Malaquias

em 18/02/20


Apesar de considerar Matias um dos nomes mais interessantes do momento, não sou a maior fã de nomes terminados em -ias. Creio, no entanto, que a minha resistência não está relacionada com a terminação, mas sim com o facto de não ter grandes referências sobre estes nomes fora do contexto bíblico, até porque grande parte deles quase não se usam em Portugal. E este é precisamente o caso de Malaquias, um nome raríssimo por cá, onde se conhecem apenas três registos desde o ano 2000, ainda que se ouça com mais frequência na qualidade de apelido. 
Trata-se de um nome que tem origem no hebraico Malachi, que também é aprovado em Portugal, e que significa "enviado de Deus" ou "meu mensageiro". Talvez o reconheçamos a propósito do Livro de Malaquias, um dos livros proféticos do Antigo Testamento, que pertence a uma categoria de profetas menores, junto de, por exemplo, Joel, Jonas ou Zacarias. Malaquias é ainda o nome de uma figura proeminente da igreja católica irlandesa, ainda que, neste caso, o seu nome tenha origem em Mael e não no hebraico Malachi. 
Lá em casa, Malaquias não é um nome desconhecido, por causa da colecção As aventuras do urso Malaquias e, curiosamente, a propósito desse livro, li a seguinte descrição: Malaquias "é um nome fácil para qualquer criança, sem erres nem pês". Sem espinhas! 

13 comentários:

  1. Malaquias ainda é aventuroso demais para mim. Mas ajuda a fazer com que Matias (que também gosto muito) soe a nome "normal". Está hora de propor Malaquias ao meu marido ;)

    É difícil considerar estes nomes novos e diferentes... mas é tão refrescante! Continue assim Filipa. :)

    ResponderEliminar
  2. Malaquias soa-me mais a nome de personagem do que pessoa real. Porém, adoro Matias e gosto também de Tobias. Nunca tinha pensado em nomes com a terminação -ias, mas ocorreu-me logo Jeremias, que talvez tenha uma aceitação maior/melhor que Malaquias.

    ResponderEliminar
  3. Também temos um livro do urso Malaquias cá em casa :) Mas não sou grande fã do nome. Por outro lado, adoro Jeremias :)

    ResponderEliminar
  4. Malaquias é sem dúvida impactante, fica na memória, mas acho Malachi bem mais interessante.
    Dos nomes acabados em ias, gosto de Zacarias, não gosto de Matias nem Tobias, o primeiro já é muito corriqueiro e o segundo não deixa qualquer impressão para mim.

    ResponderEliminar
  5. Matias gosto mas Malaquias não.
    Tobias, Jeremias, Zacarias são outros exemplos de nomes acabados em - ias.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto. Prefiro Malachi ou Malachy

    ResponderEliminar
  7. Filipa, muito obrigado por fazer esta secção.
    Já gostava do nome e agora de facto fiquei mesmo fã. Gosto muito do significado e sobre o facto de ser um nome tão raro por cá.
    Fica definitivamente na lista para o meu proximo filho (se for menino, claro).

    ResponderEliminar
  8. Por favor não usem Malaquias no nome dos vossos filhos... Tenho 24 anos e esse nome é um dos nomes que dão ao órgão sexual masculino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha ouvido semelhante coisa, mas depois do vosso alerta fui pesquisar e parece ser frequente...

      Eliminar
  9. Também já ouvi muitas vezes o nome Malaquias como referência ao órgão sexual masculino...

    ResponderEliminar
  10. Maria Francisca também é um nome que se dá ao órgão sexual feminino e não é por isso que não é utilizado...

    ResponderEliminar
  11. Preciso de ajuda!!! Estou na reta final da minha gravidez e ainda não tenho nome para o meu filho. Eu e o pai apaixonamo-nos por Malachi mas estou a ter dificuldades em perceber qual é a pronúncia correta! Pesquisei o nome e vi pessoas a pronunciar ma-la-qui e também ma-la-cai
    Qual é a pronúncia correta para Portugal? Ajuda por favor

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)