Sara, Sarah & Sarina

em 19/07/11


Um leitor anónimo tem pedido que aborde o nome Sara. Comecemos pelo significado que poderá, à partida, chamar a atenção:  "princesa". No Antigo Testamento, Sarah era a esposa de Abraão. Podemos, por isso, considerá-lo um nome antigo e histórico.
Para além de Sara, também Sarah é autorizado em Portugal, tal como Sarai (que seria a versão original do nome Sarah). Sarina e Zara são duas derivações de Sara, a primeira, rara, e a segunda perde pela associação à marca da Inditex. 
  • Pessoalmente, não o utilizaria porque não sou grande entusiasta de nomes terminados em -ara. No caso dos nomes dissilábicos, prefiro aqueles que têm duas sílabas muito distintas, o que não é o caso, devido à repetição do A. Sendo forçada a usá-lo,  creio que optaria por Sarah.

A minha opinião não vai certamente ao encontro da da maioria das pessoas: tal como o gráfico indica, o nome foi muito popular entre os anos de 1970 e 1980. E atenção: o nome não está de todo esquecido, até porque ocupa um muito honroso 17.º lugar no ranking de 2010. Ainda assim, e tal como já vimos aqui, Sara perdeu terreno para Lara.
















Posição no ranking:

O que é que vocês pensam deste nome?

30 comentários:

  1. sendo da geração de 70, tenho muitas pessoas conhecidas com esse nome.

    Mas não me cativa...

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente não gosto muito. Sou de 1991 e conheço imensas raparigas sensivelmente da minha idade com esse nome, de modos que acho demasiado vulgar. De todos os que refere o que mais gosto é Zara, talvez mesmo pela associação à loja, mas nunca o daria a uma criança, ainda mais porque a minha vizinha tem uma gata com esse nome.. =/

    ResponderEliminar
  3. Sara e o nome da minha irma

    ResponderEliminar
  4. Sou de 1987, e tal como a Alexandra, há imensas raparigas da minha idade com esse nome, composto quase todos elas por Patrícia. Se eu não gosto do nome Sara, então com Patrícia piora.
    Mas a ter de escolher, optaria por Zara. Mas não é um nome que esteja na minha lista de preferidos.

    ResponderEliminar
  5. Já gostei muito, agora acho comum e sem tanto carisma quanto outros nomes também simples.

    ResponderEliminar
  6. zara é bonito mas é admitido cá?

    Faz-me logo pensar na Zara Phillips

    ResponderEliminar
  7. Eu prefiro Zara tb (sim é admitido).
    Mas o que eu gosto mesmo mesmo é Zahara...que não é permitido... é permitido Zahra, acho que foi a melhor forma que arranjaram para aportuguesar Zahara mas não tem nada a ver, é a mesma pronuncia de Zara. Zahara é diferente. E amo mesmo esse nome. Só conheço uma que é a filha da Angelina Jolie.
    Sara não me diz nada mesmo, é demasiado simples e usado!

    ResponderEliminar
  8. Não é um nome que me agrade particularmente. Conheço 1 rapariga com 25 que se chama Sara Alice, uma com 21 que é Sara Gabriela e conheço uma bebé com 8 meses que é só Sara.

    ResponderEliminar
  9. Eu associo o nome Sara à pessoas evangélicas.
    Todas as Saras que conheci são evangélicas, hj já não nasce tantas, acredito que hoje a escolha é mais por Ester/ Esther.

    ResponderEliminar
  10. Exactamente Filipa, Sara Patrícia..!

    ResponderEliminar
  11. Eu chamo-me Sara...
    Eu gosto muito do nome Sara , mas também gosto muito das suas variações...
    Conheço é muitas Saras Filipas :s

    ResponderEliminar
  12. Chamo-me Sarah Violeta e adoro o meu nome, é muito invulgar ...

    ResponderEliminar
  13. Eu sou Sara Alexandra e adoro o meu nome, apesar de achar que Alexandra como 2º nome está bastante vulgar nas raparigas da minha geração. (:

    ResponderEliminar
  14. Chamo-me Sara nasci na década de 90 e gosto bastante do meu nome, apesar de o achar vulgar, visto que nunca fui a única Sara numa turma, tive sempre mais uma ou duas... Chamo-me Sara Vanessa e até acho a combinação bonita e fora do vulgar :) A conjugação com o nome Sara mais vulgar é Sara Filipa, não deixando na mesma de ser bonito, na minha opinião claro...
    Achei muito curioso quando li o post "Lara" pois um dos nomes que mais gosto para dar a uma filha minha é Lara surgiu em alternativa a Sara, só uma coincidencia :) Outros nomes que gosto para menina é Carolina, Beatriz e Leonor apesar dos ultimos dois serem muito comuns :)

    ResponderEliminar
  15. Olá!
    Sou da década de 70 e chamo-me Sara Inês. Pessoalmente gosto muito e até hoje ainda não encontrei nenhuma...
    Enquanto estudei sempre fui a unica Sara da turma.

    ResponderEliminar
  16. oi gente estou muito confusa estou gravida 4meses e gosto do nome sara e vai ser esse nome que vou por na minha filha

    ResponderEliminar
  17. Sara é um nome maravilhoso, tal como o significado é PRINCESA, que chama muita atenção aos pais de uma criança, sempre quando estudei na minha turma não tinha nenhuma Sara, acho que na escola também não. Eu acho o nome lindo, queria me chamar assim, meu nome é Sophia e adoro meu nome também, gosto mais de Sara. :)

    ResponderEliminar
  18. Eu acho muito idiota essas pessoas que ficam falando "conheço uma sara que é uma rapariga, nao gosto do nome" primeiramente, digo a essas pessoas, obs: não estou indicando nomes, então fica quieto, flw? então: a pessoa se opnia em que ela é, rapariga, ou o que, não quer dizer que o nome sara é nome de rapariga só porque uma pessoa é rapariga, essa pessoa por acaso é todo mundo? aff! vão caçar o que fazer! arrumar suas vidas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro que Sara é um nome de rapariga, haveria de ser o quê, nome de rapaz??

      Eliminar
    2. Colega, aqui são pessoas de Portugal... Rapariga em Portugal significa "moça".

      Eliminar
  19. oi gente. me chamo marina. gosto do meu nome, mas sara é muito estiloso.

    ResponderEliminar
  20. oi tudo bem com voces tenho 7 anos e me chamo soraia nao gosto do meu nome como faço para mudar

    ResponderEliminar
  21. Eu sou Sara Miguel... Alguém conhece uma? 😊

    ResponderEliminar
  22. Sara/Sarah é um daqueles nomes que não me cativa. Associo o nome à meninas elitizadas e de nariz empinado. Não gosto e não entendo a graça que as pessoas veem nesse nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi meu nome e sarah e adoro meu nome sarah sempre adorei

      Eliminar
    2. Sara é nome de princesa! muito chique! um arraso! amo! só é rapariga quem quer ser!nem um nome faz ninguém ser.ok?

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)