Nomes da monarquia - Casa Real Norueguesa

em 04/05/11


O rei da Noruega chama-se Harald. O seu pai, conhecido como Rei Olaf, tinha como nome de baptismo Alexander Edward Christian Frederik e a mãe chamava-se Märtha Sofia Lovisa Dagmar Thyra. O rei Haraldo casou-se com a plebeia Sonja, e tiveram dois filhos: 

  • Haakon Magnus, herdeiro do trono, casado com Mette-Marit (curiosamente, ambos os nomes são citados como sendo diminutivo de Margaret - Margarida), pai de Ingrid Alexandra - [Alexandra em homenagem ao bisavô] e de Sverre Magnus [ambos os nomes pertenceram a reis noruegueses]. A princesa Mette-Marit é também mãe de Marius, fruto de um relacionamento anterior.
  •  Märtha Louise, casada com o escritor Ari Micael Behn, mãe de Maud Angelica [Maud é a forma medieval de Matilde e era também o nome da bisavó de Marta Luísa], Leah Isadora - o nome Leah foi inspirado na Princesa Leia da saga Star Wars e pela "inventora" da dança moderna, Isadora Duncan; e Emma Tallulah [nome inspirado na actriz americana Tallulah Bankhead]. 

Faz ainda parte da família real uma irmã do rei, a princesa Astrid, que casou com Johan e que foi mãe de Catherine, Benedikte, Alexander, Elisabeth e Carl-Christian. 

Fiquei muito espantada com a história da inspiração na Guerra das Estrelas. Uma princesa verdadeira a inspirar-se no nome de uma princesa fictícia? Surreal! De qualquer forma, o resultado é muito bom - gosto mesmo muito de Lea Isadora!

9 comentários:

  1. Acho que essa mesma princesa afirma publicamente que fala com anjos, por isso... mas acho que o nome bastante bonito.

    ResponderEliminar
  2. Tive há uns anos na Noruega e adorei a história dos reis deles.
    Desde o século 14 que pertenciam à Dinamarca e depois à Suécia. Quando finalmente ficaram independentes já no século 20 decidiram que queriam uma monarquia e pediram a um príncipe dinamarquês para ser rei deles.

    Assim o príncipe Carl partiu para a Noruega levando o seu filho Alexandre.
    Quando lá chegou mudou o nome para Haakon, o nome mais usado entre os antigos reis noruegueses e mudou o nome do filho para Olav (o segundo nome mais usado).

    Foi um gesto muito apreciado na altura. De tal forma que ainda hoje o contam a todos os turistas que lá vão!

    ResponderEliminar
  3. Elle, não conhecia a história assim ao pormenor, que curioso! E História à parte, gosto bastante do Haakon herdeiro, acho que tem muito charme :D

    ResponderEliminar
  4. O nome da filha do príncipe Haakon é Ingrid, não Íngride.

    ResponderEliminar
  5. À data da publicação deste post escrevi Íngride porque era a única variante aprovada em Portugal mas, em meados do corrente ano, passou a ser aprovado Ingrid e, como tal, vou atualizar, obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Alzira, creio que quis dizer que Maud é variante de Matilde ou Mafalda :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)