Durante a semana, falamos dos nomes mais populares do momento e hoje saltamos para dois nomes que acho que estão na iminência de regressar às listinhas dos portugueses. Depois de anos e anos com as atenções focadas nos nomes aristocráticos, os portugueses já procuram algo diferente, mais simples, menos pomposo, arrisco, mas igualmente tradicional. No caso de Jaime & Joaquim, diria que poderíamos lá chegar perfeitamente no seguimento de nomes como Martim & Rodrigo e, mais recentemente, de Matias & Valentim. Ou seja, não destoam rigorosamente nada dos nomes até aqui mais escolhidos, podem ser encontrados nos mesmos nobiliários, mas não foram resgatados do fundo do baú.
Qual é o vosso preferido? Têm notado maior interesse nestes nomes? Não se esqueçam de votar aqui ou no Instagram, onde também farei uma sondagem!
Não sou faz de nenhum dos dois, mas prefiro Jaime... Acho que não fica mal nem a um jovem nem a um velhote... Já Joaquim, para mim, é nome de velhote. Além que não gosto nada do diminutivo Quim.
ResponderEliminarJaime sou apaixonada desde miúda, quero muito que seja o nome do meu futuro filho
ResponderEliminarO meu voto vai para Jaime,
ResponderEliminarapesar de não gostar particularmente de nenhum.
Acho o nome Joaquim muito "pesado"...
Voto em Jaime, sempre gostei muito :) Se tivesse tido um irmão (ou se fosse rapaz) teria sido Jaime. Talvez o gosto que a minha mãe e o meu pai têm pelo nome tenha passado para mim :P
ResponderEliminarJá gostei menos do nome do Joaquim mas mesmo assim não me enche as medidas.
ResponderEliminarJaime é um nome que nunca gostei. Talvez devido àquelas piadolas fracas de repetir o nome e parecer outra coisa...
Destes dois nomes, no meu núcleo de conhecidos é um meio meio o uso tanto de um nome como de outro. E quando começam com o "Joaquinzinho". , "Quinzinho" , "Quim" , "Jaiminho" ainda me faz embirrar mais com os nomes.
Jaime nunca foi um nome que gostasse particularmente, mas entendo quando se referem a Joaquim como "pesado" ou até mesmo "antigo". Ainda assim, prefiro Joaquim (sem diminutivos, pois penso que acabam por reduzir e por vezes, ridicularizar o nome). Na linha de Joaquim, prefiro José, Manuel e até mesmo, António.
ResponderEliminarNunca adorei o nome Jaime, passei a gostar um pouco mais quando me apaixonei por um, foi o meu primeiro amor, e lembro-me dele dizer constantemente que detestava o seu nome por ser nome de velho. Cada vez gosto mais de Joaquim, só assim, Joaquim, sem diminutivos, tenho um tio "Manel Joquim" e um do lado do meu marido que é o "Jaquim"...continuo a preferir apenas "Joaquim", apesar de ninguém à minha volta apreciar o nome.
ResponderEliminarVoto em Jaime como um dos meus nomes favoritos. Pouco visto sem ser excessivamente excentrico. Belo e sensível, não podia gostar mais!
ResponderEliminarAdoro Jaime, e tenho um de 9 anos que, felizmente, adora o seu nome (digo isto porque nem toda a gente gosta do seu nome, seja por ser estranho, por ser popular, demasiado comum, antiquado, etc.). Como dizem acima, é pouco usado sem ser estranho e é delicado. E curto!
ResponderEliminarJá tenho um Teodoro e um mano a caminho em 2023 mas não consigo pensar em nomes de menino que combinem com o meu Teo/ Ted
ResponderEliminarPreciso de ajuda por favor
Jeremias
ResponderEliminar