Batista

em 16/12/20


Durante muito tempo, convivi com um senhor Batista, achando eu que o senhor era tratado pelo apelido mas, recentemente, descobri que é nome próprio. E não é João Batista [ou Baptista], combinação relativamente comum, é mesmo só Batista. Honestamente, a sonoridade de Batista agrada-me e até acho bonita a ideia do nome associada ao ritual. Numa altura em que temos nomes fortes da religião católica no nosso ranking, como Francisco, Gabriel, Santiago, Salvador, Lucas, Mateus, Xavier e até mesmo Benedita, será que faria sentido equacionar Batista? 

5 comentários:

  1. Gosto de Baptista com P :) Lembro-me que quando andava no 8º ano tinha uma paixoneta por um rapaz cujo apelido era Baptista, e acho que inconscientemente vem daí o meu gosto pelo nome.

    ResponderEliminar
  2. Penso que iria originar bastantes confusões por ser um "Apelido" e não ser visto como "nome".
    Mas não desgosto.

    ResponderEliminar
  3. Um dos meus favoritos. Depois de alguns começados pela letra "V", Vicente, Valentim, Viriato. Talvez escolhesse Batista ou Benjamim.

    ResponderEliminar
  4. Prefiro a grafia Baptista.
    Outros nomes que consideraria nesta mesma «temática»: Clemente e Evangelista.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)