Duelo de nomes - Gonçalo vs Guilherme

em 04/08/11



O duelo de hoje é composto por dois nomes bastante usados em irmãos: Gonçalo e Guilherme. Ambos são de origem germânica, são trissilábicos, começam por uma letra muito forte e têm um significado muito viril.


  • Gonçalo
originalmente Gundisalvus, que é composto por "gunthi" (combate), "all" (todo) e "vus" (disposto). Tudo misturado, significa "disposto para o combate" ou apenas "guerreiro". 

Versões internacionais: Gonzalo
Diminutivos: Gongas, Gonzo, Salo
Alternativas possíveis: Grácio
Posição no ranking oficial de 2010: 7.º

  • Guilherme
deriva de Whilhelm, que é composto por wil (vontade) e helm (capacete, protecção), significa "defensor".

Versões internacionais: William, Liam, Guillaume, Gugliemo, Guillermo, etc, etc...
Diminutivos: Gui, Guilhe
Alternativas possíveis: Hermes, Guilhermino
Posição no ranking oficial de 2010: 10.º
"Gonçalo é um nome elegante, também associado às elites. É um nome ligeiramente pomposo, tem uns diminutivos um bocado estranhos, mas é bonito. É popular, mas não é um nome da moda, porque esta popularidade não é de hoje, já tem alguns anos. (...)
Poderia ter associado Guilherme a Gonçalo. O que escrevi para um, servia como uma luva para o outro, mas decidi separá-lo por um motivo: em 2011, vamos ser inundados com o nome Guilherme, por causa do casamento real do filho da princesa Diana e Carlos de Inglaterra, William (Guilherme, em Português). O nome irá subir na popularidade ou as grávidas portuguesas e os seus maridos ficarão indiferentes?" 


O que acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 


Actualização
Resultado da sondagem:



13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho dois primos que são irmãos que têm os nomes do duelo de hoje. Pessoalmente, entre dos dois prefiro Gonçalo. Os pais chamam-lhe Leco (como já referi algures, não gosto de diminutivos e então deste :s ), que vem de Gonçaleco. Este meu primo faz 6 anos em Novembro e o irmão faz 1 ano em Setembro e o outro nome ponderado foi Gustavo. Eu preferia Gustavo, porque é menos popular e acho mais "refinado". Como seria de esperar chamam-lhe Gui.

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, entre Gonçalo e Guilherme, escolho Gustavo :P

    Não gosto de nenhum dos dois, mas mesmo assim acho que consigo preferir Guilherme... Não gosto da sonoridade de Gonçalo, e até já me devia ter habituado porque conheço uns quantos... Para mim Gonçalo é um nome mole, e não sei porque tenho esta ideia... Além disso, nomes com Ç no meio são sempre maus, nem que não seja quando a pessoa tiver que criar um email :$

    ResponderEliminar
  4. Aqui no Brasil conheço tantos gêmeos que são Gustavo e Guilherme que perdi as contas. Mas Gonçalo não é um nome comum aqui, nunca ouvi em criança e tbm não me agrada.

    Fico com Guilherme

    ResponderEliminar
  5. Entre os dois prefiro Guilherme, mas também engraço mais com Gustavo..

    ResponderEliminar
  6. Gosto dos dois mas mais de Guilherme
    Gustavo não gosto nada...

    ResponderEliminar
  7. Não gosto nem de um nem de outro, sem duvida prefiro Gustavo, talvez por ser menos usado

    ResponderEliminar
  8. Gosto mais de Gonçalo! Sou suspeita, um grande amigo meu ( e ainda por cima de infância) é Gonçalo e acho um nome forte e bonito. O meu amigo é uma excelente pessoa e acho que influencia e muito a minha percepção do nome. Gosto mesmo!
    Guilherme não me diz muito.

    ResponderEliminar
  9. Conheço dois irmãos: Gonçalo e Guilherme.
    Gonçalo é um nome muito giro. Gosto imenso da combinação Martim Gonçalo.
    Até gosto de Guilherme, mas foi preciso habituar-me. O diminutivo Gui é giro!
    Prefiro Gonçalo.
    Odeio Gustavo!

    ResponderEliminar
  10. Gonça como diminutivo de Gonçalo

    ResponderEliminar
  11. Olá, Filipa! Em 2011 escrevi que Guilherme"não me diz muito"! Hoje estou grávida de 34 semanas e o nosso bebé vai chamar-se... Guilherme! :)Para onde foram os favoritos: Filipe, Artur, Elias, Jaime? Não sei, começamos a chamar Gui e ficou! Foi fácil chegar a um consenso, apesar de ter muitos nomes na cabeça. :) Começo a perceber que a escolha de um nome é muito emocional. ;)

    ResponderEliminar
  12. Adoro Gonçalo, um nome para todos os tempos, um clássico forte e giro, só vejo qualidades. Os diminutivos são horríveis, não usaria

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)