Duelo de nomes - Gabriela vs Luísa

em 04/12/20


Na minha última publicação, dei-vos conta de que estava em isolamento profilático com a Frederica e, felizmente, correu tudo bem mas, como 2020 está a ser um ano estupendo por aqui, a pequena está agora com varicela e, por isso, continuamos fechadas em casa... Não tenho tempo para fazer publicações, mas tenho continuado a acompanhar o tema. Vi que a Sílvia Alberto foi mãe de uma menina chamada Emília, que se junta ao irmão Pedro, e que o futebolista Cédric Soares foi pai de uma menina, escolhendo o nome Siena

E, claro, toda a gente me mandou o vídeo da Marta Bateira, ou Beatriz Gosta, a falar sobre os potenciais nomes para a sua filha. Ri-me muito, acho que tocou em vários preconceitos que todas reconheceremos e vou aproveitar esse post para o duelo de hoje: se tivessem de escolher entre Gabriela ou Luísa, qual seria a vossa opção? E o que acham do uso de Luiza? Não se esqueçam de votar - e se o estiverem a fazer através da versão mobile, encontram a sondagem no final da página!


Resultado da sondagem:





36 comentários:

  1. Oh não vi que estavam em isolamento! As melhoras para a Frederica, por aqui a varicela foi bem chata :/

    E pronto, não sei! Gabriela é o nome da miúda, Luísa é o nome da próxima eventual miúda :P Portanto, não sei. Acho que vou votar em Gabriela :P

    Aproveito para te lançar uma questão Filipa :P Como a Gabriela deve o nome à música, tenho estado mais atenta a isso. Também Luísa tem várias músicas (assim de repente lembro-me da do Chico Buarque, do Tom Jobim e dos Dama), bem como muitos outros nomes (Joana, por exemplo). Mas - e músicas com nomes masculinos? Tenho andado a pensar no assunto e não há assim tantas - aliás, assim de repente nem me ocorre nenhuma. Proponho por isso esse tema: nomes de canções famosas :D Acho que seria uma boa pesquisa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptima sugestão! 😉 Quanto às varicela, tivemos uma noite muito má, possivelmente a pior desde que nasceu, mas agora já está tudo bem mais calmo! Um beijinho

      Eliminar
    2. Sei bem o que isso é. Um beijinho grande e força, as melhoras :)

      Vou dando aqui as sugestões que nos formos lembrando. Ocorrem-nos mais coisas em inglês, mas em português temos a Ana Maria dos Trio Odemira (cuidado que fica no ouvido), a Joana do Marco Paulo, a Cinderela do Carlos Paião (olha, nunca conheci nenhuma Cinderela, e eu até conheço duas Escarlates - em homenagem à Scarlet O'Hara), a Ana Júlia dos Los Hermanos, a Mila do Netinho, a Ana Lee dos GNR...

      Em inglês então há imensas, mas tenho um carinho especial pela Layla do Eric Clapton e pela Jacqueline dos Franz Ferdinand :D

      Eliminar
    3. Votei em Gabriela porque adoro e esteve quase para ser o nome da minha pequena 😅
      Outras canções com nomes:
      Maria Joana dos Melim (nem imaginam o delírio por aqui quando a descobri, sendo a minha filha Maria Joana 😅);
      Dança Joana do Filipe Gonçalves;
      A incrível história de Gabriela de Jesus do Miguel Araújo;
      Gimme hope Joanna;


      E se me lembrar de mais, venho cá outra vez. Adoro a ideia e realmente precisamos de canções com nomes masculinos também 🤪

      Eliminar
    4. Aproveito para deixar algumas músicas com nomes masculinos, que me lembrei:

      Benjamim, Carolina Deslandes
      Benjamim, Luísa Sobral
      José, Miguel Araújo
      João, Luísa Sobral
      João e Maria, Chico Buarque
      Estevão, Samuel Úria
      Tereza e Tomás, Janeiro

      Eliminar
    5. Há muitíssimas canções em português com nomes bonitos. Deixo aqui apenas algumas:


      Dona Laura, Miguel Araújo
      Laura, Luis Llach
      Mariazinha, José Mário Branco
      Maria, Maria, Milton Nascimento
      Palavras para Júlia, Paco Ibanez
      Canções de Catarina, Fernando Lopes-Graça
      Samba de Maria Luiza, Tom Jobim
      Iolanda, Chico Buarque
      A Rita, Chico Buarque
      Balada da Rita, Sérgio Godinho
      Beatriz, Chico Buarque
      Bárbara, Chico Buarque
      Ana de Amsterdam, Chico Buarque
      Carolina, Chico Buarque
      Cecília, Chico Buarque
      Etelvina, Sergio Godinho
      Alice no país dos matraquilhos, Sergio Godinho
      Clara, Caetano Veloso
      Mariana, Luís Represas
      Balada à Mariana, B Fachada

      Pedro pedreiro, Chico Buarque
      Tom, Caetano Veloso
      Alexandre, Caetano Veloso
      Jeremias, Jorge Palma

      Eliminar
    6. Tive uma Cinderela colega de faculdade :D

      Eliminar
    7. O “João” da Luísa Sobral :)

      Eliminar
    8. Andei a pensar nisto e apercebi-me que, para mim, o 'La vie en rose' na sua versão francesa ou inglesa me fazem pensar no nome Rosa, embora não sejam originalmente sobre alguém chamado Rosa. De resto, e mesmo com as inúmeras sugestões, é impressionante como o universo de nomes femininos tem uma representação muito maior :)

      Eliminar
  2. Outra coisa: estou a tentar votar e diz que já votei, mas o número de votos continua a aparecer no zero :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo alerta, já deu problema no duelo anterior e eu não tinha reparado! 🤪

      Eliminar
  3. Para mim é muito fácil: Luísa é o nome da minha mais nova! Adoro! É suave, delicado e que fica bem em qualquer idade. Gabriela não me enche as medidas. Não o equacionaria para uma filha. São dois nomes ainda pouco comuns, mas creio que a popularidade tenda a crescer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por curiosidade, como se chamam o(s) seu(s) outro(s) filho(s)?

      Eliminar
    2. A mais velha Alice (14 anos) e o do meio Matias (12 anos). Alice era fresco quando coloquei, mas agora com tanta popularidade, perdeu o encanto.

      Eliminar
  4. Vou votar em Luísa, é dos poucos nomes clássicos e populares de que realmente gosto. De Gabriela não gosto. Ao mesmo tempo, acho Luísa mais "sério" que Gabriela, que me soa mais alegre, e nesse sentido prefiro a vibe de Gabriela. Será que num composto os dois funcionavam bem? Não desgosto de Gabriela Luísa :)

    (Só por curiosidade: para mim Luísa é rosa escuro e Gabriela é laranja amarelado, e prefiro as cores de Gabriela :P)

    ResponderEliminar
  5. Voto em Gabriela...Forte, longo e com uma terminação musical. Para além disso gosto muito da origem e significado do nome.

    ResponderEliminar
  6. Luísa sem dúvida!
    Era uma das opções para a minha filha!

    ResponderEliminar
  7. Luísa sempre foi um dos meus prediletos - encaro-o como um um nome perfeito, como Margarida, por exemplo. Luzia também me agrada, o Z proporciona encanto e elegância. Gabriela tem muito potencial, com diminutivos amorosos, para quem se preocupa com essa questão. Voto em Luisa. Relativamente à Beatriz Gosta, aposto em Eduarda.
    As melhores :)

    ResponderEliminar
  8. Gosto de ambos, são dois nomes bonitos, mas acabei por votar em Gabriela. Tenho apenas receio do diminutivo Gabi, do qual desgosto bastante.

    Achei interessante o comentário da PM, relativamente à associação que faz às cores, é curioso, consigo imaginar :)

    ResponderEliminar
  9. voto em Luísa, sem dúvidas. tenho um especial apreço pelos clássicos e considero Luísa um dos mais belos. esteve quase, quase para ser o nome da minha filha, mas acabámos por escolher Teresa. no entanto, não desgosto de Gabriela, mas Gabi não me agrada e é um diminutivo quase automático, como Bia ou Kika, em Beatriz e Francisca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas duas filhas meninas chamam-se Luísa e Teresa!

      Eliminar
    2. muitos parabéns, são um par perfeito! a Teresa foi oficialmente Teresa às 33 semanas. até então, era uma dúvida constante. quem sabe não surge um terceiro bebé, uma Luísa. por enquanto, mantemo-nos com a Teresa e o Tomé.

      Eliminar
    3. Adoro Tomé também! Eu ainda tenho o Dinis, é o mano mais velho. Acho que fechei a loja, mas para um próximo filho não tinha mesmo ideias!

      Eliminar
  10. Adorei a sugestão sobre as músicas e os nomes. Assim de repente lembro-me de "Ophelia" dos The Lumineers, Ofélia, acho-o uma graça, ainda assim não tenho certeza da sua usabilidade... mas pode ser uma excelente alternativa a Olívia e Amélia tão populares. E também me lembrei de "Fernando" dos Abba. Outro nome em desuso mas que acho muito bonito (não fosse o nome do meu querido avô), também pode ser visto como alternativa a Francisco e Frederico.

    ResponderEliminar
  11. Gabriela, claro! Foi o nome que dei à minha afilhada. E voltaria a colocar este nome.
    Não gosto nada de Luisa, é talvez dos nomes que menos gosto.

    ResponderEliminar
  12. Ah, em relação ao diminuto nunca ninguém tratou a minha Gabriela por Gabi. Isso vai do princípio, se não permitirmos não acontece

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, há algum diminutivo que chamem à sua filha? :)

      Eliminar
    2. Eu chamo Gabí (com acentuação no i) à minha filhota ou, mais frequentemente, Gabizocas. Mas o mais frequente é as pessoas chamarem Gabriela. Aliás, assim de repente nem me ocorre ninguém à excepção de mim que a trate pelo diminutivo :)

      Eliminar
    3. É minha afilhada. E não, nunca a trataram por nenhum diminutivo porque nem eu nem a mãe permitiamos. Com gentileza sempre dissemos às pessoas que era Gabriela. E entendiam logo.

      Eliminar
    4. Obrigada pelas respostas, Joana e Patrícia!

      Agrada-me muito saber disto :)

      Eliminar
  13. Luísa Luísa Luísa! É o nome da minha filha do meio. Não desgosto de Gabriela, mas acho Luísa encantador :)

    ResponderEliminar
  14. Voto em Gabriela, e seria bem capaz de o dar a uma filha. Já Luísa não gosto nada, apenas por que mais uma vez as Luísas que conheci ao longo da vida estragaram o nome para mim.
    Já agora associo Luísa a azul escuro a passar para o roxo, e Gabriela a amarelo alaranjado, e por aí também prefiro Gabriela.

    ResponderEliminar
  15. Luísa e Gabriela são os nomes das minhas afilhadas! E também usava numa filha! Adoro os dois!

    ResponderEliminar
  16. Voto em Luísa sem dúvida!
    Não sabia que a Sílvia Alberto tem uma Emília. Eu tenho uma Emília de 3 anos :)

    ResponderEliminar
  17. A Marta Bateira (Beatriz Gosta) já veio confirmar que a filha se vai chamar Luísa ou Luiza. Ela quer Luísa e o pai, que é brasileiro, quer Luiza.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)