Fernão

em 26/04/12


Há pouco tempo discutíamos numa caixinha de comentários o desuso de Fernanda por estas bandas e a Xoru sugeriu que eu abordasse o nome Fernão. Uma vez que ando caída de amores por Sancho, Lopo e Gusmão, acho que está mesmo na altura de o trazer para a ribalta - e bem precisa de uma lufada de ar fresco, porque em 2011, foram registados apenas cinco pequenos Fernãos e em 2014 o número baixou para um! Vou ser honesta: hoje em dia, prefiro Fernão e Ferdinando ao mais comum Fernando. 
Trata-se de um nome muito associado à História de Portugal (curiosamente - ou talvez por isso mesmo... - o nome significa "viajante valente") e não há quem nunca tenha ouvido falar de Fernão de Magalhães, Fernão Lopes ou Fernão Mendes Pinto. Gente de fibra, aventureira, que não deverá deixar de ser estudada pelas gerações vindouras. Portanto, é um nome invulgar? Sim. Mas, de maneira nenhuma desconhecido. E mais: podemos sempre imaginar o pequeno Fernão, sentado à beira rio, a discutir com os amigos Martim, Afonso,  Gaspar e Simão, aquilo que estaria para além da linha do horizonte... 
No site da AATM, encontrei referências a Fernão Dinis, Fernão Lourenço e Fernão Luís, mas podemos pensar combiná-lo com nomes mais contemporâneos, como Tiago Fernão, Miguel Fernão ou Fernão Gabriel. 
Digam de vossa justiça: Fernão está bom para os registos de nascimento dos próximos anos ou está mais para pergaminhos amarelados? 

13 comentários:

  1. Eu gosto tanto do nome Fernão (não posso é voltá-lo a dizer a minhas colegas que disseram: QUE HORROR) pelas personalidade a quem o ligo... agora que sei que significa viajante valente, ainda gosto mais :)

    Gostam de Luís Fernão?

    ResponderEliminar
  2. Olá, a minha cunhada vai ter dois rapazes em Junho que se vão chamar Vicente e o outro nome ainda está a ser decidido. Ela tinha pensado no nome Mateus para o segundo bebé mas eu sugeri Matias e agora anda meia família indecisa em relação ao nome a dar ao rebento nº2 :) Será que pode descansar uma cunhada-futura tia em relação a estes nomes e aos seus significados? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Eu não amo de paixão Fernão, mas gosto mais do que de Fernando. Agora que penso nisso, é engraçada a quantidade de personalidades que têm nomes fora do comum que eu estou farta de ouvir, mas que nunca tinha caído em mim que o nome era assim "desconhecido" (:

    ResponderEliminar
  4. Eu não gosto nada de Fernão (acho q associo a ferrão, mas amo Fernando, rs.. e ainda bem q por essas bandas Fernando e Fernanda só tem a crescer mais e mais :)

    ResponderEliminar
  5. Já agora para a Maria João, embora eu não saiba o significado dos dois nomes. Pelo meu gosto, sonoridade do nome e grafia, prefiro Matias a Mateus. Acho mais bonito, suave e invulgar...

    Pensando nos conjuntos:

    Vicente & Matias
    Vicente & Mateus

    Acho o primeiro conjunto mais suave e delicado, o segundo conjunto mais forte e que fica mais no ouvido.

    ResponderEliminar
  6. Fernão...não...não gosto. Também me faz lembrar ferrão :(

    Maria João: Matias e Mateus são o mesmo nome, ou melhor dizendo Mateus é uma variante de Matias, ambos significam "Presente de Deus".
    Prefiro Matias!

    ResponderEliminar
  7. O meu filhote vai chamar-se Matias :) ADORO este nome!

    ResponderEliminar
  8. Maria João, eu gosto bastante dos dois nomes que, tal como a Ana disse, significam Presente de Deus ou Dom de Deus.
    Mateus é bem mais popular que Matias, mas acredito que o segundo esteja simplesmente a despontar!

    Eu sei que não perguntou, mas não resisto a partilhar a minha impressão: graficamente, parece-me mais fofo o conjunto Vicente & Matias. Partilham o t e o i (o som é mais forte do que o T e o E partilhados por Vicente & Mateus), ambos são trissílabos... Mas experimentei dizer alto e parece-me que Vicente tem muito mais força do que Matias; acho que Vicente & Mateus acaba por ficar mais equilibrado!

    ResponderEliminar
  9. Fernão, não consigo (ainda) gostar. Isto dos nomes tem que se lhe diga...

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião Fernão soa muito antiquado.
    Também não gosto da sonoridade de nomes terminados em ão.

    ResponderEliminar
  11. Odeio Fernão! Gosto 40% de Fernando (não gosto do diminutivo Nando) e gosto 20% de Fernanda (não gosto do diminutivo Nanda)! Não gosto da terminação ÃO! Fernão parece uma imitação de Fernando. Existe Fernã, para rapariga?

    ResponderEliminar
  12. Eu gosto de nomes antigos e fortes. Fernão é um dos meus preferidos ao lado de Vasco, mas minha esposa detesta... Difícil escolher o nome para um filho!

    ResponderEliminar
  13. O meu filho é Fernão nasceu em 2011 Fernão Paulo. beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)