Fernão, sim ou não?

em 30/09/20


Em 2012, escrevi um texto a propósito de Fernão que poderia reproduzir hoje, sem grandes alterações: continuo a preferir Fernão a Fernando - que, para mim, ainda parece um pouco datado - e sinto que Fernão não destoaria por aí além junto dos nomes de estilo medieval que continuam fortíssimos nos nossos rankings, fazendo par com nomes de outras figuras icónicas, como Gil, Vasco ou Vicente, só para referir alguns. E, apesar de ser um nome caído em desuso e que praticamente não se usa em crianças [não foi registado em 2018 como primeiro nome], Fernão é um nome que uma boa parte dos portugueses verbaliza com alguma frequência, por via da toponímia, pelo que não seria o mesmo que sugerir, por exemplo, o resgate de Urraca. 

Concordam com a minha opinião a respeito de Fernando ou parece-vos cada vez mais usável? E Fernão, está completamente fora de questão? 

10 comentários:

  1. Não acho Fernando demasiado datado, mas concordo que Fernão está mais em consonância com os nomes medievais que estão na moda.

    ResponderEliminar
  2. Fiz voluntariado há uns 3 anos atrás (quando tinha uns 15 aninhos) num ATL e conheci um menino amoroso chamado Fernão! Adorei o nome desde a primeira vez que o ouvi, acho que tem imensa personalidade e ao mesmo tempo é tão diferente! Por isso, para mim, sem dúvida que é um grande SIM!

    ResponderEliminar
  3. Aqui no Brasil, não, de jeito nenhum! Muito estranho para nossos ouvidos...gosto de Fernando.

    ResponderEliminar
  4. Fernão, sim. Gosto muito mais de Fernão do que de Fernando, até porque o que me faz gostar menos de Fernando é a sonoridade final "nando", que Fernão não possui e que resolve muito bem com a terminação "ão" (encontrada em nomes mais comuns, como João e Sebastião). Gostaria de ouvir mais vezes, mas percebo a conotação histórica e mais datada do mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Acho que Fernão apetece, porque entra melhor no espírito dos nomes da moda, mas acho Fernando mais sólido, mais "real".

    ResponderEliminar
  6. Fernando é super datado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo! contrariamente a josé que se mantém intemporal, assim como manuel ou até mesmo, antónio.

      Eliminar
  7. Acho Fernão muito giro e completamente usável.

    A minha única objeção é o "ão", que o torna um nome difícil em termos internacionais, mas isso é comum a outros nomes bonitos e super comuns, a começar por João.

    ResponderEliminar
  8. Sim, sim, SIM!!! =DDDDD
    A dificuldade será arranjar um pai que diga que sim a Fernão...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)