Duelo de nomes - Carminho vs Maria Clara

em 03/07/20


A Diana vai ser mãe de uma menina e estava muito inclinada para escolher Carminho, que lhe agradava por ser amoroso! No entanto, as reacções à sua volta não têm sido as melhores e isso acabou por afectar a sua própria percepção do nome, de tal forma que a delicadeza parece ter-se transformado em alguma fragilidade. Como alternativa, pensou em Maria Clara. O nome parece-lhe mais fresco e mais forte do que Carminho mas este último continua a ser o preferido do pai. 
A dúvida está instalada e a Diana gostava de vos ouvir. Acompanham as reservas de familiares e amigos em relação a Carminho? Entre os dois, qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem:


37 comentários:

  1. Prefiro Carminho, e acho-o mais "forte" justamente por me parecer uma escolha mais corajosa :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa! Penso sempre que, nesta escolha de nomes para um filho, o melhor é guardar segredo até ao dia do nascimento... Nessa altura todas as vozes de calam porque a escolha dos pais é soberana. Pessoalmente, considero Carminho muito mais forte que Maria Clara. Vão decidir bem porque é a VOSSA escolha para a VOSSA filha. "Esqueçam a partilha desta discussão combos familiares e amigos. Façam "surpresa" até ao dia de nascimento... Beijinhos e felicidades!

    ResponderEliminar
  3. Maria Clara, sem nenhuma dúvida. É forte, versátil, intemporal.

    Carminho é fofinho, mas é um diminutivo carinhoso.
    Além disso, induzirá sempre algum paternalismo em certos contextos. A menina será uma mulher, um dia, e pode querer ser astronauta, Primeira-Ministra ou CEO de uma multinacional. Carminho, de alguma forma, pode limitá-la, provocar um olhar que a menoriza. Maria Clara não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente a minha opinião em relação a Carminho.

      Eliminar
    2. E num panorama internacional "Carminho" não é de fácil leitura/pronúncia por causa do nh.

      Eliminar
    3. Sim! Carminho é um diminutivo. Se gostam de Maria Clara, porque não Maria do Carmo e depois chamam-lhe Carminho dentro da família e amigos?

      Dra. Carminho, Sra. Engenheira Carminho, Tenente Carminho lol. Soa tudo estranho! E internacionalmente nem se fala, impossível de pronunciar.

      Eliminar
    4. Pessoalmente, também não gosto de nomes que sejam diminuivos fofinhos, Carminho em particular, roça no condescente e infantiliza uma mulher adulta.
      Prefiro Maria do Carmo, ou apenas Carmo.

      Eliminar
  4. Acho que os pais devem seguir com a sua escolha sem se deixar influenciar por opiniões alheias, o meu voto vai para Carminho.

    ResponderEliminar
  5. Porque não Maria do Carmo ou Carmo? Pode ser chamada de Carminho mas deixa de ter um nome tão infantil. :)

    ResponderEliminar
  6. Maria Clara claro! É o meu nome :)

    ResponderEliminar
  7. Filipa please faça me um post actual de gemeos e trigemeos é urgeeente......

    Gosto de Maria Clara

    ResponderEliminar
  8. Carminho sem hesitar! Adoro esse nome. Ponderei para a minha filha mas no nosso caso foi o marido que não aceitou.. Nos escolhemos entre nós os dois e quando dissemos a família não quisemos saber das opiniões deles para nada. Nós é que somos os pais! Nós é que decidimos! E logo se habituam ao nome. Especialmente quando virem um bebé tão fofinho

    ResponderEliminar
  9. Maria Clara.

    Mas acho Carmo, muito melhor que ambas as escolhas. É um nome forte, e pode originar o diminutivo Carminho.

    ResponderEliminar
  10. Nada de Carminho. Não o considero nome próprio. Também não gosto de Maria Clara por ter um nome literal. E porque não Maria do Carmo?

    ResponderEliminar
  11. Eu vejo Carminho apenas como um diminutivo e não como o nome próprio de alguém, acho que Carmo e Maria do Carmo seriam escolhas muito boas! Maria Clara é um nome que adoro por ser intemporal e elegante!

    Dito isto, a escolha deve ser dos pais e não se devem importar com o que os outros pensam porque haverá sempre alguém que não vai gostar do nome!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  12. Esta é uma daquelas "discussões" que, honestamente, não entendo. Carminho é tão válido como Rosarinho, no feminino, ou Martinho, no masculino. Não acredito que uma mulher possa ter a sua vida, carreira, credibilidade em causa, por ter um nome mais ou menos delicado, caso contrário, o que seria de nomes como Luz, Mel, Jasmim, Carmim (...) O nome é a nossa identidade, mas a personalidade é o que nos diferencia, realmente. Limitar o futuro de uma mulher pelo seu nome parece-me um pensamento sexista, de certo modo. Voto em Carminho, relativamente menos comum e mais "arriscado". Não esquecendo que a escolha e opinião devem ser, inteiramente, dos pais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é uma questão de limitar por causa do nome. O mundo é o que é e há vários estudos sobre o impacto dos nomes na percepção por terceiros, mesmo quando não se conhece a pessoa.

      Paternalismo e sexismo é o que mais há, em instituições públicas e privadas. Ter um nome de "menina pequenina" não ajuda em nada a ultrapassar tectos de vidro.

      Eliminar
    2. Então, supostamente, sugere que a sociedade evite nomes mais delicados de forma a evitar comportamentos sexistas e conservadores, em vez de combater esses mesmos comportamentos? Está a normalizar a questão e a resolve-la evitando ou anulando essas opções? Por essa lógica, por exemplo, as minorias (como comunidade lgbtq+) devem ser evitadas ou anuladas, em vez de inseridas e combatidas na sociedade. Está certo. E o argumento "o mundo é o que é" é profundamente redutor e triste. O mundo é o que fazemos dele.

      Eliminar
    3. Não foi nada disso que eu disse. O que eu disse - e que qualquer pessoa que tenha trabalhado no topo de organizações grandes confirmará - é que as mulheres que aí chegam já têm problemas suficientes e que um nome de garota pequena não as ajudará. Não disse que isto é justo, que é bom, que deve ser normalizado. Não disse sequer que alguém chamado Carminho não consiga ser CEO de uma multinacional. Disse que, ao escolher-se esse nome, estarão a acrescentar uma pedrinha ao fardo de pedras que ela já terá que carregar para chegar a determinadas posições e que isso é escusado. Estou a pensar da perspetiva de uma mulher adulta e do ponto de vista puramente individual, que acho que é o que os pais fazem quando escolhem um nome - não o escolhem para provar alguma coisa, ou para garantir que pessoas com nomes delicados também serão isto ou aquilo.

      Eliminar
  13. Carmo ou Maria do Carmo. Enquanto for criança pode ser tratada por Carminho, quando for adulta e num contexto profissional terá um nome que não corre o risco de a envergonhar.
    Maria Clara está demasiado na moda. É mais uma “Maria Qualquer Coisa”, e apenas Clara está também muito popular.

    Ainda assim, os pais é que decidem. Escolham com o coração! :)

    ResponderEliminar
  14. Uma hipótese é escolher Maria Carminho. Fica oficialmente Carminho, mas caso mais tarde queira um nome mais sério, basta ser só Maria.

    ResponderEliminar
  15. Pessoalmente prefiro Carminho! Os pais devem escolher o nome que lhes agrada, desde que o nome não ponha em risco o filho (bullying, difícil prenuncia), cada um decide e ninguém tem de opinar! Sempre há a opção Maria do Carmo. Enfim, o melhor é filtrar os comentários que ouve e seguir sempre com a sua escolha. Tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  16. A Carminho cantora chegou onde chegou e o nome não a diminui em nada :) força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é Maria do Carmo.

      Eliminar
    2. Mas apresenta-se como Carminho, vingou como Carminho. A Mia Rose também é Maria Antónia e certamente, foi como Mia Rose que conseguiu algo.

      Eliminar
    3. Sim, nos músicos os nomes artísticos são a melhor opção. Embora, eu acredito que, na Carminho mesmo que ela se apresentasse como Maria do Carmo também vingava.

      Eliminar
  17. Carminho é tão válido quanto Martinho, na minha opinião.

    É um nome pouco comum, com vincadas raízes culturais e é muito charmoso. Inicia-se com sílaba forte e termina num típico diminutivo carinhoso português.

    ResponderEliminar
  18. Com tanta “discussão” aqui no blog, por favor depois diga-nos qual foi a decisão final! Ficamos curiosos!....

    ResponderEliminar
  19. Depois de tanto debate merecemos saber qual a escolha final xD
    Felicidades para a família! :)

    ResponderEliminar
  20. Acho a discussão da profissão ridícula sinceramente. Adoro Carminho e acho que mentalidades retrógradas e que diminuem o poder da mulher não devem ser alimentadas.

    Mariana

    ResponderEliminar
  21. E Carmen?? Acho um nome forte e pouco usado.

    ResponderEliminar
  22. Boa noite a todas :)

    Antes de mais agradecemos as vossas opiniões e sugestões neste debate! Ambos são sem dúvida muito lindos e a escolha foi bastante difícil... Embora Carminho tenha sido a nossa escolha inicial a nossa escolha final é Maria Clara pela sua elegância e caráter intemporal.

    Obrigado mais uma vez!!

    Beijinhos nossos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas felicidades para si e para a Maria Clara!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)