E depois de Joaquim?

em 25/08/23


Enquanto nos íamos preparando para acolher a tendência dos nomes retro, falávamos da probabilidade do regresso de Joaquim às maternidades e é bem possível que, entretanto, já se tenham cruzado com algum bebé com este nome. Muito comum em meados de 1920 - o que ajuda a corroborar aquela teoria de que os nomes reaparecem de cem em cem anos - Joaquim retorna para junto de nomes como Alice, Amélia, Aurora, Júlia, Julieta, Olívia, Gaspar, Jaime, Matias e Tomé. 

Olhando para este grupinho, e acrescentando-lhe ainda Laura, Emília, Álvaro, Luís, Carlos e José, parece abrir-se uma janela de oportunidade para nomes que deixaram de fazer tanto sentido quando o foco eram os nomes aristocráticos, mas que agora já podem parecer muito mais apelativos. No que respeita aos nomes femininos, há uma enorme lista de nomes com um século aqui e também abordei este tema quando fiz uma lista de sugestões para 2025

A lista de sugestões para nomes de meninos para 2025 já tem alguns destes nomes e hoje deixo algumas ideias de nomes masculinos que poderiam juntar-se ao grupo. 


  • Adão 
  • Albano
  • Amadeu
  • Amaro
  • Augusto
  • Caetano
  • Eurico
  • Félix
  • Inácio
  • Jacinto
  • Jerónimo
  • Josué
  • Leonel
  • Levi
  • Max
  • Nicolau
  • Noé
  • Óscar
  • Orlando
  • Raul
  • Roque
  • Tobias


Concordam com a ideia de que estes nomes poderiam ser usados nos próximos anos ou acham que destoam demais daquilo que se vai ouvindo nos dias que correm? Quais seriam as vossas sugestões? 

13 comentários:

  1. Nicolau, o nome do meu mais novo ☺️ o nome do mais novo também é incomum, antigo. Mas não aparece nesta lista!

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo, e acrescentaria Rodolfo, Ivo e Gil

    ResponderEliminar
  3. Acho que Augusto, Caetano, Jacinto, Nicolau, Noe e Raúl têm muito potencial para se tornarem mais comuns nos próximos anos!

    ResponderEliminar
  4. Gostei da lista!
    Deixou-me a pensar!
    Gosto muito de Caetano!
    Para mim os nomes com mais potencial são: Eurico, Tobias, Noé, Max e Raul.

    ResponderEliminar
  5. Depois de Joaquim… Teodoro.
    É a resposta mais intuitiva para mim :)

    Gosto imenso destes nomes. Não acredito que todos os da lista tenham potencial, mas já vou ouvindo alguns deles em listas de nomes para bebés atuais e fico logo deliciada.

    Joaquim é um nome que nunca me chamou muito à atenção, mas, do nada, apaixonei-me e agora considero seriamente. Outros nomes que estão na nossa lista são Amadeu e Tobias.

    Também acho que têm potencial:
    • Abel (!)
    • Baltazar
    • Lopo
    • Martinho
    • Teodoro (!)

    ResponderEliminar
  6. Roger?? Soa tão mal nessa lista 😓😓 nada português . Solar fosse Rogério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😅 era suposto ser Roque, enganei-me a copiar e não tinha dado conta!

      Eliminar
  7. Acho que Tobias e Noé têm potencial para ser usados nos próximos anos. São boas alternativas para quem gosta de Matias e de Noah, respetivamente, mas procura nomes menos populares, com um toque de originalidade.
    Também vejo potencial em Levi pois considero que tem uma sonoridade alegre e moderna e acho que, atualmente, estas qualidades são bastante valorizadas.

    ResponderEliminar
  8. Há seis anos a trás quis muito que viesse ao mundo um Eurico, mas não houve consenso familiar e assim nasceu o Nuno!

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida que muitos desses nomes têm potencial para voltar à lista de registos atuais em Portugal. Para mim, destacam-se mais Augusto, Caetano, Inácio, Jerónimo, Óscar, Raúl e Tobias.

    ResponderEliminar
  10. Acham que os nomes Ezra e Jasper funcionariam bom em Portugal?

    ResponderEliminar
  11. Tenho um Roque, nascido na semana passada. :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)