Nomes femininos para 2025

20.3.18


Em 2008, Amélia, Aurora, Emília, Julieta, Olívia & Rosa não constavam da lista de nomes mais populares em Portugal. No entanto, estão todos na lista de cem nomes mais populares de 2017, junto de nomes como Alice, Clara, Júlia e Laura. Olhando para este lote de luxo, gostava de vos deixar algumas sugestões para, sei lá, talvez 2025: 


Possivelmente, ainda será cedo para considerar alguns destes nomes como opções viáveis, mas pensando com carinho na passagem do tempo, acho mesmo que todos têm muito potencial! Há algum que vos agrade? E quais são os nomes que nunca vos cativarão? 

25 comentários :

  1. shiuuuu, tu não dês já essas ideias às pessoas! :p
    Irene é o meu nome favorito atualmente. Aida gosto da sonoridade, mas depois lembro-me que fica "ai da [apelido]" e passa-me. Cecília, Graça, Isaura e Lídia -vejo algum potencial, sim :)
    Antónia já se vai ouvindo em famílias mais chiques (que é onde estes nomes reentram nos nomes mais comuns).

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Aída, Celeste, Isaura e Olimpia, têm muito potencial

    ResponderEliminar
  3. Gosto de particularmente de Flora e Irene. Cecília e Isaura têm potencial para me conquistar.

    ResponderEliminar
  4. Bibiana, Aldara, Áurea, Ivete e Guiomar também se constituem essa classificação.

    ResponderEliminar
  5. Dos nomes sugeridos, prefiro Lídia e Olímpia. No entanto, penso que Lídia e Antónia serão aqueles que farão parte dos tops futuros.

    Pergunto-me o que torna Lídia no nome mais atrativo dos restantes Lí_ia. Afinal, tem sido bastante mencionado em comparação a Lívia, Lídia ou Lília. O que é que torna Lídia diferente dos outros?
    -L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, o meu preferido é Lídia! Lívia está automaticamente de fora para mim porque um dos meus nomes preferidos é Olívia e Lívia é demasiado parecido. Quanto a Lília: acho querido mas Lídia parece-me mais clássico e "composto".

      Eliminar
  6. Excelente post, Filipa!

    Duvido do potencial de Aida, Estela, Eugénia e Manuela, mas de resto todos me parecem muito viáveis para ganhar popularidade!

    Há uns dias enterneci-me muito a imaginar um par de irmãs Irene e Cecília ou Irene e Clarisse (que curiosamente eram os nomes da minha avó e tia-avó), mas depois o meu namorado lembrou-me que eu estava a pensar só em crianças. Os nomes soam refrescantes para crianças, mas depois em adulto perdem a piada, porque já estamos habituados a vê-los em pessoas mais velhas...

    Da lista, acho que Domingas e Graça são os próximos nomes betos, os novos Caetana e Benedita. Os outros acho que serão mais democráticos e mais escolhidos por pessoas que procuram nomes diferentes simplesmente porque gostam de nomes e de inovar.

    Último apontamento: será que o número de registos de Isaura este ano ou em 2019 vai aumentar por causa do Festival da Canção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça acho que sim, mas Domingas acho um nome assim um bocado "enjeitado". Parece mais o nome da criada ou da irmã feia, num conto infantil!

      Eliminar
    2. Uma vez conheci uma Domingas, que agora deve ser adolescente, mas que na altura era uma menina pequenina, loira, de olhos azuis e cheia de personalidade! Depois disso comecei a ver Domingas como um nome viável.

      Eliminar
  7. Em 2014 venho cá ver esta lista mas este momento não usava nenhum! :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto imenso de Antónia e vou sugerir:
    - Eneida em vez de Aida;
    - Conceição em vez de Cecília;
    - Maria do Céu em vez de Celeste;
    - Dolores em vez de Domingas;
    - Estrela em vez de Estela;
    - Ester em vez de Eugénia;
    - Primavera em vez de Flora;
    - Gorete em vez de Graça;
    - Ilda em vez de Irene;
    - Manuel em vez de Manuela;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estrela e Ester parecem-me nomes que podem vir a ser populares! Primavera é uma doçura, mas só para alguém que não tenha sobrinhos, senão a Primavera vira prima Primavera! :)

      Eliminar
  9. Gosto mesmo muito de Flora e Olímpia (adoro o significado de Olímpia)! Lídia também acho lindo e usável. Há nomes muito bonitos à espera da sua vez. Talvez Eunice e Olga também reapareçam :) Excelente publicação!

    ResponderEliminar
  10. E uma lista destas para rapazes, Filipa? Seria possível fazer?

    ResponderEliminar
  11. Edite, Ester, Eunice, Eulália, Manuela,... Todos poderão renascer daqui a uns anos!

    ResponderEliminar
  12. Irene, Lídia, Cecília e Celeste são giros. Tb prefiro Eunice a Eugénia. De Antónia não gosto, nem de Manuela, mas imagino imensa gente a gostar.

    ResponderEliminar
  13. Sem dúvidas, na minha opinião, Flora, Graça, Irene e Olímpia podem vir a ser bastante usáveis. Acrescentaria Ester e Esperança, dois nomes que estou à espera "de uma oportunidade" por parte das pessoas. Podia ainda referir o recente aceite Jasmim, mas como já sonho com uma pequena Jasmim, espero que na minha altura, ainda não seja comum! :)

    ResponderEliminar
  14. Há uns quantos nomes nessa lista que acredito que irão renascer não tardará muito, nomeadamente Antónia, Cecília e possivelmente Manuela e Isaura ou Lídia. Acho mais difícil que Domingas, Eugénia ou Olímpia vejam a luz do dia tão cedo...

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de Natália!
    É o nome da minha avó e acho que seria uma bonita homenagem dá - lo à minha filha :)

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de Cecília, Domingas, Eugénia e Graça. O não é definitivo para Aida, Flora, Manuela e Olímpia

    ResponderEliminar
  17. Irene :) Ou não fosse o nome da minha avó!

    ResponderEliminar
  18. as minhas meninas estão na lista - Lídia - nascida em 2009 e Celeste - nascida em 2014! Para quem vive no estrangeiro são nomes nossos que se pronunciam bem fora! Gosto também de Estrela e de Lúzia mas que aqui acabaria como Loser....

    ResponderEliminar
  19. PS: ah e quase usei Antónia mas o meu marido (António!) vetou! Antonia é muito bonito em inglês também!

    ResponderEliminar
  20. Acho que a lista faz todo o sentido. Acrescentaria também: Amália, Cármen, Estefânia, Eunice, Guadalupe, Jacinta, Julieta, Morgana, Penélope e Valentina.

    ResponderEliminar
  21. Eugénia e Irene são os meus preferidos e fazem parte da minha lista para futuras filhas. Quem sabe se por 2025 não terei mesmo uma Géna e uma Irene.
    A minha preferência por esses nomes tem sobretudo a ver com o seu significado: Irene significa "a pacificadora" e Eugénia "a bem-nascida". Não são significados lindos?
    Ainda mais, Eugénia era o nome da minha tia avó que era um doce de mulher.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)