Os nomes que já não são hipótese

em 22/09/21


Queria muito contar-vos acerca desta gravidez e sabia que haveria muita gente a torcer por nós, mas foi difícil escrever aquele post, porque também achava importante contextualizar-vos, revelando-vos que antes das boas notícias chegaram as más. As vossas respostas foram absolutamente incríveis e não posso deixar de agradecer todo o carinho e partilha de histórias que me fizeram chegar nos últimos dias. Foi avassalador e deixaram-me verdadeiramente emocionada! Vou tentar falar mais sobre as minhas perdas, até porque percebi entretanto que tantas de nós vivemos estes momentos de forma muito semelhante, mas vou deixar isso para quando tiver mais paz de espírito. 

Quanto às vossas maravilhosas sugestões de pares perfeitos para Frederica... Bem, vocês conhecem os meus gostos e é claro que acertaram em cheio, mas alguns deles já não estão em cima da mesa e explico os motivos: 


  • Antónia - muita gente sugeriu mas a variante masculina é extremamente comum na família. 
  • Guiomar - o André não gosta e a verdade é que por causa disso nem chegou a ser hipótese! 
  • Margarida - é lindo mas está quase no top 10, é demasiado para nós. 
  • Olívia -  lá em casa temos os três cabelos quase pretos e a Frederica tem olhos enormes, cor de azeitona, e olho para ela tantas vezes e penso que Olívia lhe teria assentado como uma luva. Acreditando na força da genética, seria o nome ideal para a pequenita que aí vem mas eu acho que vai ficar muito popular...
  • Penélope - esteve para ser o nome da Frederica até à última e continuava a ser uma forte possibilidade para o André, mas fomos tão massacrados que acabei por me desencantar um bocado. 
  • Teodora - foi a grande surpresa da lista do André. Sei que ele gosta de nomes fortes tanto quanto eu, mas nunca pensei que o considerasse seriamente! Acabou por ser vetado por mim, porque entretanto percebi que não ia ser feliz com aquele Ó tão aberto. Idem para Aurora. Adoro os dois nomes, mas não para chamar a toda a hora, não sei se vos faz sentido. 

A Frederica continua a lamentar-se por não ser Camila mas a verdade é que nunca chegou a ser opção, porque conhecemos várias [e acho que é por isso que ela gosta tanto!]. A coisa mais fofa é estar sempre a perguntar qual é que vai ser o segundo nome especial da irmã, o que compensa as vezes que me tentaram ridicularizar pela nossa decisão. Talvez um dia ela venha a odiar o composto, mas pelo menos estará ciente dos nossos motivos! 😅

Perguntara-me ainda quais seriam as hipóteses se fosse um menino. Há 6 anos, teria sido Xavier. Entretanto, já nasceram alguns à minha volta e, agora, não voltaria a ser considerado. Desta vez, soubemos numa fase muito inicial que era uma menina, mas a opção mais consensual era Benjamim. No entanto, não sei se avançaria com a escolha, porque rima com o segundo nome da Frederica... Sei que se não me encantasse com outro nome, havia sempre uma forte possibilidade de recorrer a Duarte, não só porque amo o nome, mas pela parte emocional, já que era o segundo nome do meu avô paterno.

Uma vez mais, muito obrigada por todas as felicitações! 💓

30 comentários:

  1. Obrigada por revelar o processo de pensamento, adoro saber as razões para excluir alguns nomes! Dos meus palpites caem então Penélope e Teodora e sobram Dalila e Salomé. Voto em Salomé! Desejo as maiores felicidades!

    ResponderEliminar
  2. muito obrigada. Filipa! achei cada motivo maravilhosamente bem descrito. das minhas sugestões, excluindo então os mencionados, continuo a apostar em:

    Amélia. Caetana. Dalila. Ester. Eduarda. Mafalda. Pilar. Pureza. Teresa. Violeta.

    pessoalmente, fico com "pena" por Margarida. acho um par perfeito para Frederica e lembro-me de ter lido várias vezes o quão gosta do nome. ainda assim, percebo perfeitamente!

    ResponderEliminar
  3. Fico com muita pena de três das minhas sugestões já terem sido excluídas, sobretudo Teodora que achei que era um nome que encaixava na perfeição... Mas agora ainda fiquei mais curiosa com a escolha final!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns, Filipa! Fiquei mesmo feliz com a novidade, e estou a torcer para que corra tudo bem e para que estes próximo tempos sejam muito serenos :)
    Quando li o post do Par Perfeito para Frederica, pensei logo em Dalila, que estava na vossa lista para nome da Frederica. Mas, agora, a ver de novo o post (e a ver a a foto!) fiquei a pensar se Bárbara não será o tal par perfeito ;)

    ResponderEliminar
  5. Eduarda combina com Frederica
    Compridos e fortes

    ResponderEliminar
  6. E Elvira? :D lembro-me de dizer que era um dos seus favoritos, penso que o nome de uma avó? Beijinhos e tudo a correr bem

    ResponderEliminar
  7. Estava a precisar de ler um post como este.

    Durante muito tempo tinha os nomes dos filhos decididos e nunca pensei que durante a gravidez fossem colocados em questão. Mas foram e foram caindo as poucas opções que tínhamos em comum, eu e o pai.

    Entretanto, à nossa volta, fomos sentindo pressão para revelar o nome. Não queria revelar o nome, mesmo que este já tivesse decidido. Ora com a total incerteza do nome a escolher - parecia-me que nenhum nome encaixava bem com esta menina, como se eu soubesse como ela vai ser... - a pressão dos familiares teve o efeito oposto, quis adiar esta decisão até encontrar um nome que nos fizesse sentido. E a revelação só será mesmo depois do nascimento, já basta o quão difícil foi chegar a duas ou três opções quanto mais ainda ouvir palpites ou comentários sobre a(s) escolha(s).

    Estou muito agradecida por saber que não estou tola, que não sou a única que tem nomes favoritos que não imagina a dizer o tempo todo, que encontra associações mais mirabolantes que me fazem gostar um pouco menos do nome.

    Muito obrigada pelas palavras!

    Ah, e apesar de já ter deixado as minhas sugestões no post anterior, esta noite lembrei-me de uma opção que penso que faz todo o sentido para a vossa menina - Esperança.

    Um abraço cheio de carinho (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Optimo palpite, embora eu não preveja um primeiro nome tão literal adorei a sua ideia.

      Eliminar
  8. Muitos parabéns, que tudo corra bem! Ansiosa por saber qual a escolha do nome ;)

    ResponderEliminar
  9. Não me apercebi que Olívia era assim tão comum. Ficava maravilhosamente bem com Frederica!
    Amélia, Júlia e Olívia é o meu trio favorito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma Olívia de 2 anos e meio e não sinto o nome como muito comum (moro em Lisboa). Vou sabendo de alguma prima/sobrinha/amiga de amigos/familiares/colegas/casais que conhecemos em parques, mas na escola da minha filha não há nenhuma, nem conhecemos nós ainda nenhuma directamente.

      Fiquei surpreendida porque toda a gente a quem dizemos o nome dela faz assim um enorme sorriso de surpresa e exclama "que nome tão bonito!". Não pensei que fosse agradar a tanta gente (mais novos e mais velhos) :) quando o perguntam à minha filha, ela diz "Oliba" e mesmo assim as pessoas percebem bem e acertam qual é. Cada vez gosto mais da nossa escolha :)

      A popularidade dos últimos anos também me "assustava", mas como era mesmo o nosso nome perfeito, seguimos com a escolha. Mas acredito que se venha a notar mais a presença deste nome nos próximos anos.

      Eliminar
    2. Concordo! Também tenho uma Olivia, com nove anos, e até agora são muito poucas as crianças com o mesmo nome que conheço (aliás, no máximo, deparo-me com o nome nas redes sociais, aqui ou ali). Das minhas quatro filhas, é o que me parece menos comum e até agora, continua a ser uma das escolhas que mais me "orgulho" :)
      Felicidades!

      Eliminar
  10. Dos que sugeri e não estão mais como opção, aposto em Caetana! Acho que tem a mesma personalidade de Frederica. E concordo com o outro que foi sugerido, Eduarda, também faria um belo par. No entanto, por ser um nome que tem a força da originalidade, ainda aposto em Caetana.

    ResponderEliminar
  11. Foram imediatamente postos de lado pelo pai quando o sugeri para a minha filha mais nova, mas adoro Pilar e Eurica. Uma vez que rimaria com a mana crescida, imagino que este último não seja a melhor das sugestões ;)
    Também acho Clotilde muito bonito (sobretudo de dizer!).
    Parabéns e muitas felicidades!

    Muitos parabéns e felicidades!

    ResponderEliminar
  12. Filipa querida!

    Muitos parabéns! Imagino todo o processo de gravidez pelo qual estás a passar. Sei que não é fácil mas também sei que é um caminho de muito amor ❤️

    Fiquei muito feliz por saber que Teodora estava na lista inicial - cada vez gosto mais.

    Estou muito curiosa com a vossa escolha. Tenho a certeza de que será muito especial. 😊

    Vou arriscar e dizer Clarisse ou Teresa.
    E fico aqui a sonhar que composto vão arriscar.

    Por estes lados, afinal também estamos à espera de uma menina. 😅 A nossa Céu chega este Natal.

    Muito amor para vocês 🥰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas felicidades! Que a Céu chegue cheia de saúde!

      Eliminar
  13. Parabéns! sugiro Salomé, Sancha, Glória, Dalila ou Esperança

    ResponderEliminar
  14. Teodora foi a minha sugestão mas já vi que não vai ser essa a escolha... Estou curiosa para saber o nome da mana da Frederica.

    ResponderEliminar
  15. Que lista maravilhosa, Filipa! Adoro especialmente Penélope e Guiomar :)

    Cada vez estou mais curiosa quanto à escolha - e ao possível composto!

    Desejo-vos muitas felicidades :)

    ResponderEliminar
  16. Adoro Penélope e Olivia, sendo o primeiro mais poderoso e sonante.
    No entanto, cada vez que menciono gostar desse nome a minha irmã desmancha-se a rir porque é o nome da egua de uma barbie qualquer 🙄🤣

    ResponderEliminar
  17. Frederica Jasmim e Máxima Liz era um par maravilhoso!!

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns Filipa!
    Deixo algumas apostas para o par da Frederica Jasmim:
    - Emília
    - Celeste
    - Serena
    - Elisa
    - Rosa
    - Amélia

    Que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  19. Uau... Parabéns à família. Devo confessar que estou a adorar tanta gente a sugerir o meu nome para par perfeito, porque foi exactamente o que me veio à cabeça logo, Bárbara é simplesmente perfeito para Frederica.
    Na sequência, também sou da opinião de devia ter a prevalência do R, e, como tal, ficará óptimo com Gabriela ou Eduarda.

    Beijinhos e tudo a correr bem.

    Ass: Bárbara F.

    ResponderEliminar
  20. Obrigada por este post tão esclarecedor. Adoro saber o processo por trás da escolha de um nome.

    As minhas sugestões nesse caso seriam:

    Amélia (não sei se teria o problema de popularidade de Olívia, eu pelo menos ouço muito menos)

    Jacinta

    Julieta

    Eduarda

    Felícia

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns Filipa.

    Que daqui para a frente seja apenas tranquilidade e felicidade!

    Par prefeito sugiro Eduarda!
    Acho que têm uma "sonoridade" harmoniosa, têm o mesmo compasso. O "D" na mesma posição:

    E-Du-arda
    Fre-De-rica

    Nao sei se me expliquei bem!
    E vai buscar ao nome masculino que gostaram Duarte.

    Super curiosa pela vossa escolha!!

    ResponderEliminar
  22. Edgarda: porque não?
    Dentro da temática de nomes germânicos e anglo-saxónicos, sugiro esta alternativa ao nome Eduarda (o qual também me agrada muito).
    A pequena variação na grafia torna-o raro, forte, distinto e com aquele "je ne sais quoi" de conto clássico do século XIX. :)

    ResponderEliminar
  23. Gostei muito de ler este post, revejo-me no amor/desamor por Aurora. Tinha apostado em Teodora mas como caiu por terra voto em Serena Jasmim (porque não manter o mesmo nome bombom, um elo entre as manas). Acho que Serena por ser delicado equilibra a energia de Frederica. Felicidades! 🙏

    ResponderEliminar
  24. Muitos parabéns Filipa e André!
    No ano passado pedi-lhe sugestão para nome composto para Constança e acabei por perder o bebé e posteriormente voltei a perder, compreendo perfeitamente o que passaram!
    Estou muito curiosa para saber o nome do bebé arco íris que aí vem :)

    Pelo significado também votava em Aurora, mas como está excluído sugiro:

    Amada
    Áurea
    Bárbara
    Íris
    Isabela
    Mafalda
    Madalena

    Muitas felicidades!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)