Então e a pressão para escolher rapidamente o nome?

em 29/09/21


Acho que a experiência deve ser mais ou menos comum a toda a gente: depois de revelar uma gravidez, as duas perguntas que se seguem são "é menino ou menina?" e "já escolheram o nome?". Parece-me uma curiosidade legítima, motivada por entusiasmo genuíno e não me incomoda nada! O que me deixa um bocado mais desconfortável é o olhar de incredulidade quando respondo que o nome ainda não está decidido. Ou aquele "ainda nasce e vocês sem decidirem o nome"... Ok, reconheço que a barriga está grandita e que as pessoas temem que eu possa ter o bebé ali naquele momento, mas a verdade é que ainda faltam umas semanas e que o registo até pode ser feito alguns dias depois do nascimento... Portanto, qual é a pressa?

Imagino que, para quem sonhou a vida toda usar um determinado nome, a escolha seja rápida e instintiva, mas para as pessoas que gostam de poucos nomes, para as que gostam de muitos ou para as que são mais indecisas, este é um processo bem mais complexo. E, no nosso caso, até temos gostos parecidos, por isso é mais uma questão de chegar ao nome que ambos achamos mais perfeito mas, quando os pais não conseguem chegar a um entendimento, a necessidade de compromisso complica ainda mais as coisas e o casal não precisa de sentir a pressão de quem, na verdade, não tem nada a ver com o assunto! 

16 comentários:

  1. É isso mesmo! "Cada macaco no seu galho", como se costuma dizer ;)

    ResponderEliminar
  2. As pessoas tem a mania de fazer pressão por tudo… fazem pressão para nos casarmos, pressão para termos filhos…

    Ainda não sou mãe, mas aposto que quando um dia tiver nesse papel vou passar pelo mesmo! Nós que adoramos nomes, temos imensos nomes na nossa cabeça e temos vários critérios para encontrar o nome perfeito.


    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Curiosa por saber o
    Nome até porque…. Preciso de
    Ideias 😍
    Maria Miguel , Rosarinho e agora ?!
    Help us !
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Rosarinho é Maria do Rosário? Sugiro Maria Carlos, que pode ser Carlota :)

      Eliminar
    2. Olá, desde já parabéns e votos de felicidades.
      Deixo algumas sugestões: Amélia, Constança e Isabel.

      Eliminar
    3. Maria do Mar, Maria do Carmo, Maria Afonso, Maria Manuel

      Eliminar
    4. Vicente Maria
      Mercedes

      Eliminar
    5. Subscrevo as sugestões do Anónimo 30/09/2021 às 15:25 e acrescento Maria da Luz e Maria Gil

      Eliminar
  4. Caetana, Henriqueta, Julieta, Madalena, Pilar e Vitória

    ResponderEliminar
  5. Tou no mesmo barco. Grávida, a terminar o tempo, sem saber o sexo e só tenho nome para menino, para menina, gostamos de alguns nomes mas nao temos a certeza de nada!!
    Espero um dia acordar com a certeza de um nome para menina😀

    ResponderEliminar
  6. As pessoas não fazem por mal, é certo. Mas há muita gente sem noção. "Mas se estão indecisos porque não lhe põem Rodrigo?", como se o critério para o nome ao meu filho pudesse ser uma sugestão de uma pessoa que nem era amiga. Era colega de trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto agora recordou - me os tempos em que os meus pais não quiseram revelar o nome do meu irmão e eu tinha toda a malta da aldeia em cima de mim a dizer que queriam oferecer aos meus pais coisas bordadas com o nome dele e precisavam dele. Lembro - me de dizer que ainda não estava decidido e tudo desatou com sugestões ou a tentar ver se dizia o nome chutando nomes

      Eliminar
  7. Estou em confronto com as irmãs do meu marido são dos anos 70, os filhos delas têm os nomes da moda dos últimos 20anos (Matilde, Beatriz Tomás e Gonçalo). Já não posso com essa geração de nomes até porque trabalho num infantario, enjoei. Agora grávida a pressão sobre o nome é imensa elas não conseguem entender o meu gosto por nomes diferentes desses (adoramos Guiomar e Dalila) e querem impingir anomes como Francisca Carolina e Leonor. Eu sou dos anos 90 e os nomes dos filhos dos meus amigos são Isaías, Aurora, Jaime , Júlia e Irene. Está a ser difícil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais parabéns! Pela vinda dessa bebé e pelas hipóteses de nomes que estão a considerar.
      Eu aconselharia a não ligar às opiniões das suas cunhadas, pois não podemos agradar a todos.
      E garanto que mesmo os nomes que a família a princípio estranha, acabam por se encaixar e serem bem aceites.
      Depois de nomes de sobrinhos bem comuns (Gonçalo, Lara, Leonor e Rodrigo), tive dois cujos nomes já foram recebidos com maior renitência (Gaspar e Glória) mas que agora fazem todo o sentido. Força. Não desista do seu nome favorito!
      Muitas felicidades.

      Eliminar
    2. Percebo o seu conflito... A experiência pode ser desagradável e cheguei a presenciar situações-limite, à beira do bullying social. O apoio é fundamental, e por vezes pode chegar-nos através de outras pessoas, fora do círculo fechado da família e amigos próximos.
      Em relação aos nomes que referiu, gosto de ambos; meu favorito é Guiomar. É sublime, ilustre, forte e muito distinto!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)