Anos-luz: Amélia & Adélia

em 26/10/20

 


Amélia é um dos nomes mais acarinhados por mim aqui no blog e é um dos meus nomes preferidos do nosso top 100. Já escrevi tanto e tão bem sobre ele, sobre a sua doçura e feminilidade, mas será que se poderia dizer o mesmo de Adélia? Apesar das evidentes semelhanças, acho que são de estilos completamente diferentes, sendo Amélia mais vintage, enquanto que Adélia, que também é um velho conhecido das mulheres portuguesas, seria mais  retro. Como sabem, esta última categoria tem sido muito explorada aqui nos últimos meses e as reações são bastante positivas. Não creio que Adélia possa surgir na qualidade de alternativa a Amélia, mas apesar de estarem a anos-luz um do outro, será que o crescente uso de Amélia, associado ao ressurgimento de alguns nomes retro, poderia suscitar algum interesse por Adélia? 

13 comentários:

  1. é "daquelas coisas que não se explicam". gosto muito, muito de Amélia, a ponto de o considerar para uma futura filha, mas Adélia não me diz absolutamente nada, apesar das semelhanças!

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Amélia, mas quanto à Adélia, prefiro a versão Adeline.

    ResponderEliminar
  3. A minha filha de 3 anos tem uma coleguinha na turma que se chama Adélia, ela é muito fofinha

    ResponderEliminar
  4. Filipa, qual a diferença entre nomes retrô e nomes vintages? confundiu-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angélica, vintage são nomes antigos mas que voltam a ser usados nos dias de hoje, como Amélia, Emília, Olívia, Amália, Domingos, Jaime, etc.

      Os retro são nomes antigos também, mas que ainda estão demasiado no nível "avó /bisavó", como Gertrudes, Deolinda, Adélia, Cândida, etc.

      Não quer dizer que não possam ser usados, mas ainda não voltaram à "moda".

      Eliminar
    2. Angélica, o texto tinha um erro - dizia ressurgimento de alguns nomes vintage, quando queria escrever retro, e talvez isso tenha contribuído para a confusão. Entretanto, já corrigi!
      Ainda assim, a minha definição vai ao encontro da da Joana: a diferença entre vintage e retro tem muito que ver com uma questão temporal. O vintage é mais antigo [algo com 60/90 anos] e possui características normalmente valorizadas; o retro, como o prefixo já indica, remete para o que ficou para trás, no sentido de ser retrógrado. Temporalmente, estaria mais próximo dos dias de hoje, mas deixou de ser "moda", novidade... Neste caso, Amélia é um clássico, que deixou de se usar durante uns tempos mas cujas características fazem com que agora pareça um nome elegante outra vez. Já Adélia, que remete para umas gerações mais recentes, ainda corre o risco de parecer "demodé"...

      Eliminar
  5. Neste caso penso que uma letra faz toda a diferença. Enquanto que Amélia é fofinho e perfeitamente usável nos dias de hoje, Adélia ainda é muito de avó. =)

    ResponderEliminar
  6. É impressionante a diferença que faz uma letra. Amo o nome Amélia, mas não sinto qualquer simpatia por Adélia, mesmo sendo o nome de um familiar que tanto prezo.

    ResponderEliminar
  7. Adélia é interessante, sem dúvida. Mas para quem adora Amélia acho que não consegue competir. Basta mudar a letra "m" e passar a "d" que o som muda logo, e até o diminutivo Mel que tantos adoram desaparece. Mas sim, eu acho que Adélia tem potencial. Aliás, agora que penso, sempre gostei de Aurélia, e quem sabe, até poderia agradar àqueles que gostam de Aurora e Amélia? :) Pessoalmente prefiro Aurélia!

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente não gosto nem de um nem de outro. No entanto, estava aqui a pensar se a variante "Adelle" não soaria mais sofisticado, mas não sei se seria possível em Portugal.

    ResponderEliminar
  9. Não daria nenhum dos nomes a uma filha, nem gosto muito.
    Entre os dois, escolho Amélia (mas não gosto de Maria Amélia).

    Se considerar variantes destes nomes, prefiro Amália a Amélia e gosto de Adelina(e) (nome de uma trisavó minha), e o único que consideraria utilizar para uma filha.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)