%20pereira
ResponderEliminarJá agora é esta a notícia :P
Gosto mto dos dois nomes...mas se tivesse de escolher 1 seria Matias...
ResponderEliminarO meu filho de 4 anos chama-se Matias. Nao escolhi como alternativa a Martim (nem sequer gosto desse nome). Eu e o meu marido nao conseguiamos chegar a acordo qto ao nome e recorremos à lista de nomes autorizados. Gostámos imediatamente de Matias por ser tão pouco usado. É um nome forte e moderno, mas classico ao mesmo tempo.
ResponderEliminarO seu pequenote é provavelmente um dos Matias pioneiros :) Como bem diz, há quatro anos ainda era um nome que pouco se ouvia! :)
ResponderEliminarGosto muito de Matias, Tomé nem tanto, mas talvez devido a um professor que não me deixou grandes recordações.
ResponderEliminarMatias e Mateus acho um must...
Quando fiz a listinha para o meu bebé, Mateus foi um dos escolhidos por mim, mas o papá, disse que lembrava o vinho "Mateus Rosé" e que devido a termos um sobrinho chamado Lucas, ficariam a ser o Lucas e Mateus, lol. Engraçado como não avaliamos os nomes "per si" mas antes pelo contexto em que nos inserimos.
Acho Matias um nome bastante bonito e cheira-me que vai começar a ser um nome da moda...Tomé já não sou grande fã...
ResponderEliminarDa minha parte, vem aí um Matias a caminho :)
ResponderEliminaracmsp, sempre veio o menino! :D Muitos parabéns e muitas felicidades!!
ResponderEliminarTambém vou ter um Matias, em Setembro :)))
ResponderEliminarParabéns às mamãs :)
ResponderEliminarAcho que Matias se está a tornar a grande tendência, espero que venha ocupar o lugar de Martim, gosto muito mais de Matias.
eu tnh um Tomé lindo. Nem Tomás, nem Matias, nem Mateus. SE não fosse Tomé, tinha sido Noé. E se fosse menina, era a Flora. :)
ResponderEliminarAdoro o nome Matias
ResponderEliminaré um dos nomes masculinos que eu mais gosto
Há pelo menos 10 anos que sou completamente apaixonada pelo nome Matias... Não me sai da cabeça. Hoje, se tivesse de escolher, possivelmente não colocaria, por sentir que está prestes a ser "uma epidemia", como Martim, Matilde, Maria :( Não tenho tara de escolher um nome diferente para um filho, para isso chegou-me o meu, especialmente na infância, quase sempre tinha de o soletrar. Mas também não aprecio que todas as crianças tenham os mesmos nomes. O que me custa, porque Matias é um nome de que gosto há demasiado tempo e se um dia tiver de o deixar para trás, vai ficar-me na ideia. Mas ter um filho a ser chamado pelo apelido toda a vida pq há 10 com o mm nome na turma... não. MATIAS é lindo <3
ResponderEliminarHá quase dez anos (como o tempo passa, meu Deus), a novela "Vingança" fez disparar a popularidade de Santiago e Laura... No entanto, para mim, foi o nome do filho das duas personagens que ficou: Matias! Curto, forte, antigo e, ao mesmo tempo, tão fresco que soa moderno! Fiquei logo apaixonada...
ResponderEliminarTomé está na minha lista há pouco tempo, mas tem tudo aquilo que me tem vindo a atrair num nome. Ainda assim, desta feita, o voto vai para Matias =)
Oi, eu vivo em França. Desculpe se a tradução não é boa. Eu chamei meu filho Thomé com h. Este é um nome muito raro aqui. Mais comum em Portugal, aparentemente.
ResponderEliminarObrigado pelo significado do nome! Eu quero mais!
Gosto de Tomé e do texto. Só não me agradou muito a parte em que diz que Mateus é "demasiado brasileiro" como se fosse algo mau ou como se todos nós não falássemos o mesmo idioma. Por acaso não gosto de Mateus por não ser fã de nomes que terminam em S (parece plural haha), mas sendo brasileira não deixo de me sentir um bocado ofendida com a afirmação.
ResponderEliminarAcho que tem razão, sem contexto, parece uma crítica. Da minha parte, não é, posso assegurar-lhe, e se tivesse oportunidade de ler outros posts do blog, inclusivamente alguns escritos ali por 2011, como este (uau, 2011!!), teria oportunidade de perceber que abordo as práticas onomásticas brasileiras com muito entusiasmo!
EliminarNo entanto, depois de quase duas décadas em que muitos dos nomes da moda eram inspirados precisamente personagens de novelas brasileiras, em 2011, os portugueses estavam muito virados para os nomes super tradicionais portugueses, quase numa viagem identitária que nos levava ao período da monarquia. O comentário é nesse sentido!
Não consegui inserir o meu nome no comentário desta vez. Mas sou eu de novo, voltei aqui para ler outra vez sobre o nome Tomé, agora no sexto mês da gestação. Acho que vai ser Tomé, mas ainda não tenho uma decisão tomada - talvez olhe para a carinha dele quando nascer e finalmente decida. Mas sendo Tomé o padroeiro dos indecisos e tendo eu nascido no dia de São Tomé, acho que são bons motivos... hahaha
EliminarSobre o comentário a respeito do Mateus, tudo esclarecido, e também entendo o porquê do resgate à identidade portuguesa nos nomes, faz todo o sentido. :)
Obrigada :)