Duelo de nomes - Ricardo vs Rui

em 14/05/21


Quando penso em vários dos nomes femininos mais populares da década de 70 e 80 em Portugal, sinto que ainda é muito cedo para pensar num regresso dos mesmos em grande força mas sou bem mais benevolente com os nomes masculinos, porque o seu uso acabou por se estender mais no tempo e, apesar de já não serem as opções mais frescas à nossa disposição, continuam a ser nomes interessantes e perfeitamente usáveis nos dias que correm. Rui & Ricardo, por exemplo, foram dois dos nomes mais marcantes da geração de 70 mas, apesar disso, continuo a preferi-los a alguns dos mais populares de hoje em dia. 

Qual é a vossa opinião sobre estes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Imaginam-se a usá-los hoje? Se sim, junto de que outros nomes?  Não se esqueçam de votar!


Resultado da sondagem





14 comentários:

  1. Não consigo gostar de nenhum nome com a inicial R. Rui, Ricardo, Renato, Rafael, Raquel, Rita, etc. Cada um com a sua pancada 😂. Neste duelo, voto em Rui por ser mais leve e por poder ser composto por Pedro ou Miguel que, quanto a mim, soa melhor.

    ResponderEliminar
  2. não consigo escolher, porque não consigo gostar de nenhum. com R, apenas Romeu e no máximo dos máximos, Rodrigo.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de vários nomes começados por R, sendo os favoritos Rosa, Rosália e Rodrigo. Neste duelo, voto em Rui. É o nome do meu avô e o segundo nome do meu primo (que tratamos pelo composto)! :) Além disso, não sou muito fã de Ricardo.

    ResponderEliminar
  4. O meu chama-se Rui Pedro e acho que fica um composto muito bonito.
    Ricardo não gosto.

    ResponderEliminar
  5. Voto em Rui só porque não gosto mesmo nada de Ricardo. Aliás, nomes com inicial R, só gosto de Rodrigo.

    ResponderEliminar
  6. Voto em Ricardo, nome que adoro!


    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Como outros comentários, eu não gosto de nomes começados por R.
    Neste caso votaria em Rui por ser mais curto que Ricardo.

    ResponderEliminar
  8. Tantos anos depois e ainda me consigo surpreender! Nunca me tinha apercebido deste desamor pela letra R! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, o meu desamor é pelas letra R e N.

      Eliminar
  9. Eu, tendo Rafaela como segundo nome, odeio quase todos os nomes com R mas sou apaixonada por Romeu :) Votei em Ricardo porque acho super usável e não odeio mas Rui não gosto nada!

    ResponderEliminar
  10. Quando era pequena conheci muitos Ricardos que tiveram vidas trágicas, obviamente fiz uma associação supersticiosa ao nome. Depois conheci Ricardos felizes, mas é-me um bocado indiferente. Gosto mais de Rui, que sempre confundi com Luís (Freud explica).Tomei conta de um miúdo chamado Luís que nunca tinha visto o mar. Calhou-lhe o medo da água, as saudades de casa e uma monitora louca sempre a trocar-lhe o nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha também confundo Rui com Luís com alguma frequência, mas sempre achei que seria porque o meu pai é Rui e o meu avô Luís, e que talvez fosse da convivência 😅 De qualquer forma, o que acho fofinho no nome Rui é que é um nome de uma sílaba só. Acho delicado até, apesar de o "Rrr" ser um som mais áspero.

      Eliminar
  11. Eu gosto de vários nomes começados pela letra R, especialmente nomes femininos, que associo a desenvoltura, determinação e dinamismo.
    As várias mulheres que conheci eram detentoras destes traços de personalidade... Admiro muitas destas mulheres, algumas tornaram-se grandes amigas para a vida!
    Em jeito de homenagem, deixo alguns exemplos: Rosalina, Rosarinho, Ricardina, Reginalda, Rafaela, Raimunda, Roxana, Regina, Renata, Roberta e Rubina.
    Um grande beijinho para vós!

    ResponderEliminar
  12. Gosto de ambos!
    São nomes intemporais, que ficam bem em qualquer idade e que quase não se ouvem em crianças.
    Em crianças, só conheço 2 Ruis e 1 Ricardo, todos com cerca de 10 anos.
    Atualmente, um bebé Ricardo ou Rui iria surpreender, no bom sentido!
    Apesar gostar de ambos, votei em Rui pois não sou grande fã da terminação "ardo".

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)