Lista de nomes femininos terminados em "ane" e Resposta ao leitor

em 01/08/11


A propósito da sugestão da Patrícia, a quem mais uma vez eu agradeço o texto sobre que escreveu exclusivamente para o Nomes e mais nomes, vou copiar a resposta que a Maria deixou na caixa de comentários (e espero que ela não se aborreça):

"Infelizmente são poucos os [nomes terminados em -ane] que são permitidos por aqui. Aliás até há pouco tempo não eram permitidos nenhuns, aos poucos e muito lentamente é que vão surgindo. Acho que essa ainda é uma terminação que não aceitam bem por aqui, por fazer lembrar nomes estrangeiros, nomeadamente franceses. Como sabes por aqui existem alguns preconceitos (eu chamo preconceito) relativamente a nomes que não sejam de origem portuguesa, embora hajam cada vez mais evoluções nesse aspecto".

A Maria ainda fez a recolha dos nomes terminados em -ane que constam da lista do IRN:

  • Ariane
  • Eliane
  • Josiane
  • Liane
  • Liliane
  • Viviane 

Acrescento apenas que como alternativa, temos os nomes terminados em -ana.

E agora respondendo concretamente ao anónimo que me questionou sobre Elaine Bianca. Elaine não é aprovado em Portugal, nem nenhum nome com essa terminação, por isso é um som estranho aos meus ouvidos. Pensando nele como um nome estrangeiro, acho que é uma das versões de Helena mais antiquadas, embora também seja das mais doces - a língua francesa tem essa particularidade. 
É possível que seja uma terminação muito contemporânea no Brasil. Vejamos: Rita é considerado antiquado na Inglaterra e nos EUA, e em Portugal é um nome moderno. Tudo depende do contexto! Em relação a Bianca, gosto e é uma boa alternativa a Beatriz. No geral, aprecio Elaine Bianca mas soar-me-ia melhor Helena Bianca.

17 comentários:

  1. Já é uma lista, não é? pequena mas assim mesmo uma lista. :)

    Podia ser Eliane Bianca também.
    (só trocando as posições do A e I)

    Tenho uma amiga e uma aluna chamadas Elaine, aqui é bastante comum.

    ResponderEliminar
  2. A terminação "ana" não é a mesma coisa...o "ane" torna o nome diferente, eu acho.
    Quanto a Elaine estou com a Patricia porque não Eliana?

    ResponderEliminar
  3. Bem lá tive eu de ir cuscar na lista, Elaine não dá mas dá Eleine .
    Sendo assim parece-me a melhor alternativa

    Dizes que não há nomes com a terminação "aine" certo? Porque com "ine" há imensos, e por acaso é uma terminação que tb gosto...ainda mais "francesa" que "ane".

    ResponderEliminar
  4. Cara autora,

    Não sei se foi a senhora que opinou acerca do nome Elaine Bianca tal como lhe tinha pedido, uma vez que encontrei a resposta noutra página do seu blog e não estava perto do meu pedido.

    Pois posso lhe dizer que sim Portugal já aceitou esse nome para uma filha minha, porque para além de eu ter nacionalidade portuguesa tenho em paralelo uma outra.

    Acho um nome bastante bonito, moderno e até original pelo menos cá em Portugal, pois já estou farta de ouvir BEATRIZ, LEONOR, MARIA, MATILDE, etc.
    Vamos a qualquer consultório médico quando chamam as utentes é só os nomes atrás referidos que ouvimos.

    Acho que devemos ser um país com mentalidade mais aberta para aceitar nomes diferentes à vulgaridade actual.

    Parece-me que agora neste momento quem não se chamar LEONOR, BEATRIZ, MARIA e MATILDE já tem nome feio. Tudo que seja diferente a isto já causa uma estranheza nos ouvidos das pessoas. Desculpando-se as pessoas com o argumento que são nomes tradicionais da cultura Portuguesa que consoante a moda passam de tradicionais a corriqueiros.

    Eu gosto de ouvir coisas novas e ainda bem que há pessoas com coragem tal como eu de mudar um pouco a vulgaridade neste país.

    Nós também não comemos todos os dias o mesmo prato, senão iriamo-nos enjoar e acho que é o que se está a passar com os nomes... até dá para enjoar.
    E mais o que seria se todas as pessoas se vestissem de igual forma como na China que devido a ideologia maoísta "para todos serem iguais" tem que pensar e vestir-se da mesma forma que o Partido impõe.

    Tal como a personalidade das pessoas é diferente, também acho que deve haver um leque maior de nomes ao que estamos habituados a ouvir.

    Temos que ter ideologias mais modernas e uma cultura mais aberta.

    E Helena Bianca já não seria também original...

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo,
    que pena ter escrito o meu post seguinte antes de ter lido o seu comentário, porque muito haveria a acrescentar.

    Creio que não terá lido muitos posts no blog, porque o que aqui defendo é que usemos outros nomes que não exactamente os que indicou: Matilde, Leonor e Beatriz; aliás, praticamente uma vez por semana abordo um nome "alternativo" que seja autorizado em Portugal.

    A questão é que me apresentou um nome que não é autorizado em Portugal ao comum dos cidadãos (ou seja, sem outra nacionalidade que não a portuguesa) e que, por acaso, eu não aprecio. Até lhe poderia perguntar como o pronuncia, se "Eleine", ou "Eléne", mas não faria diferença porque eu ia continuar a preferir Helena. Que não é, hoje em dia, uma escolha muito habitual.

    Sugiro-lhe que dê uma vista de olhos aos outros posts do blog e verá com certeza que aqui não se defendem ideologias antiquadas e que eu até já escrevi sobre nomes muito mais ousados do que Elaine.

    ResponderEliminar
  6. Maria: referia-me à terminação "aine"; a lista das "ine" está aqui:

    http://nomesportugueses.blogspot.com/search/label/Nomes%20femininos%20terminados%20em%20%22ine%22

    Quando referi -ana como alternativa a -ane, quis evidenciar que por norma essa é a terminação dos nomes que no Brasil se usam como -ane...

    ResponderEliminar
  7. Cara autora

    Nao estou a dizer que a senhora defende ideologias antiquadas mas sim população em geral.

    Quando eu lhe fiz o pedido para opinar sobre Elaine Bianca, apenas pedi a sua opinião que nada tem a ver com a admissão desse nome no nosso País.

    Mas graças a mim, este nome já poderá um dia ser utilizado cá em Portugal pelos comuns cidadãos.

    Quanto à pronuncia desse nome, pronuncio da mesma forma como se escreve ELAINE "AI" sem estrangeirismos.

    Obrigada na mesma pela sua opinião, mas espero que o carapuço não lhe servisse quando disse que há mentalidades antiquadas.

    E se toda a gente pensar da mesma forma, o nosso País nunca irá admitir novos Nomes para além das Marias e dos Manuéis, etc os quais estamos habituados.

    Inclusive tenho familiares no estrangeiro (canadá, EUA e não só) que os próprios naturais desses Países dizem que em Portugal só há MARIAS, veja lá como o nosso País é visto lá fora...

    ResponderEliminar
  8. Bem mais uma vez isto é tudo uma questão de opinião... Eu sinceramente também prefiro nomes com sonoridade e grafia portuguesa, no entanto não acho mal por nomes estrangeiros quando a grafia é facilmente compreendida pela generalidade das pessoas. Acho que Elaine se enquandra nesse caso, e embora possa estar relacionado, consigo compreender que quem gosta de Elaine, não pensará em escolher Helena.


    Em relação ao gosto dos portugueses, lá está é uma questão de gosto... Eu prefiro nomes "antiquados" e no outro dia fiquei toda contente porque ouvi uma bébé chamada Érica... fez-me lembrar a minha infância feliz, em que todos tinhamos nomes diferentes :P e sim, esta monotonia enerva :S

    Mas a verdade é que nem toda a gente pensa assim... conheço quem ache que as pessoas, actualmente, põem nomes muito estranhos e distantes das nossas tradições... acho que ainda há quem pense que qualquer nome, mesmo com fonia e grafia portuguesa, senão tiver uma Maria ou Ana, José ou Manuel, não é bem português :S

    ResponderEliminar
  9. Não me "serviu a carapuça", mas como escrevi que o nome me soava de forma estranha e a Anónima referiu que "tudo que seja diferente a isto já causa uma estranheza nos ouvidos das pessoas", pensei de facto que me estava a incluir nesse grupo de pessoas.

    Mal entendidos à parte, creio que concordamos em quase todos os pontos, exceptuando que eu prefiro por norma as versões portuguesas dos nomes.

    Deixe-me só perguntar-lhe: o nome da sua filha foi registado muito recentemente? É que a lista de nomes aprovados foi actualizada há pouco tempo e Elaine mantém-se proibido...

    Sónia, fazendo um trocadilho com a expressão usada, "se não tiver uma Maria ou Ana, José ou Manuel, não é bem português" ou não é "português de bem"?

    ResponderEliminar
  10. Sim, realmente acho que está mais para o "português de bem". Lembro-me de uma vez ouvir num consultório, uma conversa que nome sem Maria, não é nome... e realmente era uma família muito de bem, ou que pelo menos queria aparentar ser ;)

    E eu até confesso que gosto do nome Maria, mas esta pretensão relacionada com o nome tem um estatuto que não aprecio...

    ResponderEliminar
  11. Claro que sim é uma questão de gosto e eu até respeito a opinião de cada um.

    Mas nem todas as pessoas aceitam, porque quando um nome é diferente daquilo que estão habituadas a ouvir já causa alguma estranheza ou não é assim tão bem aceite.

    Mas convinhamos que há nomes admitidos cá em Portugal como Cereja, Colete, Amor etc que são bem piores que alguns nomes ditos "estrangeiros".

    Mas se vamos a ver quase todos os nomes utilizados cá em Portugal são estrangeiros porque a origem deles não é Portuguesa.

    Sim a minha filha foi registada ainda este ano. Mas penso que agora se algum cidadão quiser registar um filho com esse nome, já fica com um trabalho bem mais simplificado, porque já vão verificar nos registos que existe alguém neste País com esse nome.

    ResponderEliminar
  12. É uma questão de gosto... Mas eu penso que a maioria das pessoas que vem a este blog defendem o uso de nomes mais diferentes e não dos mais batidos.


    O que a anónima diz em relação a um português agora puder colocar esse nome na filha tem alguma lógica, porque muitos nomes passam a ser admitidos, quando existe um grande numero de pessoas registadas com esse nome através de outra nacionalidade.
    Se passarem a existir muitas "Elaines" registadas a partir de outra nacionalidade, esse nome passará inevitavelmente a ser admitido para qualquer cidadão português. Mas não basta haver uma "Elaine", são precisas mais.


    Eu tenho uma amiga que há 4 anos atrás quis por Yara á filha e não deixaram, ficou Iara e 2 meses depois Yara passou a ser admitido, e ela foi á conservatória pedir explicações. O que lhe explicaram é que passou a existir um numero considerável de Yaras registadas a partir de nacionalidade Cabo Verdiana, sendo assim e como o nº de pessoas com esse nome em Portugal já era significativo fez sentido que passasse a ser um nome admitido para todos. E é isto que acontece com todos os nomes admitidos "estrangeiros".

    ResponderEliminar
  13. Teodora Rita-Nome de minha bisavó, fabuloso!3 de abril de 2012 às 21:56

    Dame licença que opine sobre o nome Elaine Bianca?
    Para nós, Portugueses creio que não soa nada bem, falo por mim, o som Elaine e o que, ao pronuncia-lo somos obrigados a fazer com a lingua e com os lábios, sinceramente, é muito mau.
    Bianca marcha, mas também é uma estrangeirice...Pessoalmente acho feio. Mais vale ser conservador e ter bom gosto. No Brasil, talvez soe melhor.

    ResponderEliminar
  14. Meu nome é Lidianne,aqui no Brasil
    também está virando moda nomes que
    terminam com anne,com mais um "n",
    muitas brasileiras famosas com nomes que terminam com anne.

    ResponderEliminar
  15. Meu nome é Lidianne,aqui no Brasil
    também está virando moda nomes que
    terminam com anne,com mais um "n",
    muitas brasileiras famosas com nomes que terminam com anne.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)