Bernardo

4.3.11


Bernardo era uma escolha muito óbvia nos finais dos anos 90 e meados desta última década, substituindo Ricardo, muito popular nos anos 80. Hoje, já não se escuta tanto em bebés. 
É um nome de origens alemãs, significa "forte como um urso" e, curiosamente, tem como embaixador mais marcante um fofíssimo cão: São Bernardo e por isso há muito boa gente que lhe torce o nariz. Ultimamente tem andado nas bocas do mundo devido ao Esquema financeiro Bernard Madoff.  
Acho que é um nome bonito mas, pessoalmente, não sei se o escolheria para um filho, devido ao facto de ser um nome de difícil pronunciação e sem grandes possibilidades de diminutivos óbvios. Estabelecendo uma comparação, preferia optar por Leonardo, com diminutivo Leo

Outros nomes terminados em -ardo:
  • Abelardo
  • Berardo
  • Eberardo
  • Eduardo
  • Everardo
  • Hildegardo
  • Janardo

10 comentários :

  1. Pois eu gosto por nao dar para ter diminuitivo.estes diminuem a pessoa e qual a logica de escolher um nome e depois passar anos a chamar outro?

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o comentario da Marisa!
    Acho Bernardo um nome muito distinto. Tenho um filho que se chama Bernardo!

    ResponderEliminar
  3. Não dá para ter diminutivo??
    Tenho um amigo de há anos que é o Benny... de Bernardo!

    ResponderEliminar
  4. Não gosto muito, mas gosto de Leonardo. :)

    ResponderEliminar
  5. Acho um nome bonito e diferente e não gosto de nomes que deem para tem diminutivo ou apelido

    ResponderEliminar
  6. Bernardo sempre foi o meu nome escolhido para um futuro menino, mas devido a essa dificuldade de pronunciação que a Filipa refere tenho de o por de parte :( nao e fácil de pronunciar na India!

    ResponderEliminar
  7. Eu particularmente adoro esse nome...tudo indica q será o nome do meu filho...ah e Bernardo não tem diminutivo.? Tem sim Nardo é diminutivo de Leonardo e Bernardo...

    ResponderEliminar
  8. Gosto deste nome, principalmente na composição Luís Bernardo. Conheço um Luís Bernardo, já adulto, que também atende por Berninho. Contudo, não o escolheria em virtude da pronúncia que, no Brasil, apresenta ligeiras variações, conforme a Região, mas que me incomodam.

    ResponderEliminar
  9. Amo o nome, mais não quero que chame meu filho de Bernardinho.

    ResponderEliminar
  10. Bernardo é um nome que tem diminutivo sim. pode ser be bê Bem

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)