Duelo de nomes - Alice vs Matilde

em 12/07/21


Esta é a quinta vez que trago Alice para um duelo mas, até agora, ainda nenhum outro nome conseguiu derrotar aquele que eu defini como o nome mais marcante de 2020. O cenário neste momento é tal que acho que também já ninguém tem dúvidas de que Alice é a grande tendência do momento no que respeita a nomes femininos, à semelhança do que aconteceu, durante mais de uma década, com Matilde. Já vos disse aqui algumas vezes que Matilde era aquele nome que muitos pais adoravam, mas que não queriam usar por causa da popularidade e mesmo os comentários aqui no blog iam nesse sentido: é muito fofo mas é demasiado comum e havia grande procura de alternativas adequadas. Quer-me parecer que, dentro de pouco tempo, vai acontecer o mesmo a Alice. Então, agora que estão cada vez mais próximos no que respeita ao número anual de registos e que a popularidade já não é o melhor dos critérios para o desempate, acho que é um bom momento para os colocar frente a frente. Qual é o vosso preferido? 


Resultado da sondagem



7 comentários:

  1. Neste momento, Alice. Acho-o (por enquanto) mais fresco e apelativo do que Matilde. Mas lá está, penso que cada vez mais estes dois nomes irão trocar de posição. Alice irá tornar-se o novo "Matilde" e daqui a uns tempos será demasiado popular para ser escolhido.

    Pessoalmente, gosto muito dos dois. Um é forte e o outro é mais delicado. Acho que se complementam bastante bem e seria (na minha opinião, claro) um par perfeito para duas irmãs.

    ResponderEliminar
  2. Alice, sem dúvida. Gosto! De Matilde nunca gostei.

    ResponderEliminar
  3. Para mim de facto estão ao mesmo nível em muitos parâmetros! Internacionais, fáceis de pronunciar, clássicos, fofinhos e muito populares. Gosto muito de ambos e acho que para os pais que não se preocupam com a questão da popularidade ou de nomes muito associados a uma década, ou até pais que procuram escolhas mais consensuais são ambos ótimas escolhas. Alice soa mais fresco por enquanto, mas o meu voto foi para Matilde, gosto mais dos diminutivos.

    ResponderEliminar
  4. Sou de 00' e sempre ouvi muito Matilde, entre os nomes das minhas amigas. Inclusivamente, entre a geração da minha irmã mais nova. Portanto, mesmo vendo em Alice uma popularidade acrescida, Matilde sempre me soou, soa e soará (pelo menos, nos próximos tempos), como um nome demasiado comum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou desse ano mas eu só encontrei uma colega com esse nome na universidade. Até lá pouco ouvi, ao contrário do meu irmão que é 07 e sempre teve imensas na turma

      Eliminar
    2. Também sou de '00 mas ouço Matilde muito mais vezes na geração da minha prima de 2004! Mas concordo que o nome sempre me soou e soa muito comum, já cansa um bocado. Prefiro mil vezes Alice, apesar da crescente popularidade.

      Eliminar
  5. Sou completamente maluca por Alice. O nome que sempre quis ter. E apesar da popularidade continuo a achar tão bonito como há 20 anos

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)