O estranho caso de Bernardo

em 11/01/23


Quem conhece bem os padrões de comportamento dos nomes mais usados em Portugal e as suas estatísticas sabe que os nomes atingem um pico de popularidade, depois mantêm-se em torno desses valores durante uns anos e, de seguida, começam a descer no ranking. Ora, nos últimos dois anos, o desempenho de Bernardo está a contrariar este processo e depois de ter começado a aproximar-se do top 40, inverteu a tendência e está novamente no top 20. Isto poderia não ser assim tão extraordinário se o número de registos não oscilasse muito, porque às vezes a diferença entre um top 15 e um top 20 são uns 60 registos, mas a verdade é que, em 2002, Bernardo atingiu o seu melhor resultado de sempre, 753 registos e 26.ª posição; depois desceu até aos 359 registos e a uma 36.ª posição. E agora encontramo-lo novamente perto dos 700 registos! Nenhum outro nome fez esta inversão de marcha desde o ano 2000, é muito interessante. 

E o que é que poderá ter contribuído para isto? Antes de mais, Bernardo está em alta no Brasil e é claro que, atendendo ao enorme crescimento da comunidade brasileira, isso não é irrelevante. Mas procurando por Bernardo, o Google Trends devolveu-me logo o piloto Bernardo Sousa, que participou no Big Brother Famosos. 

Há dias, numa ronda de perguntas no Instagram [se quiserem, sigam-me também por lá, às vezes abro uma caixinha de perguntas!] falamos sobre a diminuição da influência das novelas nas escolhas dos nomes mas, ao que parece, os reality shows ainda têm essa capacidade. E se o mais óbvio seria andarmos atrás da próxima Doriana, se calhar até é mais provável que a influência ocorra com nomes que já eram populares... 

Deram conta do novo aumento de popularidade de Bernardo? Estavam mais inclinadas para olhar para ele como um dos nomes marcantes do início dos anos 2000 ou parece-vos cada vez mais interessante? 

7 comentários:

  1. Pensei em relação ao Bernardo Sousa mas em 2021 Bernardo já estava no top 20 por isso acho que isto é mesmo graças a grande enchente de brasileiros em Portugal. Não me importo nada acho o nome super bonito e simples

    ResponderEliminar
  2. Não tenho essa informação de Bernardo no top 20 de 2021, onde é que posso consultar esse ranking? Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Em 2003 eu registrava meu pequerrucho com o nome Bernardo! E ele já já completa seus vinte aninhos!
    À época do seu nascimento eu não me deparava com muitos Bernardos, bem depois percebi muitos surgindo.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  4. Não tenho ouvido muito em miúdos. Poderá ser uma alternativa a Francisco, por ser muito popular?

    ResponderEliminar
  5. Sim, o nome Bernardo tem-se ouvido cada vez mais. Conheço um nascido em 2018, outro em 2020, outro em 2022 e um que vai nascer este ano.

    ResponderEliminar
  6. Sempre adorei o nome Bernardo, o meu marido vetou-o fortemente assim que soubemos que íamos ter meninos, e à minha volta nunca houve ninguém a dizer que gostava do nome...é engraçado ver que afinal há muita gente a gostar do nome, se eu tivesse um 3º filho, continuaria na minha lista (deixando de ser tão apetecível pelo aumento de popularidade)

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho um Bernardo de 2009. Na altura não era um nome extremamente popular, o que me deixou feliz. Sempre gostei do nome. Parabéns pelo blog, Filipa! Ariel

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)